quinta-feira, 10 de agosto de 2017

'VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS': VERSÃO ANABOLIZADA DE 'O QUINTO ELEMENTO' SE PERDE PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE QUÍMICA DO CASAL PROTAGONISTA


SINOPSE:

Século XXVIII.

Valerian (Dane DeHaan) é um agente viajante do tempo e do espaço que luta ao lado da parceira Laureline (Cara Delevingne), por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados, continuamente atacados por bandidos intergaláticos.

Quando chegam no planeta Alpha, eles precisarão acabar com uma operação comandada por grandes forças que deseja destruir os sonhos e as vidas dos dezessete milhões de habitantes do planeta.

CRÍTICA:

Na mesma época em que seu filme mais famoso, 'O Quinto Elemento', completa 20 anos, Luc Besson estreia outra superprodução de ficção científica, 'Valerian E A Cidade Dos Mil Planetas', em cartaz em 611 salas em todo o Brasil.

Não é coincidência.

Em sua passagem pelo Brasil, Besson deixou claro que seu novo filme era uma evolução de seu trabalho como cineasta e acredita que esse é o momento exato para um filme tão ousado e com o orçamento tão alto - é a produção mais cara da França, com custo de US$ 210 milhões.

De fato, temos aqui um sci-fi grandioso por seu visual e narrativa incomum, mesmo sofrendo com os excessos e a absoluta falta de química entre o casal protagonista.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas : Foto Cara Delevingne, Dane DeHaan
Valerian (Dane DeHaan) e  Laureline (Cara Delevingne): casal sem química - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Diamond Films
A trama é baseada na HQ francesa escrita por Jean-Claude Mézières e existe uma razão forte para Besson tenha escolhido adaptá-la: Valerian foi a primeira história em quadrinhos que o diretor leu e a protagonista Laureline foi uma paixão de infância.

A história se concentra na dupla de agentes intergalácticos Valerian (Dane Dehaan) e Laureline (Cara Delevingne), que vivenciam uma espécie de amor mal resolvido e tentam separar essa questão da rotina profissional (mas sem sucesso).

Ao chegarem em Alpha, que abriga uma variedade de pessoas de todas as espécies e culturas do universo, eles são encarregados da missão de investigar um planeta desconhecido que pode representar uma ameaça aos milhões de habitantes da Cidade dos Mil Planetas.

As cores fortes e vibrantes e as criaturas de aparência estranha, que fizeram a fama do diretor em 'O Quinto Elemento', continuam uma constante, mas a trama carece de um fator que prenda o espectador e que não seja derivado de algum artifício de efeitos especiais.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas : Foto
Visual das criaturas são o forte do longa
A versão cinematográfica não é exatamente fiel à HQ, principalmente nos nomes de lugares e traços da personalidade de alguns personagens.

Entretanto, Besson faz um bom trabalho em atualizar o conceito de futurístico para uma realidade mais plausível, já que a história original foi publicada nos anos 60 e muitos gadgets da época não são exatamente novidade nos dias de hoje.

Mas é na ânsia de abranger toda a magnitude das páginas para as telonas que Besson acaba se perdendo.

Além de dirigir, Besson também escreve o roteiro - só que o resultado é uma trama que necessitava ser melhor trabalhada.

Há várias situações acontecendo ao mesmo tempo e diversos arcos sem amarração, que infelizmente vão a lugar nenhum.

Mas o maior problema é realmente o casal de protagonistas.

Pequenino e de aparência quase infantil, Dane Dehaan não convence em uma só tomada como um mulherengo irremediável, enquanto Cara Delevingne parece não ter se livrado, nem da postura, nem das caras e bocas da sua época de modelo.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas : Foto Dane DeHaan
Dehaan não convence como mulherengo
Como casal, eles se mostram incapazes de despertar qualquer tipo de afinidade em quem assiste, já que juntos, eles não tem um pingo de química.

Em meio a atuações, por vezes monótonas, Rihanna é quem acaba roubando a cena com um strip-tease poderoso e sensual.

Pena que a participação da cantora não foi mais explorada e, diante de uma personagem tão superficial e pouco relevante, se torna até injusto falarmos de suas habilidades de atuação.

Com um orçamento milionário e um nome feito em Hollywood, aqui Luc Besson deu um passo maior que a própria perna, ao criar um "Quinto Elemento anabolizado".

Se o novo longa é um filme corajoso e esteticamente primoroso, o resultado final, porém, não foi dos mais felizes.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS'
Título Original:
VALERIAN AND THE CITY OF A THOUSAND PLANETS
Gênero:
Aventura
Direção e Roteiro:
Luc Besson
Elenco:
Alain Chabat, Alexandre Nguyen, Cara Delevingne, Clive Owen, Dane DeHaan, Emilie Livingston, Ethan Hawke, John Goodman, Kris Wu, Mathieu Kassovitz, Rihanna, Rutger Hauer, Sam Spruell
Produção:
Luc Besson
Fotografia:
Thierry Arbogast
Montador:
Julien Rey
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat
Duração:
129 min.
Ano:
2017
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
10/08/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
EuropaCorp / Fundamental Films
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário