
"Planet of the Apes/O Planeta dos Macacos" foi ao lado de "2001: Uma Odisséia no Espaço", a síntese da ficção científica nas telonas nos anos 60, e um dos filmes mais lembrados, reverenciados e copiados desde a sua produção, em 1968.
Cartaz do filmeSó que Taylor e os outros dois astronautas não demoram muito para descobrir que uma raça de macacos falantes - que dominam as armas de fogo e andam a cavalo, a cena onde eles aparecem contra o sol no horizonte é incrível! - é a raça que controla e escraviza seres humanos - que são mudos.
Impressionante cena: os macacos cavalgam, tendo um sol poente ao fundo
E tudo isso ambientado numa cidade suja, parecida com as da Terra na Idade Média misturadas àquelas construções redondas e claras que a gente vê nas ilhas gregas.
A macacada pega Taylor de jeito!
Ao ser ferido na garganta, ele não consegue mais falar, sendo também escravizado.
Ao se curar do ferimento e conseguir falar, rebela-se, com ajuda de uma macaca psiquiatra - a Dra. Zira, interpretada por Kim Hunter - e seu noivo Cornélius - papel de Roddy McDowall.
Zira mal consegue disfarçar o seu interesse amoroso em Taylor, e a Cornélius só resta ajudar Taylor a fugir para que esse romance proibido não atrapalhe sua vida.
Na época, beijos interraciais eram tabu. O beijo do Capital Kirk na Tenente Uhura na série "Star Trek" - ele branco, ela negra - tinha acabado de acontecer, e deu o que falar. O que dizer, então, de um beijo de um humano numa macaca?
Kim Hunter: sem a maquiagem e já caracterizada como a Dra. ZiraO grande ator Maurice Evans - que na época fazia o papel do pai da Samantha na série de TV "A Feiticeira" e por isso era muito popular - faz o personagem Zaius, uma espécie de líder da macacada, e Linda Harrison faz o interesse amoroso de Taylor - Nova.
Maurice Evans é Zaius
Atrás: Maurice Evans, o Maurice, e Agnes Moorehead, a EndoraNa frente: Dick Sargent, o James, Elizabeth Montgomery, a Samantha e uma das gêmeas que interpretavam Tabitta - personagens da cult série "A Feiticeira"
Depois de Heston, o grande astro foi sem dúvida Roddy McDowall, que interpretou o macaco Cornelius.
O ator começou a aparecer nas telonas ainda criança - fez vários filmes com uma então menina Elizabeth Taylor na cinessérie "Lassie" - e já era na época do filme um dos atores de maior prestígio em Hollywood.
Depois do primeiro e com exceção do segundo, participou dos outros três filmes.
No quarto e quinto, "A Conquista do Planeta dos Macacos" e a "Batalha do Planeta dos Macacos", fez o filho de Cornelius chamado Caesar, e da série de televisão dos anos 70, interpretou o macaco Galen.
Roddy: de cara limpa e como CornéliusHollywood sempre teve ao seu dispor ótimos produtores e maquiadores.
Mas, para a minha geração, esse foi O FILME!
Linda Harrison e Heston, em cena do filmeO gestual da macacada é impressionante - os atores e atrizes que os interpretaram ficaram meses em intensos e exaustivos ensaios - antes das filmagens, que aconteceram nos estúdios da Fox em Hollywood, nas praia de Malibu, deserto de Nevada, deserto e Grand Canyon em Utah, e deserto do Arizona.
Zira e Cornélius: noivos em meio ao interesse amoroso de Zira por TaylorA maravilhosa trilha sonora, composta pelo mago Jerry Goldsmith é, para mim, um dos melhores "sound tracks" de todos os tempos. Forte vigorosa, ás vezes crua e ardida nos ouvidos, nos passa o tempo todo a sensação de insegurança de Taylor e dos humanos do filme, em relação aos macacos dominantes.
Taylor beija Zira: a cena também é uma das mais famosas das telonas em todos os temposE o que dizer da maquiagem?
