quinta-feira, 18 de maio de 2017

'REI ARTHUR - A LENDA DA ESPADA': CHEIO DE CLICHÊS E SEM PROFUNDIDADE, LONGA DIVERTE E É BOA DIVERSÃO

SINOPSE:

Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem das ruas que controla os becos de Londonium e desconhece sua predestinação até o momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur.

Desafiado pela espada, ele precisa tomar difíceis decisões, enfrentar seus demônios e aprender a dominar o poder que possui para conseguir, enfim, unir seu povo e partir para a luta contra o tirano Vortigern (Jude Law), que destruiu sua família.

CRÍTICA:

O diretor Guy Ritchie entrega ao público bons filmes, como 'Sherlock Holmes', sempre se esforçando em fazer uma versão modernizada de histórias clássicas, com foco no entretenimento e pegada de filme de super-herói.

É o que ele fez novamente em 'Rei Arthur: A Lenda da Espada', que estreou hoje em 606 salas em todo o Brasil depois de naufragar no fim de semana passado na bilheteria americana.

A explicação para o fracasso é simples: o longa tem elementos pop demais para a velha história, que praticamente some diante dos efeitos, mesmo conseguindo divertir o espectador.

Rei Arthur - A Lenda da Espada : Foto Charlie Hunnam
Arthur (Charlie Hunnam) e a Excalibur - Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.
No longa, Arthur (Charlie Hunnam) deve aprender a aceitar que ele não é apenas um criminoso que conquistou status nas ruas da Londres antiga, mas sim filho de Uther Pendragon (Eric Bana) e verdadeiro rei da Inglaterra.

O bom ator, que nessa semana deu show de simpatia ao vir lançar o longa aqui em São Paulo convence em sua jornada do herói, mas os clichês se acumulam em sua caracterização com temas recorrentes como o herói relutante, a busca por vingança e o peso do passado.

Djimon Hounsou e Aidan Gillen (Bedivere e Bill respectivamente) são boas companhias para o protagonista, embora seus personagens, mal desenvolvidos, não tenham muito para mostrar.

Infelizmente, o mesmo vale para o terrível vilão Vortigern: seu intérprete, Jude Law, é capaz de evitar cair na caricatura fácil do personagem, mas o papel não oferece muito para o também bom ator se aprofundar.

Rei Arthur - A Lenda da Espada : Foto Jude Law
Jude Law é o vilão Vortigern
Felizmente, essa é a história da lenda da espada, e Arthur não é nada sem sua Excalibur.

E não só porque é uma arma lendária, também por conter o poder do mago Merlin e ser capaz de vencer batalhas sozinha, o que deixa tudo muito fácil na realidade e tira o suspense das batalhas.

O caminho do protagonista até dominar a arma lembra muito qualquer história de origem de super-heróis, o que deixa tudo muito óbvio.

O olhar apurado de Guy Ritchie fica evidente em diversos momentos, principalmente nas cenas das ruas de Londres, dominadas por bandidos, gangues e valentões, em sequências ótimas de se ver.

O problema do diretor é passar rapidamente por questões que poderiam ser melhor abordadas.

Rei Arthur - A Lenda da Espada : Foto Charlie Hunnam, Guy Ritchie
Guy Richie (sentado) comandando as filmagens do longa
As Terras Sombrias poderiam ter um filme próprio e como ponto de virada na trama deveria ser melhor desenvolvido, mas o diretor resolve passar por esse momento como se fosse um clipe musical, com cortes rápidos.

O mesmo vale para o final corrido demais e algumas questões mal explicadas por trás do vilão.

Para compensar, o longa tem cenas realmente boas, lutas inspiradas, perseguições cheias de adrenalina, ação desenfreada e alguns diálogos bem criativos, que realmente funcionam e valem o ingresso.

Sem falar que o mundo apresenta forças místicas misteriosas, magos e outros elementos fantásticos interessantes, assim como uma viva representação do submundo londrino na baixa idade média.

Rei Arthur - A Lenda da Espada : Foto Charlie Hunnam
Cena do longa
Embora a produção de arte faça um bom trabalhos no cenários, o CGI, muitas vezes, deixa a desejar e as falhas ficam evidentes.

O mesmo vale para o figurino.

Ao menos a trilha-sonora é realmente boa.

O longa em alguns momentos empolga e você até esquece dos problemas óbvios da obra.

Em outros, os defeitos são evidentes e assistir se torna uma pequena tortura.

O abuso de clichês e a mistura de elementos da lenda original sem muito cuidado com a forma de apresentação e com floreios desnecessários acabam por causar frustração.

Apesar da extensa lista de prós e contras, o filme consegue alcançar seu objetivo final: divertir sem preocupação com aprofundamento.

É entretenimento puro, para assistir com amigos e comendo pipoca.

Vale uma ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'REI ARTHUR - A LENDA DA ESPADA'
Título Original:
KING ARTHUR: LEGEND OF THE SWORD
Gênero:
Ação
Direção:
Guy Ritchie
Roteiro:
Guy Ritchie, Joby Harold
Elenco:
Aidan Gillen, Annabelle Wallis, Astrid Bergès-Frisbey, Charlie Hunnam, Daniel Stisen, David Beckham, Djimon Hounsou, Eline Powell, Eric Bana, Hermione Corfield, Jude Law, Katie McGrath, Michael McElhatton, Mikael Persbrandt, Neil Maskell
Produção:
Akiva Goldsman, Guy Ritchie, Joby Harold, Lionel Wigram, Richard Suckle, Steve Clark-Hall, Tory Tunnell
Fotografia:
John Mathieson
Montador:
James Herbert
Duração:
126 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
18/05/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Safehouse Pictures / Village Roadshow Pictures / Warner Bros. / Weed Road Pictures / Wigram Productions
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário