sexta-feira, 11 de agosto de 2017

'GAME OS TRHONES'/ "THE SPOILS OF WAR': CONFIRA OS BASTIDORES DA BATALHA

<>
E você achou que havia se impressionado o suficiente na sexta temporada, com a 'Batalha dos Bastardos' – e, antes disso, com a 'Batalha de Durolar', a 'Batalha de Castelo Negro' e a Batalha Água Negra'...
<>

E então a sétima temporada colocou Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) de um lado, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e seu filho, Drogon, de outro - e você ficou sem saber para que lado torcer.

O episódio 4 da sétima temporada, 'The Spoils of War', mostrou o que a produção havia prometido com antecedência: dragões completamente crescidos, com direito a um Drogon do tamanho de um Boeing 747, cuspindo fogo nos soldados Targaryen de maneira impiedosa.

Em um vídeo de bastidores divulgado pela HBO, os produtores da série, David Benioff e D.B. Weiss e o diretor do episódio, Matt Shakman (que apenas estreou em 'Game of Thrones') falaram da grandiosidade das filmagens.

Veja:


Foram oito câmeras, incluindo uma câmera-aranha e um drone de alta precisão para capturar todos os movimentos, dezenas de dublês pegando fogo e muitas explosões.

"É como um filme de viagem no tempo", sugere Weiss. 

"E se alguém tivesse uma F-16 que pudesse levar para uma batalha medieval?"


Para Shakman, o maior desafio era balancear os muitos pontos de vista que a sequência exigia. 

"Eu escolhi focar em Jaime", contou. "Porque ele estava prestes a estar do outro lado de um grande ataque de um dragão. Tentando manter as suas tropas unidas enquanto assistia ao mundo sendo mudado para sempre."

A cena foi filmada em Cáceres, na Espanha, mais especificamente na região de Los Barruecos. 

São dezenas de departamentos trabalhando me conjunto, em um dos maiores desafios da série até agora – como pontua Benioff

Enquanto as equipes de cenário se preocupam com o visual destruído, com os mínimos detalhes para que todo o campo pareça destruído pelo fogo, a equipe de fotografia toma fôlego para um Senhor Trabalho.

"Trabalhamos com três veículos de rastreamento diferentes; tínhamos uma picape com uma boa suspensão para as incursões dos dothraki; um outro veículo chamado Shadow Tracker (...) e depois basicamente um Buggy equipado com um estabilizador para tirar todas as tremedeiras e nos fornecer cenas regulares para usarmos nas sequências de movimento", contou o diretor de fotografia Rob McLachlan.

Para as cenas que acompanham Dany e Drogon em primeiro plano, Shakman conta que foi usada uma companhia chamada Fly Cam

"É basicamente um drone equipado como um mini-helicóptero. Eles conseguiam ir muito rápido e ter uma imagem muito mais sólida do que se tivéssemos usado um drone tradicional", explica o diretor.

Nessas dimensões, a batalha toda se ampara muito em efeitos visuais, sobretudo porque o elemento mais chamativo é Drogon.

"Para se ter uma ideia, na sexta temporada, que foi a nossa maior temporada até agora, tivemos 11 cenas com a Emilia montada no dragão. Nesta cena, tivemos mais de 80", revela o supervisor de efeitos visuais Joe Bauer.

HBO
Mas o maior desafio da equipe foi criar com a maior veracidade possível o movimento das chamas emitidas por Drogon

Sobretudo em uma das sequências em que o ponto de vista está em Dany e o dragão destrói uma linha reta de trens de pilhagem e soldados Lannister. 

O primeiro passo é, literalmente, explodir coisas.

 Com bombas subterrâneas e explosões contidas, sob o olhar de Sam Conway, o supervisor de efeitos visuais responsável por "colocar fogo nas coisas" – como Benioff define. 

Depois, é criar as labaredas que vêm 'de cima para baixo'.

"Sempre vamos aumentar o tamanho das chamas na pós-produção. Vamos gravar os elementos principais sob um fundo preto, mas Sam precisa fazer com que o impacto das chamas seja destacado, como se estivesse viajando", explica o produtor Chris Newman.


Por fim, há dois elementos específicos que não podem ser criado com efeitos visuais: as incursões dos dothraki e os dublês em chamas.

"Nós queimamos mais homens do que jamais haviam sido queimados em uma única tomada e em uma única sequência", revela Shakman – e até o maior número de homens queimados na história da televisão, de acordo com o produtor Duncan Muggoch

Foram 20 pessoas em uma sequência, o que de fato é um recorde.

"Quando você tem toda essa quantidade de pessoas, e todas elas nas chamas, e o calor aumentando no centro..., eu queria ter certeza de que poderíamos manter todos distantes um do outro o máximo possível", explica Conway, revelando que este é o segredo para manter a segurança. E os dublês completam, explicando que o necessário é manter o ritmo de respiração calmo, para salvar oxigênio.

O resultado – o impressionante resultado, diga-se – você confere no episódio 'The Spoils of War', disponível na HBO Go.

Veja mais cenas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário