quinta-feira, 31 de agosto de 2017

'ATÔMICA': CHARLIZE THERON, SENSACIONAL E LETAL NUM DOS MELHORES LONGAS DE AÇÃO DO ANO


SINOPSE:

Lorraine Broughton (Charlize Theron) é uma agente disfarçada do MI6, que é enviada para Berlim durante a Guerra Fria para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos.

Ao lado de David Percival (James McAvoy), chefe da localidade, a assassina brutal usará todas as suas habilidades nesse confronto de espiões.

CRÍTICA:

Com uma longa carreira como dublê, David Leitch trabalhou em filmes como 'Blade, o Caçador de Vampiros', 'Matrix Revolutions' e 'O Ultimato Bourne'.

Ele estreou como diretor em 2014, em ' De Volta ao Jogo', codirigido por Chad Stahelski, que fez muito barulho como um dos destaques daquele ano.

Se Chad engatou logo na continuação 'John Wick - Um Novo Dia para Matar' e também está envolvido no novo 'Highlander', David preferiu arriscar mais - e nos entrega agora 'Atômica', que estreia nesta quinta aqui no Brasil.

O resultado foi tão positivo que ele acabou ganhando a direção de 'Deadpool 2'.

A trama se passa em Berlim, em novembro de 1989, a poucos dias da queda do muro e acompanha uma agente do MI6 (mesma agência britânica de James Bond), Lorraine Broughton (Charlize Theron).

Atômica : Foto Charlize Theron
Charlize Theron é a 'atômica' Lorraine Broughton - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures
Na ainda dividida cidade alemã, ela tenta desvendar a morte de um colega seu e também resgatar uma importante lista, com o nome de todos os agentes infiltrados na região.

Ela recebe o apoio do também infiltrado David Percival (James McAvoy), mas a vida de espiã a faz não confiar em ninguém.

A trama, simples - e o joguinho de gato e rato, com várias reviravoltas, já foi visto e revisto.

Mas o longa em si, graças a uma sucessão de sequências empolgantes e a uma atuação forte e inspirada de Theron traz uma senhora e bem-vinda renovação ao gênero Ação.

Atômica : Foto James McAvoy
James McAvoy é David Percival 
Após 'Mad Max: Estrada da Fúria' e agora, com este longa, a atriz sul africana vencedora do Oscar se tornou um dos principais ícones do gênero na atualidade.

Aqui, ela entrega uma performance dura e ameaçadora, demonstrando muita desenvoltura nas cenas de luta e se entregando completamente à personagem e ao projeto.

E o melhor: Charlize nunca foge das cenas em que tem seu corpo exposto, seja em momentos quentes, seja em sequências que simplesmente tenta aliviar seus ferimentos.

Aqui, temos uma mulher fortíssima, mas que está apanhando a todo momento.

Determinada e resistente, ela segue sempre em frente, mas isso não quer dizer que não vai levar umas porradas.

Baseado na HQ 'The Coldest City', de Antony Johnston, 'Atomic Blonde' (no original) tem algumas escorregadas no roteiro (por vezes confuso), mas é salvo pela excelente montagem (de Elísabet Ronaldsdóttir) e pela inspiradíssima fotografia (de Jonathan Sela) - a dupla também trabalhou com David em 'De Volta ao Jogo'.

Na fotografia, é impressionante como o filme consegue criar um visual noir utilizando-se de cores fortes, em especial o azul e o vermelho, que servem de metáforas claras no cenário da Guerra Fria.

Atômica : Foto Charlize Theron, James McAvoy
A dupla em ação
Além da tonalidade, é impossível não destacar o impacto visual das cenas de ação, muitas delas em plano sequência - e o destaque é novamente Theron, a nova Tom Cruise versão feminina, que não usa dublês na maioria das suas cenas.

A trilha instrumental de Tyler Bates ('Guardiões da Galáxia') também é boa, mas a seleção musical , com sucessos dos anos 1980 - com New Order, David Bowie, Public Enemy, George Michael, The Clash, Queen e muito mais - é simplesmente espetacular, importante de forma narrativa e na construção da experiência em assistir ao longa.

Cenas ao som de "Father Figure", "London Calling", "99 Luftballons" e "Under Pressure" são importantes no desenvolvimento do filme.

Só ficou faltando "Atomic", da cantora Blondie - uma opção bem óbvia, mas faria jus à personagem, que tem um visual muito parecido com o da artista.

Atômica : Foto Charlize Theron
Loira, linda e perigosa
Com este longa e 'Mulher-Maravilha', 2017 vai se mostrando um ano muito importante para a representatividade das mulheres no cinema de ação.

Resta saber se Charlize vai tomar fazer continuações, pois sua Lorraine Broughton tem potencial para ser uma versão que une o estilo de James Bond e a brutalidade de Jason Bourne.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ATÔMICA'
Título Original:
ATOMIC BLONDE
Gênero:
Ação
Direção:
David Leitch
Elenco:
Attila Árpa, Balazs Lengyel, Barbara Sukowa, Bill Skarsgård, Cale Schultz, Charlize Theron, Daniel Bernhardt, Daniel Hargrave, Declan Hannigan, Eddie Marsan, Greg Rementer, James Faulkner, James McAvoy, Jóhannes Haukur Jóhannesson, John Goodman, Lili Gesler, Martin Angerbauer, Roland Møller, Sam Hargrave, Sara Natasa Szonda, Sofia Boutella, Til Schweiger, Toby Jones
Roteiro:
Antony Johnston, Kurt Johnstad, Sam Hart
Produção:
A.J. Dix, Eric Gitter
Fotografia:
Jonathan Sela
Trilha Sonora:
Tyler Bates
Montador:
Elísabet Ronaldsdóttir
Estúdio:
87Eleven, Closed on Mondays Entertainment, Denver and Delilah Productions
Distribuidora:
Universal Pictures
Duração:
115 min.

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário