sexta-feira, 25 de março de 2011

"VIPs": WAGNER MOURA BRILHA NA HISTÓRIA REAL DO FARSANTE QUE ENGANOU MUITOS, ATÉ O AMAURY JR!

Quantas pessoas é possível enganar de uma vez só, e por quanto tempo?

O tema foi bem explorado em "Prenda-me se For Capaz" (2002) - de Steven Spielberg e estrelado por Leonardo Di Caprio - e outros filmes, mas faltava nas telonas do Brasil uma visão brasileira desses temas tão nacionais, que são a fraude e a mentira.

Agora não falta mais.

Marcelo Nascimento da Rocha poderia ter feito carreira como um criativo escritor - cabeça para criar boas histórias ele tem.

Mas, ela acabou fazendo de sua vida - que começou como filho de mãe solteira e pai desconhecido - toca calcada em mentiras e fantasias, para fazer-se passar por outras pessoas, de sobrinho do dono de uma companhia de ônibus a herdeiro de uma grande empresa aérea

A farsa durou muito tempo, e Marcelo acabou terminando na cadeia, onde está até hoje.

Sua incrível história de vida inspirou o livro "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso", de Mariana Caltabiano, que serve de base ao roteiro de "VIPs", assinado por Bráulio Mantovani e estrelado por Wagner Moura, e que levou quatro prêmios no Festival do Rio 2010: melhor filme, ator - Moura -, atriz coadjuvante
- Gisele Froes - e ator coadjuvante - o argentino Jorge D'Elia.

A própria autora do livro realizou também o documentário "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso", que tem estreia prevista para abril.

Um dos atores mais requisitados do país - e já com trabalho agendado em Hollywood, na ficção científica "Elysium", do sul-africano Neill Blomkamp, de "Distrito 9", que começa a rodar em julho -, Moura recria o personagem real, sintonizando sua busca de identidade e de uma figura paterna.

Confira entrevista de Wagner Moura para a Folha.com:


O ator interpreta Marcelo desde a adolescência, quando o garoto, filho da cabeleireira Sílvia - Gisele Froes -, começa a imitar os colegas e professores na escola - aí começa sua inadequação e a rejeição dos outros, que o intitulam de "bizarro".

Sem conseguir lidar com essa frustração - com tudo e uma certa indiferença da mãe -, Marcelo embarca num ônibus, já fingindo ser parente do dono da empresa proprietária.

Seguindo o sonho de tornar-se piloto de avião - a profissão do pai ausente -, Marcelo torna-se piloto de traficantes que fazem a rota Brasil-Paraguai, adota o nome de Dumont, depois, de Carrera, protegido do chefão argentino - interpretado por Jorge D'Elia.

Depois de uma prisão, em que não entrega ninguém, Marcelo tem que sair de circulação e volta para casa com muitos dólares dados pelo chefe não denunciado.

É nesse ponto de sua vida que inventa a sua maior aventura: aluga um helicóptero, que ele mesmo pilota, e, acompanhado de dois seguranças, desembarca em pleno Carnaval num hotel de luxo, em Recife, usando o nome de Henrique Constantino, herdeiro da companhia aérea Gol.

DivulgaçãoRoger Gobeth e Wagner Moura, em cena de "VIPs"

O episódio, real, é famosíssimo, e já entrou para o anedotário da Imprensa brasileira: como Henrique, o farsante deu entrevista no programa de Amaury Jr. - que aparece no filme reencenando a entrevista -, o que chamou a atenção da polícia, levando-o a outra prisão.

"VIPs" não segue passo a passo a extensa lista de golpes de Marcelo - que hoje cumpre pena em presídio em Cuiabá -, mas preocupa-se em definir um perfil do protagonista.

O roteiro é muito bom, a direção de Toniko Melo é muito feliz e, por conta da interpretação minimalista e maravilhosa de Wagner Moura, pode-se enxergar a fragilidade por trás da farsa de Marcelo, mesmo sem aprovar sua conduta.

É, desde já, um dos melhores filmes brasileiros do ano.

Confira o trailer do filme:


*****
"VIPs"
Título original:
VIPs
Diretor: Toniko Melo
Produção: O2 Filmes/Fernando Meirelles/Paulo Morelli/Bel Berlinck
Roteiro: Bráulio Mantovani
Distribuição: Universal Pictures
Elenco:
Wagner Moura
Juliano Cazarré
Emiliano Ruschel
Jorge D'Elía
Gisele Fróes
Arieta Correia
Norival Rizzo
Roger Gobeth
Gênero: Baseado em fatos reais, Comédia, Drama
Duração: Saborosos 96 min.
Ano: 2010
Data da Estreia: 25/03/2011
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: Brasil
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário