SINOPSE:
Século XXVIII.
Valerian (Dane DeHaan) é um agente viajante do tempo e do espaço que luta ao lado da parceira Laureline (Cara Delevingne), por quem é apaixonado, em defesa da Terra e seus planetas aliados, continuamente atacados por bandidos intergaláticos.
Quando chegam no planeta Alpha, eles precisarão acabar com uma operação comandada por grandes forças que deseja destruir os sonhos e as vidas dos dezessete milhões de habitantes do planeta.
CRÍTICA:
Na mesma época em que seu filme mais famoso, 'O Quinto Elemento', completa 20 anos, Luc Besson estreia outra superprodução de ficção científica, 'Valerian E A Cidade Dos Mil Planetas', em cartaz em 611 salas em todo o Brasil.
Não é coincidência.
Em sua passagem pelo Brasil, Besson deixou claro que seu novo filme era uma evolução de seu trabalho como cineasta e acredita que esse é o momento exato para um filme tão ousado e com o orçamento tão alto - é a produção mais cara da França, com custo de US$ 210 milhões.
De fato, temos aqui um sci-fi grandioso por seu visual e narrativa incomum, mesmo sofrendo com os excessos e a absoluta falta de química entre o casal protagonista.
Valerian (Dane DeHaan) e Laureline (Cara Delevingne): casal sem química - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Diamond Films |
A trama é baseada na HQ francesa escrita por Jean-Claude Mézières e existe uma razão forte para Besson tenha escolhido adaptá-la: Valerian foi a primeira história em quadrinhos que o diretor leu e a protagonista Laureline foi uma paixão de infância.
A história se concentra na dupla de agentes intergalácticos Valerian (Dane Dehaan) e Laureline (Cara Delevingne), que vivenciam uma espécie de amor mal resolvido e tentam separar essa questão da rotina profissional (mas sem sucesso).
Ao chegarem em Alpha, que abriga uma variedade de pessoas de todas as espécies e culturas do universo, eles são encarregados da missão de investigar um planeta desconhecido que pode representar uma ameaça aos milhões de habitantes da Cidade dos Mil Planetas.
As cores fortes e vibrantes e as criaturas de aparência estranha, que fizeram a fama do diretor em 'O Quinto Elemento', continuam uma constante, mas a trama carece de um fator que prenda o espectador e que não seja derivado de algum artifício de efeitos especiais.
Visual das criaturas são o forte do longa |
A versão cinematográfica não é exatamente fiel à HQ, principalmente nos nomes de lugares e traços da personalidade de alguns personagens.
Entretanto, Besson faz um bom trabalho em atualizar o conceito de futurístico para uma realidade mais plausível, já que a história original foi publicada nos anos 60 e muitos gadgets da época não são exatamente novidade nos dias de hoje.
Mas é na ânsia de abranger toda a magnitude das páginas para as telonas que Besson acaba se perdendo.
Além de dirigir, Besson também escreve o roteiro - só que o resultado é uma trama que necessitava ser melhor trabalhada.
Há várias situações acontecendo ao mesmo tempo e diversos arcos sem amarração, que infelizmente vão a lugar nenhum.
Mas o maior problema é realmente o casal de protagonistas.
Pequenino e de aparência quase infantil, Dane Dehaan não convence em uma só tomada como um mulherengo irremediável, enquanto Cara Delevingne parece não ter se livrado, nem da postura, nem das caras e bocas da sua época de modelo.
Dehaan não convence como mulherengo |
Como casal, eles se mostram incapazes de despertar qualquer tipo de afinidade em quem assiste, já que juntos, eles não tem um pingo de química.
Em meio a atuações, por vezes monótonas, Rihanna é quem acaba roubando a cena com um strip-tease poderoso e sensual.
Pena que a participação da cantora não foi mais explorada e, diante de uma personagem tão superficial e pouco relevante, se torna até injusto falarmos de suas habilidades de atuação.
Com um orçamento milionário e um nome feito em Hollywood, aqui Luc Besson deu um passo maior que a própria perna, ao criar um "Quinto Elemento anabolizado".
Se o novo longa é um filme corajoso e esteticamente primoroso, o resultado final, porém, não foi dos mais felizes.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS'
Título Original:
VALERIAN AND THE CITY OF A THOUSAND PLANETS
Gênero:
Aventura
Direção e Roteiro:
Luc Besson
Elenco:
Alain Chabat, Alexandre Nguyen, Cara Delevingne, Clive Owen, Dane DeHaan, Emilie Livingston, Ethan Hawke, John Goodman, Kris Wu, Mathieu Kassovitz, Rihanna, Rutger Hauer, Sam Spruell
Produção:
Luc Besson
Fotografia:
Thierry Arbogast
Montador:
Julien Rey
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat
Duração:
129 min.
Ano:
2017
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
10/08/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
EuropaCorp / Fundamental Films
Classificação:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário