quarta-feira, 23 de março de 2011

PROSTITUTAS: GLAMOUR É SÓ NA TELA

No cinema ou na literatura, a coisa toda até parece fácil e divertida.

Mas, na real, a vida de uma prostituta passa longe do clima de videoclipe do sucesso de bilheteria "Bruna Surfistinha" - o filme já foi assistido por mais de 1 milhão de pessoas.

O longa é inspirado no livro "O Doce Veneno do Escorpião" (Panda Books), que relata as experiências de Bruna, codinome de Raquel Pacheco, 26, que viveu como garota de programa dos 17 aos 21 anos.

O filme de Marcus Baldini, com Deborah Secco como Bruna, parece uma peça publicitária, mas traz um pouco do lado B da prostituição.

Caso da passagem da personagem pelo chamado "baixo clero" dos bordéis, ou o famoso "vintão" - nome e preço do programa.

O longa e a história real de Bruna mostram também como tudo pode começar a partir de uma brincadeira: na cena inicial, Deborah Secco encarna uma lolita que despe sua camisola via webcam.

Pode ser o primeiro passo para um universo por onde transitam jovens - incluindo aí uma penca de adolescentes - que vendem o corpo para qualquer um que pague.

Eduardo Fahl/FolhapressValentina, 22, passa tempo entre bilhar e cigarros

A jovem Drica*, 24, vive no circuito de luxo da prostituição - seus clientes são empresários, advogados e "todo tipo de gente com dinheiro".

Ela conta que começou aos 21 anos, imaginando que ganharia altas cifras, e, mesmo atendendo a "clientes vips", ela vivia sob o que chama de "cárcere privado".

"Entrava às 21h e era obrigada a ficar até às 4h da manhã. Só podia sair se pagasse multa de R$ 100, mesmo se estivesse passando mal."

Valentina, 22, apesar de formada em fisioterapia e moda, decidiu vender o corpo quando sua família, no interior paulista, sofreu um revés financeiro.

Para ela, a violência pesou.
"Há clientes que agridem, há humilhação."

Depois de dois anos como garota de programa, ela hoje é hostess de uma boate de São Paulo e observa dramas até piores aos que viveu.

"Há clientes hoje que querem uma parceira para o sexo e para se drogar em quantidades gigantescas", diz.

Eduardo Fahl/FolhapressTiciane na porta de um hotel do centro

A cada cliente, existem novos perigos: Valentina tem amigas que desapareceram no exterior, aliciadas por redes de tráficos de pessoas.
"Algumas são mantidas presas. Dificilmente voltam."

Assim como o preço do programa, o perfil da prostituição entre jovens varia de acordo com a região do país.
"No Norte e Nordeste, o problema é a pobreza extrema mesmo", afirma a promotora Laila Shukair, da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude.

Famílias desestruturadas se tornam alvos fáceis de redes de tráfico de pessoas - que é a terceira atividade criminosa mais lucrativa no mundo, depois de drogas e armas.

O dinheiro que as meninas ganham vai embora tão rápido como veio.
"É uma compensação. Se você não torra com drogas, gasta tudo no shopping", diz Valentina.

Nas ruas desde os 20 anos, Ticiane diz que o pior é a solidão.
"Não tenho mais vida pessoal, namorado ou amigos."

Ela também reclama da violência.
"Saí com três rapazes que me levaram para uma rua deserta. Se não fosse um vigia noturno, acho que tinha morrido."

A promotora Shukair aponta três responsáveis.
"A família falhou na educação. O Estado não garantiu o direito constitucional de essas adolescentes se desenvolverem sexualmente de forma saudável. E falhou a sociedade três vezes: na figura de quem explora, de quem paga e de todos que se omitem."

*****
Matéria base de Carlos Minuano - caderno "Folhateen" - Folha de S.Paulo
Redação Final: Cláudio Nóvoa

*Todos os nomes das meninas são fictícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário