quinta-feira, 4 de maio de 2017

STAR WARS DAY: SAIBA O MOTIVO DOS FÃS CELEBRAREM O DIA 4 DE MAIO


<>
'Star Wars' voltou a ser uma febre graças a 'O Despertar Da Força' e 'Rogue One'
<>

Rey (Daisy Ridley) é um dos grandes personagens da atualidade e a Disney planeja expandir a franquia em todas as direções.

E o dia para comemorar tudo isso é hoje, 4 de maio.

Antes de mais nada, não custa lembrar que no dia 25 de maio de 1977 chegou aos cinemas 'Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança', início de uma odisseia espacial que se transformou em um dos maiores fenômenos do mundo e da cultura pop.

O fato é que, ao longo dos anos, o sucesso dos filmes da saga estelar só cresceu e ganhou fãs cada vez mais fiéis.

Mas se o primeiro filme saiu no dia 25 de maio, o que tem a ver a data 4 de maio, conhecida como 'Star Wars Day'?

Essa data foi escolhida por causa de uma das frases mais importantes dos longas da franquia - "Que a força esteja com você".

Se em português o trocadilho não faz sentido, em inglês a expressão "May the 4th", referente à data, soa bem parecido com a "may the force be with you".

Simples, não?


Para se ter ideia da importância da data para a cultura pop, há lugares que acontecem grandes convenções e encontros, onde as pessoas podem participar de atividades especiais, como concursos de fantasias e debates sobre o universo de Star Wars.

Além disso, é um dia que costuma estar marcado por grandes novidades dos próximos filmes.

Comemorada pela primeira vez em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, as festividades aconteceram em um cinema subterrâneo, incluíram um game show sobre a trilogia original (Episódios 4, 5 e 6), um concurso de fantasias com o júri sendo formado por celebridades e a exibição em tela grande dos melhores filmes da série.

Atualmente, muitas cidades do mundo possuem grandes comemorações para o longa.

E o dia 25 de maio?

Ele pode ser o aniversário do lançamento de Star Wars, mas é também o dia em que é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha.

A data é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs de Douglas Adams, autor de 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', que ganhou um divertido filme em 2005.

Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série.

A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001.

O lançamento de Star Wars nesse dia é só mais um dos motivos da escolha dessa data para essa outra comemoração.

Na época do lançamento, em apenas seis dias de exibição, o primeiro filme de 'Star Wars' rendeu US$ 2,5 milhões somente nos EUA e rapidamente virou febre.

A saga espacial ganhou então cinco continuações que sustentaram o fenômeno, angariando não apenas dez Oscar e reconhecimento, mais milhões de dólares com a venda de produtos - como brinquedos, livros, cadernos, pôsteres, roupas, games, CDs, DVDs, etc.

Se hoje isso é uma prática comum para quase todos os longa-metragens, era novidade na época.

E a febre voltou com 'Star Wars: O Despertar Da Força', primeiro longa desde que a Disney comprou a Lucasfilm de George Lucas e que apresentou a franquia a uma nova geração, faturando US$ 2 bilhões nos cinemas de todo o mundo.

Atualmente, a franquia está viva em games, séries - como a ótima 'Rebels' - quadrinhos e os novos filmes produzidos pela Disney.

Aproveite e reveja o trailer de 'Star Wars: Os Últimos Jedi' e torça para mais novidades dos novos longas saírem ainda nesse 4 de maio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário