sábado, 6 de março de 2010

OSCAR 2010: MELHOR DIRETOR

A disputa pela estatueta de Melhor Diretor nessa 82ª edição do Oscar, tem como favoritos James Cameron, por "Avatar", e Kathryn Bigelow, com "Guerra ao Terror" - os dois cineastas foram casados entre 1989 e 1991.
Correm por fora Quentin Tarantino, por "Bastardos Inglórios", Lee Daniels, com "Preciosa - Uma História de Esperança", e Jason Reitman, diretor de "Amor Sem Escalas".


JAMES CAMERON, ATRÁS DO SEU SEGUNDO OSCAR

Na noite de 24 de março de 1998, James Cameron deixou a cerimônia do Oscar como "o rei do mundo". "Titanic" tinha conquistado 11 estatuetas, entre elas as de Melhor Filme e Melhor Diretor, enquanto o filme seguia caminho para se transformar na maior arrecadação da história, um título que perdeu só agora para "Avatar".

Com o novo filme, Cameron ultrapassou a barreira dos US$ 2,4 bilhões no mundo todo, e já planeja uma segunda parte.

O cineasta levou em janeiro o Globo de Ouro de melhor diretor, e foi indicado em diversos prêmios de sociedades de críticos dos Estados Unidos, embora quase sempre a vitória tenha ficado com sua ex-mulher Bigelow.

Já falei aqui que acho a história de "Avatar" um amontoados de maus clichês.

Mas não dá pra negar que o principal mérito do cineasta foi a paciência para levantar um projeto multimilionário - alguns dizem que o mais caro da história - que permitisse que os extraterrestres do filme, os Na'vi, fossem mais do que realistas, algo possível agora graças à evolução dos computadores, à 'motion capture' (captura de movimento) com tomadas de atores reais e a animação tradicional à mão.

Como já tinha feito em "O Segredo do Abismo" e "Titanic", essas novas maneiras de se fazer um filme que Cameron cria - e logo massivamente copiadas por outros - chamam mais atenção do que propriamente seu trabalho enquanto diretor.
E é isso o que Hollywood mais adora.

Deve levar outra estatueta pra casa.


KATHRYN BIGELOW, QUER FAZER HISTÓRIA

Kathryn Bigelow é a sétima mulher a competir pelo Oscar de Melhor Diretor. Antes dela, brigaram pela estatueta Lina Wertmuller, por "Pasqualino Sete Belezas", Randa Haines, por "Filhos do Silêncio", Barbra Streisand, por "O Príncipe das Marés", Jane Campion, por "O Piano", Sofia Coppola, por "Encontros e Desencontros", e Valerie Faris, por "Pequena Miss Sunshine". Nenhuma ganhou.

Ela conseguiu com "Guerra ao Terror" seu maior sucesso artístico, o que não se repetiu no lado comercial, já que outros trabalhos seus, como o também ótimo "Caçadores de Emoção" (1991) - aquele filme que misturava ladrões de banco que usavam máscaras de ex-presidentes americanos, com ótimas tomadas de surfe, e que era estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze - tiveram uma arrecadação muito maior que os US$ 13 milhões que esse seu filme mais recente abocanhou até agora em território americano.

Já na disputa direta com o ex-marido, Bigelow tem levado tudo: já levou as estatuetas de Melhor Direção da Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta), dos Sindicatos de Produtores e Diretores dos EUA e do Critic's Choice - a maior associação americana de críticos -, além do prêmio das associações de críticos de Austin, Boston, Chicago, Nova York, Kansas City, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Santa Bárbara! Ufa!


QUENTIN TARANTINO, TENTATIVA DE SURPREENDER

Quentin Tarantino conseguiu uma indicação a Melhor Diretor em 1994, por "Pulp Fiction - Tempo de Violência", e apesar de não ter sido vitorioso na categoria, levou a estatueta de Roteiro Original, que dividiu com Roger Avary.

Desta vez, com "Bastardos Inglórios", volta a concorrer nessas duas categorias, mas a sensação que eu tenho é de que todos pensam nele como a terceira opção para o prêmio de direção.Nesse seu trabalho como diretor, apenas os críticos de Phoenix e San Diego o elegeram como o melhor do ano.

O filme é muito bom, e Tarantino é um diretor seguro e criativo.

Pode surpreender.


LEE DANIELS, O SEGUNDO NEGRO CANDIDATO

Apenas outro diretor negro - John Singleton, por "Os Donos da Rua" - tinha conseguido até agora ser indicado.

E Lee Daniels já fez história antes, ao ser o primeiro negro a receber uma indicação ao prêmio do Sindicato de Diretores dos EUA.

"Preciosa - Uma História de Esperança", já levou o Prêmio do Público do Festival de Toronto, o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio do Público - do Festival de Sundance de 2009.

Este é o segundo trabalho de Daniels como diretor, depois de "Matadores de Aluguel"
(2005), estrelado por Cuba Gooding Jr. e Helen Mirren.

Um diretor seguro e criativo, que dirige um ótimo elenco em uma ótima história, e que eu considero um dos melhores filmes do ano.


JASON REITMAN, O ALUNO QUE SUPERA O MESTRE

O canadense Jason Reitman já é figura certa na cerimônia de entrega do Oscar.

Com "Juno", sua segunda obra, já chegou a um lugar onde seu pai, o também cineasta Ivan Reitman, nunca esteve: a lista de indicados à estatueta de Melhor Diretor.

"Amor Sem Escalas" consagra esse jovem muito talentoso, como um dos grandes talentos da comédia social.

No Oscar, Reitman concorre em duas categorias, e tem mais chances de levar a estatueta de Roteiro Adaptado, ao lado de Sheldon Turner.

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