segunda-feira, 14 de março de 2011

CONFIRA AS DATAS DE EVENTOS CULTURAIS DE 2011

Depois do Carnaval, costumamos dizer que o ano finalmente começa.
E se 2011 finalmente começou, alguns dos principais eventos do calendário cultural já têm datas e/ou períodos de realização confirmados.

Entre eles, destacam-se as Viradas culturais - de São Paulo e Paulista -, os importantes Festivais de Teatro - Curitiba e São José do Rio Preto - e o evento de humor Risadaria - ainda em março.

Confira:


RISADARIA (23 a 27 de março)

Realizado no Pavilhão da Bienal do parque Ibirapuera (SP) pelo segundo ano, o evento de humor pretende receber mais de 50 mil visitantes ao longo de seus cinco dias.

Entre as principais novidades estão um campeonato nacional de comédia stand-up, humoristas vivendo dentro de uma redoma de vidro e sendo acompanhados online, mostras de grafite e fotografia, e exibição de documentários do gênero.

Eduardo Knapp/FolhapressJô Soares recebeu em seu apartamento, em SP, os curadores do Risadaria (da esq. para a dir.): Wellington Nogueira, Diogo Portugal, Marcelo Madureira, Marcelo Tas, Caco Galhardo e Paulo Bonfá

Jô Soares
será o grande homenageado deste ano.


FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA (29 de março a 10 de abril)

O tradicional festival de teatro já vende ingressos para as atrações deste ano desde 15 de fevereiro.

Em 2010, o evento reuniu companhias teatrais de todo o país em mais de 400 espetáculos, incluindo alguns com atores conhecidos, como Daniel Dantas e Renata Sorrah, em "Macbeth".


VIRADA CULTURAL PAULISTANA (16 e 17 de abril)

O evento anual promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005 foi inspirado na "Nuit Blanche" de Paris, e agita anualmente a capital paulista, com atrações que invadem a madrugada.

Em sua 7ª edição, a Virada deste ano deve apostar na diversidade de atrações, a exemplo das bem-sucedidas edições anteriores.

Em 2010, o orçamento para o evento foi recorde - R$ 8 milhões.


VIRADA CULTURAL PAULISTA (13 e 14 de maio)

O evento que leva atrações culturais gratuitas para cidades do Estado de São Paulo -incluindo regiões do interior, Baixada Santista e do ABC -chega à 5ª edição em 2011.


No ano passado, a Virada passou por 30 cidades, e contou com 1.077 atrações e orçamento recorde de R$ 6,5 milhões.


FLIP (6 a 10 de julho)

A Festa Literária Internacional de Paraty ainda não tem atrações nem homenageado confirmados, mas tem novo curador: Manuel da Costa Pinto, crítico literário e jornalista, assumiu em outubro passado o posto de Flávio Moura.


Em 2010, a Flip teve entre seus convidados a peruana Isabel Allende, os cartunistas norte-americanos Robert Crumb e Gilbert Shelton, o iraniano Salman Rushdie e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nesse ano, o norte-americano James Ellroy, João Ubaldo Ribeiro, Antonio Tabucchi, Claude Lanzmann, David Remnick, Joe Sacco, Emmanuel Carrère, Andrés Neuman, Valter Hugo Mãe e Pola Oloixarac estão confirmados.

Ellroy é um dos principais nomes da literatura policial da atualidade e escreveu, entre outros, "Dália Negra" e "Los Angeles - Cidade Proibida" - ambos publicados no Brasil - que deram origem a ótimos filmes homônimos.

A FLIP 2011 terá como homenageado o escritor paulistano Oswald de Andrade.

FIT(6 a 16 de julho)

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT), no interior de São Paulo, é um dos mais tradicionais do país.

Em 2010, ano em que completou 10 anos de existência, apresentou seis espetáculos internacionais e 33 nacionais em 12 espaços ao ar livre e nove locais fixos.


BIENAL DO MERCOSUL (início/set. a meados/nov.)

Em setembro será inaugurada a 8ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

A curadoria será do colombiano José Roca, que esteve na equipe da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006.

A mostra terá como título "Ensaios de Geopolítica" e abordará temas como autonomia política e territorial, mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes cientistas, botânica e política.

Os artistas participantes ainda não foram anunciados, apenas o homenageado: o chileno Eugenio Dittborn.

*****
Assim que os eventos forem sendo confirmados, eu vou atualizando essa listagem, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário