ARRUDA FINALMENTE CASSADO
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral ) do DF cassou na terça - por 4 votos a 3 - o governador José Roberto Arruda (sem partido) por infidelidade partidária. É a primeira vez que um governador perde o cargo por ter deixado um partido.
Com a cassação, Arruda perde o foro privilegiado e corre o risco de ir para presídio da Papuda, junto com outros cinco presos acusados de tentativa de suborno de testemunhas no caso que ficou conhecido como mensalão do DEM - o famoso panetonegate. Arruda está preso em uma sala reservada na Polícia Federal. Na Papuda, os envolvidos na tentativa de suborno dividem cela com outros dois presos, com ensino superior. A cassação de Arruda abre duas hipóteses e ajudarão a definir quem assume o cargo de governador.
Para o relator do caso, desembargador Mário Machado, a regra constitucional deve prevalecer e uma eleição indireta deve ser convocada em 30 dias. Outra hipótese, que consta na lei orgânica do DF, é que o interino Wilson Lima (PR), que assumiu por ser o presidente da Câmara Legislativa, seja o governador em definitivo. Para o desembargador Machado, a decisão será do Legislativo.
E eu a-do-rei a frase do advogado do Arruda: "O governador está doente, com problemas de circulação".
Mas é lógico que ele tem problemas de circulação! ELE TÁ PRESO!
PAPUDA NELE!
<><><><><>
MERCADANTE JÁ SE MEXE
Já que o Coroné Ciro não vem mesmo, e já que a candidatura de Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes é fato, o PT se movimenta rapidamente para atrair apoios, ameaçando deixar sozinho aquele que poderá vir a oferecer a Dona Dilma um segundo palanque no Estado: Paulo Skaf (PSB).
Além de ter praticamente assegurados PC do B e PDT (este na dianteira para indicar o vice), Mercadante está adiantado na negociação com o PR, uma das siglas com que o presidente da Fiesp imaginava contar.
A outra é o PP, que também é disputado por Skaf: Celso Russomanno , cacique do PP, ou se lança candidato, ou apoia o PT. Na última pesquisa Datafolha, Russomanno tem 6% , e Skaf, 1%.
<><><><><>
COFRINHO GORDO
O PT ainda não sabe quem será o tesoureiro da campanha de Dona Dilma, mas já se sabe que as finanças (arrecadação e compra de material) serão centralizadas em São Paulo.
<><><><><>
LUIZ INÁCIO E O POSTE
Detalhamento da pesquisa CNI/Ibope aponta que, daqueles que avaliam o governo Lula como "ótimo", 51% declaram intenção de voto em Dilma, contra 22% em Serra. Já para quem o governo é "bom", 38% declaram preferir o tucano, contra 29% da petista. Dos entrevistados que manifestam preferência por Ciro Gomes (PSB), 52% afirmam optar, caso ele não concorra, por Serra, e 28% por Dilma.
<><><><><>
EXPURGO NO POLITBURO PETISTA?
Do ano passado para este, caiu pela metade o número de ministros na festa de aniversário do companheiro Zé Dirceu.
O vice José Alencar também não foi.
E havia menos representantes de partidos aliados em meio à maioria de petistas.
<><><><><>
MENSALÃO: SERÁ QUE AGORA VAI?
Depois de apresentar a denúncia contra os 40 ladrões do escândalo do mensalão, a Procuradoria-Geral da República indicou dois peritos para fazer uma triagem e obter cópia de documentos da CPI dos Correios que, segundo parlamentares que atuaram na comissão, não chegaram a ser analisados pelo Congresso.
São dados que apareceram quando o relatório da CPI já havia sido concluído.
O pacote inclui CDs com movimentações financeiras de fundos de pensão e corretoras, agora levados ao noticiário por causa do escândalo Bancoop.
A entrada e saída de papéis foi registrada em ofícios da Secretaria Geral da Mesa do Senado no período de maio de 2007 a março do ano passado.
<><><><><>
LULATUR INFORMA:
Às vésperas de Dona Dilma vazar do governo, ninguém segura o Luiz Inácio em Brasília: ele se ausentará da capital por quatro dias na próxima semana.
Estão previstas visitas a SP, Rio, Bahia e Tocantins.
<><><><><>
FOGO AMIGO
A troca de farpas entre ministros - a favor e contra - ao Programa Nacional de Direitos Humanos levou a Comissão de Ética Pública, órgão vinculado à Presidência, a despachar um comunicado para solicitar ao primeiro escalão do governo que "divergências entre autoridades" sejam resolvidas internamente.
Ou seja, que lavem a roupa suja entre eles.
<><><><><>
NOVA LISTA DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO
A CGU, que já faz uma lista de empresas inidôneas, agora fará outra, em parceria com o Instituto Ethos, de companhias que investem na ética e adotam métodos de prevenção à corrupção.
Um dos itens que serão levados em conta é a transparência nas doações a campanhas políticas.
Muito bom.
<><><><><>
SERRANOMUROTUR INFORMA:
Assim que deixar o governo de São Paulo, Serra Nomuro será aconselhado pelo núcleo da campanha a aparecer bastante nas regiões onde é mais bem avaliado, como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
<><><><><>
DEPUTADOS TRABALHANDO? INCRÍVEL!
O governo enfrentará na Câmara duas votações de forte apelo popular e eleitoral: a partir de amanhã, trancam a pauta as MPs que estabelecem o novo valor do salário mínimo e o índice de reajuste dos aposentados.
A ordem do Planalto é não mudar o texto enviado pelo Luiz Inácio, em vigor desde janeiro.
Mas, faltando sete meses para a eleição, todas as emendas apresentadas pelos deputados vão no sentido de ampliação das "bondades".
E a grana do tesouro federal escoando pelo ralo...
<><><><><>
PADRINHO FORTE
Serra Nomuro quer muito ver Paulo Markun ser reconduzido à presidência da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura.
Na avaliação do governador, trata-se da melhor opção para a emissora.
Mas o grupo do Geraldinho TFP - provável candidato tucano ao governo de SP morre de raiva - e de inveja - de Markun, que faz um ótimo trabalho e livrou a TV pública dos cabides de emprego e do parque tecnológico sucateado que o governo Alkmin deixou.
Deixa o Markun lá!
<><><><><>
PALÁCIO DO PLANALTO, VERSÃO 2010!
Quem passa pela frente mal consegue acreditar, já que a obra ainda está muito no começo.
Mas o governo garante que a reforma do Palácio do Planalto ficará pronta em 21 de abril, pois o Luiz Inácio faz questão de voltar a despachar no palácio no aniversário dos 50 anos de Brasília.
Dos 700 funcionários que ali trabalhavam antes da reforma, apenas 400 deverão voltar.
Os demais passarão a dar expediente em outros prédios.
Oscar Niemeyer agradece!
<><><><><>
CIRO VAI INDO...PRO SACO
Os puxa sacos de plantão - sempre à volta do Luiz Inácio - e o comando da campanha de Dona Dilma, já estão impacientes com Ciro Gomes (PSB).
Mas a ordem do presidente é manter a calma.
Segundo esse raciocínio zen, quando abril chegar, e Ciro concluir que apostou e perdeu - na desistência de Serra Nomuro -, não restará ao coronézinho senão sair da disputa.
As pesquisas e a falta de apoio partidário contarão muito também.
<><><><><>
AINDA A BANCOOP
O governo quer impedir a reabertura de arquivos da CPI dos Correios relativos aos fundos de pensão Petros, Previ e Funcef.
O que a oposição quer são os sigilos das corretoras que compraram para o trio, a partir de 2004, cerca de R$ 25 milhões em títulos FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) da Bancoop, cooperativa dos bancários suspeita de desviar recursos para campanhas do PT.
Para que os arquivos sejam reabertos, é necessária a autorização do presidente do Congresso, coroné Sarney.
No ano passado, tucanos tentaram, sem sucesso, conseguir informações sobre o Petros na CPI que investigou a Petrobras.
Esse caso da Bancoop ainda vai dar o que falar.
<><><><><>
E O CORDÃO DOS PUXA SACOS...
Em homenagem à pré-candidata do PT - que estará presente - o Jockey Club de São Paulo promoveu, durante as comemorações de seus 135 anos, o "páreo especial ministra Dilma Rousseff". No jockey não tem muito mato, mas puxa-saco...
<><><><><>
O LUIZ INÁCIO DESCEU DO SALTO
Um repórter do jornal israelense "Haaretz" tirou Luiz Inácio do sério em entrevista na terça, ao perguntar se, caso estivesse no poder entre 1938 e 1939, o presidente usaria com Hitler os "mesmos métodos" que usa com Mahmoud Ahmadinejad.
Lula respondeu que quem faz uma pergunta como essa "está tendo o mesmo comportamento radical que acha que o Irã tem".
Lula detesta ser indagado pela mídia.
Detesta.
<><><><><>
O IRMÃO DO ARNALDO
O banqueiro e ex-deputado Ronaldo Cezar Coelho deve assumir a tesouraria da campanha de José Serra, além de entrar como primeiro suplente de Cesar Maia (DEM)ao Senado pelo Rio.
Em 2006, concorrendo à mesma Casa, o tucano foi apontado como o candidato mais rico do país.
Ronaldo é irmão do Arnaldo, comentarista de arbitragem nas transmissões de futebol da Globo.
<><><><><>
O TELHADO DO CIRO
Ciro Gomes chegou à Câmara na terça-feira com os cabelos aparados tão rente, que o corte parecia máquina zero.
Lógico que os colegas começaram a zoar com Ciro, já bastante calvo.
Quando uma repórter disse que era o novo visual para a campanha deste ano, Ciro desabafou:
-Na verdade, detesto a ideia de parecer que estou escondendo a careca. Mas desta vez acho que exagerei... tá todo mundo falando!
<><><><><>
Até quinta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário