segunda-feira, 28 de março de 2011

"PINK PANTHER", ESCULTURA DE UM DOS ÍCONES DA POP ARTE, VAI A LEILÃO, COM LANCES A PARTIR DE US$ 20 MILHÕES



A escultura de porcelana do artista americano Jeff Koons da personagem Pink Panther/Pantera Cor-de-Rosa, será vendida no dia 10 de maio em Nova York, com lances a partir de US$ 20 milhões, informou a casa de leilões Sotheby's.


Essa escultura da "pop art", criada em 1988, e que mostra o personagem de animação - que se tornou famoso ao estrelar a abertura do filme "A Pantera Cor-de-Rosa" (1963), de Blake Edwards, abraçado a uma jovem loira seminua - faz parte de uma venda de arte contemporânea que a casa britânica realizará nesse mesmo dia em Nova York.


"É um dos trabalhos mais importantes de Jeff Koons postos a venda", informou a empresa mediante um comunicado, assinalando que a obra de vivas cores do americano é "uma das conquistas mais importantes de sua carreira".


A obra faz parte de uma série chamada "Banality" que inclui outras esculturas como a chamada "Michael Jackson and Bubbles", "Bear and Policemen" e "Ushering", estas duas últimas pertencentes à coleção do museu de Versalhes, França.


A "Pantera Cor-de-Rosa" de Koons forma também parte de uma edição na qual as outras peças são propriedade dos museus de Arte Moderna de Nova York - Moma - e de Arte Contemporânea de Chicago, assim como de um colecionador americano.


Divulgação


A obra, em frente e verso, que vai agora a leilão


"Junto à escultura 'Balloon Dog and Bunny', esta é uma das obras-primas do século XX e uma peça símbolo da obra de Jeff Koons", disse o responsável de Arte Contemporânea da Sotheby's, Tobias Meyer.


Segundo o especialista, a obra combina cânones históricos e o reflexo de uma época da recente arte contemporânea, e nela convergem "as características do artista, matéria e artifício, erotismo e ingenuidade, assim como cultura popular e elitismo",

ressaltando ainda que esta escultura "é o modelo de expressão de um dos artistas mais inovadores e influentes de nosso tempo".


A personagem de animação "Pink Panther/Pantera Cor-de-Rosa" foi criada pelo ilustrador americano Hawley Pratt (1911-1999) e se tornou famosa mundialmente ao aparecer primeiramente na abertura do filme homônimo de 1963, protagonizado pelo ator Peter Sellers encarnando o atrapalhado inspetor Clouseau, uma das obras primas do diretor Blake Edwards.


Posteriormente, estrelou uma série própria de televisão de enorme sucesso, pelos roteiros inteligentes e muito acima da média, cenários modernos, muito "non sense" e nenhuma palavra, tornando a "Pink Panther" um ícone pop em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário