domingo, 7 de março de 2010

JEAN WYLLYS AFIRMA: "GAYS DA 10a.edição do 'bbb' NÃO AJUDAM A DESFAZER ESTEREÓTIPOS"



do Bate-papo UOL

Jean Wyllys, vencedor do quinto “Big Brother Brasil”, resolveu se abster um pouco da vida anônima para opinar sobre certas polêmicas que envolvem a atual edição do programa.
Convidado do Bate-papo UOL, o professor e escritor, homossexual e ativista dos direitos gays, fala sobre o assunto com propriedade de causa. A conversa é baseada na atual realidade do confinamento, com três homossexuais assumidos entre os “brothers” (sendo uma eliminada, a Angélica), o que levanta dentro e fora da casa discussões sobre preconceito, tolerância e diversidade.

Arquivo Pessoal
Jean Wyllys tecla com os internautas do Bate-Papo UOL de sua casa, na Bahia

Questionado sobre a escolha do diretor, Boninho, pelo elenco “colorido”, Jean comenta: “Eu achei bacana a iniciativa de colocar dois gays e uma lésbica; mostra que homossexuais existem e que eles são diferentes entre si. Mas, ao mesmo tempo, os tipos selecionados (à exceção de Angélica, claro) e a conduta deles não colaboraram muito para desfazer os estereótipos da homossexualidade que a TV apresenta há anos”.

Assim que revela sua visão crítica a respeito dos participantes, o intelectual não perde a oportunidade de alfinetar Dourado, qualificando o participante como “machista odioso porque se afirma contra a homossexualidade e a liberdade da mulher”. E os comentários vão além. Em um momento, Jean diz que a indentificação do público com o gaúcho é forte pelo fato de existir uma massa de pessoas também preconceituosas que se espelham nele.

Aquecido pela evidência do momento, o assunto, que eleva a diversidade e a tolerância, é bastante abordado durante o papo. Mas o professor fala também sobre seus projetos profissionais para TV e cinema. Atualmente, Wyllys é colunista do jornal "Correio da Bahia" e lança no próximo mês o documentário "Eu, Virtual", com direção de Robert Guimarães e roteiro de sua autoria, que explora as relações intermediadas pela internet.

O bate papo na íntegra está no link:

http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/televisao/para-jean-wyllys-do-bbb-5-popularidade-de-dourado-e-resposta-de-uma-maioria-machista-e-homofobica.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário