quarta-feira, 10 de março de 2010

INSTITUTO SOU DA PAZ - 10 ANOS


O Instituto Sou da Paz é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que está sediada em São Paulo e há mais de 10 anos trabalha pela prevenção da violência no Brasil, procurando influenciar políticas públicas nessa área.

Identificada como uma das principais preocupações dos brasileiros, a violência começou a crescer na década de 80, e continuou aumentando nas décadas seguintes. Entre o ano de 1980 e o ano 2000, a taxa de homicídios no País triplicou.

Apesar de afetar as pessoas de forma diferente, esse fenômeno gerou em toda a população uma sensação de medo e insegurança. Em resposta, os governos adotaram primordialmente uma postura reativa e repressiva, defendendo o endurecimento de penas e a construção de prisões como a única solução para o problema. Contudo, essas medidas não tiveram reflexo na queda dos índices.

Para construir soluções eficazes contra a violência é preciso conhecer melhor o problema, buscando informações sobre onde a violência se concentra, qual o público mais atingido, quais as circunstâncias nas quais ela acontece. Com essas informações é possível desenvolver estratégias eficazes para garantir a segurança de todos, sempre combinando ações preventivas com medidas de controle.

Olhando para o modo como a violência se manifesta no Brasil podemos perceber que:

•A arma de fogo desempenha um papel central. Estudos* afirmam que cerca de 70% dos homicídios no Brasil são cometidos com armas de fogo. Por isso, o Instituto Sou da Paz luta, desde a sua fundação, pelo controle da circulação de armas no País. Em 2003, após um intenso trabalho de mobilização, conseguiu que o Estatuto do Desarmamento fosse aprovado. (Para saber como foi a luta pela aprovação do Estatuto, clique aqui)
•Os homicídios se concentram nas periferias das grandes cidades e atingem principalmente os homens jovens. Por isso, o Sou da Paz atua nessas comunidades, em projetos que buscam estimular e fortalecer o protagonismo juvenil, a articulação comunitária e a resolução pacífica de conflitos. (Conheça os projetos da área de adolescência e juventude)
•A polícia é um órgão fundamental para a segurança pública e precisa atuar de maneira inteligente, eficaz e próxima da sociedade para atingir resultados concretos na redução da violência. Assim, o Instituto Sou da Paz atua junto dessa instituição, com foco no seu aperfeiçoamento e na disseminação das boas práticas policiais. Leia mais sobre a área de Polícia aqui.
•As prefeituras têm um papel importante na prevenção da violência. Por isso, o Sou da Paz procura envolver a gestão municipal e presta assessoria a prefeituras na elaboração de diagnósticos da violência e na construção de planos para enfrentar o problema. Saiba mais sobre a área de gestão local de segurança pública.

O trabalho do Instituto Sou da Paz nessas quatro áreas consiste no desenvolvimento de metodologias inovadoras e na promoção de ações de mobilização da sociedade para que esta pressione o poder público em busca de resultados. Com isso, o Sou da Paz pretende inspirar políticas públicas de segurança e estimular as pessoas, agindo em conjunto, para que cada um desempenhe seu papel num problema que é de todos.

Mais do que uma aposta, a atuação de acordo com essas diretrizes e estratégias traz resultados concretos, como a queda nos homicídios que vem acontecendo no País desde 2003 (veja aqui o Relatório “Redução dos homicídios no País” divulgado pelo Ministério da Saúde em 2007). O distrito do Jardim Ângela (leia a história aqui) e a cidade de Diadema (saiba mais aqui), locais conhecidos por seus altos índices de violência e que conseguiram em pouco tempo reverter essa situação, são outros exemplos de que esse é um caminho a ser seguido.

* Estudo do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça: Redução dos Homicídios no Brasil, 2007.


O objetivo do Sou da Paz é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. Por isso, trabalha em quatro áreas: Adolescência e Juventude, Controle de Armas, Gestão Local da Segurança Pública e Polícia.

E esse trabalho fabuloso está completando 10 anos!

Veja a campanha:



Saiba mais sobre o Instituto Sou da Paz, clicando no ícone à direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário