sábado, 13 de março de 2010

FÓRMULA INDY EM SAMPA!

Pra quem gosta de velocidade como eu, é um prataço!

Aqui em Sampa - e a 800 metros da minha casa! - os carros aceleraram, deram show e fizeram muito barulho no Circuito do Anhembi, na abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy.
fotos: Cláudio Nóvoa
Todos os pilotos que participarão desse SP INDY 300 !

No treino livre dessa manhã, o piloto mais rápido o neozelandês Scott Dixon, da Chip Ganassi. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, em terceiro lugar.

Esse primeiro treino serviu mais como um reconhecimento da pista e ajuste dos carros, principalmente as suspensões.

Dixon - campeão da categoria em 2008 - cravou 1min31s770, e liderou pouco à frente de Ryan Briscoe, que fez 1min31s973. Kanaan marcou 1min31s975, e o brasileiro Raphael Matos terminou em sétimo, uma posição à frente de Hélio Castroneves. Eleito o novato do ano no ano passado, Matos ganhou elogio do atual chefe ce equipe e ex-piloto Gil de Ferran.

Tony Kanaan "morde" a zebra!

No finalzinho do treino, o brasileiro estreante Mario Romancini bateu sem gravidade, o que só serviu para atrasar ainda mais a atividade com outra bandeira amarela da sessão. Ele culpou as ondulações na reta e encerrou o treino em 21º lugar. Os outros brasileiros na pista que passa pelo sambódromo, pelo estacionamento do Anhembi e pela marginal do Tietê - esse trecho tem 1,5 km, e os carros chegaram a 330 km/h! - foram Vitor Meira (16º), e Mario Moraes (14º).

OS TEMPOS DO PRIMEIRO TREINO
1. Scott Dixon (NZL) - 1min31s770
2. Ryan Briscoe (AUS) - 1min31s973
3. Tony Kanaan (BRA) - 1min31s975
4. Will Power (AUS) - 1min32s300
5. Mike Conway (ING) - 1min32s644
6. Ryan Hunter Reay (EUA) - 1min32s794
7. Raphael Matos (BRA) - 1min32s653
8. Hélio Castroneves (BRA) - 1min32s940
9. Alex Tagliani (CAN) - 1min33s152
10. Justin Wilson (ING) - 1min33s358
14. Mario Moraes (BRA) - 1min33s558
16. Vitor Meira (BRA) - 1min33s697
21. Mario Romancini (BRA) - 1min34s657
23. Bia Figueiredo (BRA) - 1min37s430

Scott Dixon fez o melhor tempo hoje de manhã

Para o público, que aguardou a retomada do treino após as bandeiras amarelas sob o forte calor, o atraso foi uma diversão só. O barulho dentro do circuito é absurdo, e os vendedores de protetores de ouvido - vendidos a R$ 10 - fizeram a festa.

E os "bicos" que passavam na marginal pararam para ver a sombra dos carros passando atrás do tapume preto fixado nas grades que separam a pista da rua, o que deixou o trânsito na Marginal intenso, devido as interdições no entorno do Anhembi, imclusive em toda a avenida Santos Dumont.

Hélio Castroneves, o oitavo na manhã

Melhor brasileiro no primeiro treino livre, Tony Kanaan saiu do treino insatisfeito, principalmente com o estado da pista. Disse que o que mais preocupa é a transição entre o trecho ondulado da reta da Marginal Tietê com a superfície lisa do Sambódromo, local da largada. Ele sugeriu até que passassem uma lixa naquele trecho.

“O pior trecho é o Sambódromo. Está muito escorregadio. Nenhum piloto conseguiu acelerar tudo na reta. Eles passam um material para deixar o piso brilhante no Carnaval, mas tem várias maneiras de deixar o piso mais abrasivo. Bem que poderiam passar uma lixa lá, não é difícil, pois existe um risco até de alguma coisa acontecer. Vou falar com o diretor de prova. Essa é a minha opinião, eu acho perigoso. Eles têm que entender que quem construiu a pista não faz parte da Fórmula Indy, foi uma empresa contratada, e se tiver que mudar vão mudar", disse Tony à Rádio Bandeirantes, e esperando que a organização faça as mudanças necessárias a tempo. Uma delas, que tem grande chance de acontecer, é a alteração do local da largada para a Marginal, em vez do Sambódromo.
Kanaan disse ainda que a reta da Marginal Tietê tem algumas trepidações excessivas. “Não é que são muitas, mas tem três ou quatro que são muito grandes. Só estou preocupado com o fator segurança”, destacou Kanaan, referindo-se especificamente à transição da reta ondulada da Marginal com o Sambódromo liso e sem aderência. Foi após esse trecho que a venezuelana Milka Duno perdeu o controle do carro e causou o acidente que marcou o encerramento do primeiro treino livre.

Tony Kanaan saindo da pista do sambródromo e entrando no trecho misto, com curvas

Na primeira coletiva oficial de imprensa realizada na quinta-feira, Kanaan reconheceu que havia ondulações, mas considerou que isso seria algo normal para uma pista de rua. Os pilotos, entretanto, ressaltaram que só dentro do carro saberiam da dimensão do problema. Após a primeira experiência na pista construída às pressas, todos já sabem o que vão enfrentar amanhã, a partir das 13 horas, quando será dada a largada.

Tony Kanaan hoje, antes do treino da manhã

Os caras tem de ter braço pra segurar os carros, principalmente na pista do sambódromo, onde fica evidente que os pneus tem a sua aderência bastante reduzida.

A sugestão do Tony - de lixar a pista pra que ela fique mais abrasiva - me parece a sugestão mais correta.
E ele é um amor de pessoa, um cara muito legal, que atende todo mundo na maior boa vontade! Tem a minha torcida.

E até mais,que eu vou agora acompanhar os treinos da tarde!

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