Desde os famosos "filmes de monstro" da Universal Pictures - dos anos 30 a 50 - que não víamos um trabalho tão bom, graças à extensa pesquisa do maquiador John Chambers com o látex, que àquela época mal começava a ser usado na moldadem de máscaras.
Chambers era um dos mestres do "Make Up" da Fox - estúdio que produziu e distribuiu esse filme -, e fez trabalhos memoráveis nas telonas - "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", "O Fantasma do Paraíso", "Blade Runner"... - e na telinha - "Star Trek", Perdidos no Espaço", "Missão Impossível"... -.
Seu trabalho para "Planet of..." foi tão bom, que a Academia não teve outra saída, a não ser dar a Chambers um Oscar Especial, numa época em que o prêmio de "Melhor Maquiagem"" ainda não existia!
E com a tecnologia já desenvolvida, ele deitou e rolou nas quatro sequências que esse filme teve, e na série de tv derivada da cinessérie - onde a Fox espremeu a última gota de criatividade que restava.
Zaius, Taylor e Nova, em cena do filmeE cabe aqui uma explicação: não podemos nos esquecer que a Fox tinha falido no começo dos anos 60, com a produção "Cleópatra" - aquele filmão que não acabava nunca, estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton. Espremendo as histórias da macacada até o fim, pôde entrar nos anos 70 voltando a ser o que sempre foi: um dos maiores estúdios produtores de bons filmes, em todos os tempos.
O filme acaba com uma cena antológica - Taylor está cavalgando numa praia, e vê... (eu não vou contar para não estragar a surpresa!) -.
Essa cena é considerada uma das mais marcantes da história do cinema, e esse filme foi - e continua sendo considerado - um libelo anti-Guerra Fria.
As quatro sequências que "O Planeta dos Macacos/Planet of the Apes" teve foram:
* "De Volta ao Planeta dos Macacos/Beneath the Planet of the Apes" (1970)
* "A Fuga do Planeta dos Macacos/Escape from the Planet of the Apes" (1971)
* "A Conquista do Planeta dos Macacos/Conquest of the Planet of the Apes" (1972)
* "Batalha pelo Planeta dos Macacos/Battle for the Planet of the Apes" (1973)
Nenhuma alcançou o êxito do filme original, que ganhou Oscar Especial de Maquiagem (para John Chambers) e indicações para Figurino e Trilha Sonora.
Veja o trailer e cenas do filme:
Além da franquia cinematográfica e a série de TV, foi adaptado ainda para desenhos animados e quadrinhos.
Foi refilmado em 2001 por Tim Burton, que até fez uma releitura interessante e até certo ponto inédita - principalmente pelas ótimas atuações de Mark Walberg, como o astronauta e Helena Boham-Carter, como a macaca doutora - mas não chega nem aos pés desse.
Esse filmaço está disponível em um DVD duplo, e repleto de extras.
Mas, se você tiver pressa em ver ou rever essa obra prima das telonas, a oportunidade é AGORA!
A BAND comprou um ótimo lote de filmes clássicos, e vai exibir "O Planeta dos Macacos" hoje, às 22 horas.
Imperdível!
FICHA TÉCNICA:
Planet of the Apes (O Planeta dos Macacos)
Estados Unidos - 1968 colorido 112 min
Direção - Franklin J. Schaffner
Produção - Mort Abraham e Arthur P. Jacobs
Produção executiva - William Eckhardt
Roteiro - Pierre Boulle, Michael Wilson e Rod Serling
Elenco Principal:
Charlton Heston
Roddy McDowall
Kim Hunter
Maurice Evans
Música - Jerry Goldsmith
Diretores de arte - Wah Chang e Greg C. Jensen
Diretor de fotografia - Leon Shamroy
Figurino - Morton Haack
Fotografia - Leon Shamroy
Edição - Hugh S. Fowler
Maquiagem - John Chambers
Produção e Distribuição - 20th Century Fox
Lançamento nos EUA - 8 de fevereiro de 1968
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário