quinta-feira, 3 de março de 2011

A SEMANA NO CINEMA


O diretor de "Besouro Verde" será presidente do júri de curtas em Cannes; estúdio onde são feitos os filmes de 007 terá filial na América Central; vem aí o remake de "O Guarda-Costas" - relembre cena marcante do original; Louis Leterrier prepara projeto secreto para a Universal; Justin Timberlake pode ser um dos "Três Patetas" - relembre os originais; depois do Capitão Nascimento, José Padilha pode atacar de "Robocop"; Playarte vai distribuir filme de Madonna; Disney e Annie Leibovitz aprontam novamente com ídolos; Fox anuncia "Star Wars 3D"; a época de premiações acabou, e Hollywood aposta nas continuações.

Confira o resumo semanal de notícias das telonas, sempre com muita informação, fotos e vídeos muito legais para você:


DIRETOR DE "BESOURO VERDE" VAI PRESIDIR JÚRI DE CURTAS EM CANNES
O cineasta francês Michel Gondry será o presidente do júri de curtas deste ano no Festival de Cannes, confirmaram os organizadores, segundo informações do Hollywood Reporter.

Robyn Beck/AFPO diretor francês Michel Gondry

Entre os filmes mais conhecidos dirigidos por Gondry estão "Rebobine, Por Favor" e "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças".

Ele também é conhecido por ter dirigido diversos videoclipes, entre eles, para a cantora Björk e as bandas White Stripes e Chemical Brothers.

Seu último projeto, "Besouro Verde", é campeão de bilheteria, aqui e nos EUA.

O cineasta já esteve no festival em 2001, quando apresentou o filme "Natureza Humana", em 2008, com o documentário "Tokyo!", e em 2009 com o outro documentário "The Thorn in the Heart".

O festival acontece entre os dias 11 de 22 de maio.


PINEWOOD TERÁ FILIAL NA REPÚBLICA DOMINICANA

Os estúdios britânicos de cinema e televisão Pinewood Shepperton - criados nos anos 60 para abrigar os gigantescos cenários dos filmes de James Bond - vão abrir uma sede na República Dominicana, para investir no mercado latino-americano.

A empresa anunciou um projeto para a construção de um complexo de 35 acres (140 mil metros quadrados) no país da América Central que incluirá, entre outros espaços, um local dedicado a efeitos especiais aquáticos de 8 acres (32 mil metros quadrados).

Arquivos do Klau O estúdio 007, no complexo de Pinewood nos arredores de Londres

O diretor-executivo da Pinewwod Shapperton, Ivan Dunleavy, declarou à BBC que a construção da nova sede latino-americana começará imediatamente, e que a companhia espera começar a utilizá-la no próximo ano.

Pinewood tentou em 2009 construir um grande centro de produção no Reino Unido, no qual pretendiam reproduzir ruas inteiras de Nova York, Paris e Veneza, um projeto que ficou suspenso após a negativa da Prefeitura de Buckinghamshire, região onde pretendiam levantar o complexo, vetar sua expensão.
Lógicamente, o pequeno país da América Central estendeu o tapete vermelho para os londrinos.

WARNER PREPARA REMAKE DE "O GUARDA-COSTAS"
A Warner Bros. prepara uma nova versão de "O Guarda-Costas" (1992), aquela baba protagonizado por Kevin Costner e Whitney Houston, informa a edição digital da revista "The Hollywood Reporter".

Até o momento, poucos detalhes sobre o "remake" foram revelados, mas vazou a informação de que o personagem interpretado por Costner na versão original, um ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos, agora será um veterano da Guerra do Iraque - o ator que vai interpreta-lo ainda não foi escolhido.

Na década de 90, o filme obteve duas indicações ao Oscar e popularizou a canção "I Will Always Love You", o tema mais famoso da carreira da Diva Whitney Houston, além de emplacar várias outras músicas nas paradas.

Relembre a Diva e Kevin Costner - com seu estranhíssimo corte de cabelo - na cena em que "I Will Always Love You" aparece no filme de 1992:

A baba foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 410 milhões em todo o mundo - a história girava em torno da relação amorosa de uma estrela da música pop com seu guarda-costas.

O roteiro do "remake", que será situado nos dias atuais, ficará a cargo de Jeremiah Friedman e Nick Palmer, e Rihanna está sendo cotada para estrelar o remake - no roteiro, a cantora será ameaçada pelo Twitter e outras redes sociais.


LETERRIER DEVE ASSUMIR PROJETO DE "G"

Louis Leterrier - "Fúria De Titãs", "O Incrível Hulk" - acaba de assinar com a Universal Pictures para dirigir o novo projeto de ficção científica do estúdio, "G", de acordo com nota publicada pelo site Coming Soon.

AP
O diretor Louis Leterrier

Há poucos dias, o cineasta tinha se comprometido com o filme "Now You See Me", da Summit Entertainment, mas uma produção não deve atrapalhar a outra: a da Summit já está sendo tocada, e a da Universal será realizada logo em seguida.

A história de "G" - que em alguns sites está sendo chamado de "Gravity" - é um mistério: apenas foi revelado que se trata de uma trama apocalíptica, que tem como base uma ideia do produtor Guymon Casady - de "Os Mercenários".

Pelo título, dá para imaginar que o longa - cuja estreia deverá acontecer em 2012, período propício para se falar em fim do mundo - poderá ter como tema algum tipo de problema com o centro gravitacional da Terra.

Vamos aguardar.


JUSTIN TIMBERLAKE PODE SER UM DOS "TRÊS PATETAS"
Após a desistência de Jim Carrey - "O Golpista do Ano" - e Sean Penn - "Milk - A Voz da Igualdade" - de participarem da adaptação de "Os Três Patetas" - dos irmãos Peter e Bobby Farrelly - outros nomes estão sendo cotados para assumirem a vaga.

Segundo o SlashFilm, Justin Timberlake - "A Rede Social" -, Woody Harrelson - "Onde os Fracos Não Têm Vez"-, Larry David - "Tudo Pode Dar Certo" - e Hank Azaria - "Amor e Outras Drogas" estão no páreo e podem integrar o elenco que já conta com Benicio Del Toro - "O Lobisomem" - como o "pateta" Moe.

Confira os "Três Patetas" originais em ação, no episódio "Heróis Excêntricos" - primeira parte:


Timberlake, Harrelson e David seria para fazer Larry, papel anteriormente dado a Carrey.
Curly ficaria com Hank Azaria, no lugar de Sean Penn.


Divulgação
O cantor e ator Justin Timberlake


Outra que está negociando sua participação no longa é A Diva Cher - "Burlesque" -, que pode fazer a madre do orfanato em que Moe, Curly e Larry cresceram.

Confira o trio na segunda parte de "Heróis Excêntricos":

"Os Três Patetas" fizeram imenso sucesso em uma série de TV da Screem Gems/Columbia nos anos 50, e fizeram também alguns filmes para o cinema - um deles co-protagonizado por Adam West.

O projeto tem roteiro de Mike Cerrone - de "Eu, Eu Mesmo e Irene".


JOSÉ PADILHA PODE REFILMAR "ROBOCOP"
O diretor José Padilha estaria em negociação com o estúdio MGM para refilmar "Robocop", segundo o site Deadline New York.

O filme original é de 1987, e tem direção de Paul Verhoeven: a história futurista trata de um policial à beira da morte, que foi usado para a construção de um ciborgue.


Karime Xavier/Folhapress - Divulgação - Arte: Cláudio Nóvoa
O cineasta José Padilha e RobocopSegundo o site, a MGM ficou impressionadíssima com o trabalho de Padilha em "Tropa de Elite 1 e 2".Inicialmente, o projeto da refilmagem de "Rococop" seria tocado por Darren Aronofsky, diretor de "Cisne Negro".

A MGM, no entanto, adiou o projeto por conta de sua crise financeira, e Aronofsky acabou nesse meio tempo indo para a Fox.

Agora, se Padilha for confirmado, o projeto estará em boa mãos.


PLAYARTE VAI DISTRIBUIR FILME DE MADONNA NA AMÉRICA LATINA
A Playarte divulgou que fará a distribuição de "W. E", dirigido e co-roteirizado por Madonna, nos países da América Latina.


Getty Images
A cantora e diretora Madonna em Nova York (28/4/2010)É mais uma ótima jogada da distribuidora e exibidora brasileira, já que o filme dirigido pela Diva pop não poderia vir em melhor momento: a produção conta a história do romance entre Wallis Simpson - uma plebéia americana e divorciada duas vezes - e o Rei inglês Eduardo 8º - que abdicou do trono britânico para viver esse amor, passando assim a coroa para seu irmão, o Rei George 6º, interpretado pelo premiado Colin Firth, no campeão do Oscar 2011, "O Discurso do Rei" - aqui, Eduardo 8º foi interpretado pelo ator australiano Guy Pierce.


Na outra trama, o filme de Madonna se passa nos dias atuais, e mostra uma mulher casada, que vive um romance com um agente de segurança russo.

No elenco, além da popstar, estão James D'Arcy, James Fox, Andrea Riseborough, Abbie Cornish e Natalie Dormer.

A Playarte ainda não definiu a data de estreia.


DISNEY E ANNIE LEIBOVITZ: TUDO A VER
Atores de prestígio internacional - como Penélope Cruz e Jeff Bridges - foram fotografados por Annie Leibovitz como personagens de "A Bela e a Fera", para a a continuação de projeto voltado aos parques da Disney.

A gigante do entreterimento apresentou nesta quinta-feira as novas imagens da campanha "Let the Memories Begin" - que Leibovitz fotografa desde 2008, e onde a badalada fotógrafa "clona" cenas clássicas.

As personalidades desse ano são Penélope Cruz, Queen Latifah, Jeff Bridges, Olivia Wilde e Alec Baldwin, entre outros.


A Diva espanhola, que foi mãe há pouco mais de um mês, aparece em uma imagem da cena final do baile em que a Bela dança com a Fera, já transformado em príncipe encantado, na pele de Jeff Bridges.

Annie Leibovitz / Disney Parks
Penélope Cruz, como Bela, e Jeff Bridges, como FeraQueen Latifah aparece caracterizada como a vilã Ursula da "Pequena Sereia".


Annie Leibovitz / Disney Parks
Queen Latifah ataca de UrsulaFotos anteriores dessa campanha podem ser encontradas facilmente na net.



FOX ANUNCIA DATA DE "STAR WARS 3D"
Os fãs da Força podem ficar felizes.

A Fox Films anunciou a data de chegada aos cinemas dos filmes da saga "Star Wars" convertidos para o formato 3D.

O primeiro episódio chega aos cinemas americanos em 10 de fevereiro de 2012 - as informações foram divulgadas pela revista Variety.

As versões em 3D serão lançadas na ordem cronólógica da saga - o primeiro a chegar aos cinemas é "Episódio 1: A Ameaça Fantasma".

Relembre cenas do Episódio IV:

Prevenidos contra as críticas que vem sendo feitas às conversões de filmes convencionais para 3D, o estúdio disse em nota que "supervisionadas pela Industrial Light & Magic, a meticulosa conversão está sendo feita com o mais profundo respeito pelo material original, e com olhar atento tanto a considerações tecnológicas quanto intenções artísticas".Vamos conferir.


DEPOIS DO OSCAR, HOLLYWOOD APOSTA NAS CONTINUAÇÕESA partir agora, depois de uma temporada de premiações que culminou com o Oscar, começarão a ser exibidos nos cinemas norte-americanos projetos que pretendem ser os campeões de audiência de 2011 - entre esses títulos, boa parte são sequências.

Neste ano, há um recorde em vista: 27 filmes reaproveitarão personagens de sucesso já conhecidos, número maior que as 24 sequências lançadas em 2003 - ano, até então, recordista -, e que as 19 lançadas do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo site especializado em bilheterias BoxOfficeMojo.


Arquivos do Klau

O letreiro ícone de HollywoodMuitos sites especularam que este seria um sintoma da falta de criatividade que ameaça o futuro de Hollywood, mas a verdade é que as franquias cinematográficas são muito lucrativas para os estúdios.

Por isso, a Warner e a Summit enfrentam um desafio: "Harry Potter" e "Crepúsculo", as grandes fontes de lucros das empresas, estão em seus capítulos finais.
Para que os negócios continuem de vento em popa, é preciso de novas franquias.

A aposta da Warner recai nos super-heróis - "Lanterna Verde" e "Superman" -, enquanto a Summit já contratou roteiristas para escrever uma nova aventura para os personagens de "RED - Aposentados e Perigosos".
A tal crise criativa de Hollywood nada mais é do que um grande cuidado nos riscos que serão assumidos ao investir em produções: na hora de colocar o dinheiro em algum projeto, os investidores preferem algo que já tenha o respaldo de sucesso em outros meios.

Atualmente, o que faz rodar as engrenagens da indústria são as adaptações de livros, videogames, quadrinhos, brinquedos, seriados, e remakes - tanto que muitas dessas 27 sequências de 2011 têm suas origens em outras mídias.

Por outro lado, é possível perceber uma virada na situação da ditadura das adaptações: desde "Matrix" (1999), os cinéfilos ficaram anos sem presenciar o nascimento de um grande fenômeno cinematográfico que não fosse uma adaptação.

Apenas com "Avatar" (2009) é que houve alguma mudança, com a criação de todo um universo de personagens, fauna e flora que deve ser aprofundado nos próximos filmes, que chegarão às telonas a partir de 2014.

Para provar que a ficção científica de James Cameron não é um fenômeno isolado, menos de um ano depois de "Avatar", um novo fenômeno puramente cinematográfico chegou às telas e conquistou fãs rapidamente: "A Origem", de Christopher Nolan.

Até agora, não se fala que "A Origem" terá sequências, mesmo porquê Nolan estará ocupadíssimo em 2011 e 2012 com dois grandes projetos para a Warner: "Batman - The Dark Rises", que ele dirigirá, e "Superman: Man of Steel", projeto em que ele será produtor executivo e diretor criativo.

Mesmo assim, o sempre revolucionário Nolan já inspirou outras áreas: a Rede NBC anunciou nessa semana a produção do seriado "REM", claramente inspirado no mundo dos sonhos de "A Origem".*****
ATÉ +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário