sexta-feira, 26 de maio de 2017

CANNES 2017: NOVO LONGA DE FRANCOIS OZON É OVACIONADO E SE TORNA SÉRIO GANHADOR À PALMA DE OURO


<>
É a quarta participação do diretor na mostra competitiva, onde jamais foi premiado
<>

Por Francisco Russo, do site AdoroCinema

Independente do país de origem, jornalista que cobre o Festival de Cannes está sempre conversando sobre de onde pode vir a Palma de Ouro

Por mais que a mostra competitiva deste ano esteja bastante parelha e de boa qualidade, não houve um filme gerasse um forte burburinho em torno do assunto.

Até agora.

Exibido ontem à noite para a imprensa mundial, 'L'Amant Double' foi o filme mais aplaudido dentre os exibidos na mostra competitiva - o que não significa que tenha sido unanimidade, é bom ressaltar.

Ao término da sessão, os comentários variavam, de que o filme era "genial" ou que era "um lixo".

Tamanha divisão tem motivo.

De volta ao suspense erótico, o diretor François Ozon ('Swimming Pool', 'Jovem e Bela') traz a história de uma mulher reprimida sexualmente que, após constantes dores na altura do estômago, decide buscar ajuda psiquiátrica.

Assim conhece Paul, que após algumas sessões se torna seu amante.

Ele então indica uma colega para tratar de seu novo amor, mas ela prefere se consultar com outro psicólogo: o irmão gêmeo de Paul, que desconhecia até então.

Sem o menor medo de flertar com o bizarro, Ozon mergulha fundo em uma trama repleta de clichês típica de filmes B ou pulp books, com direito a muita tensão sexual - e cenas quentes - envolvendo os protagonistas Marine Vacth e Jérémie Renier.

A habilidade do diretor em orquestrar história tão absurda é o que a torna tão atraente, especialmente após a impactante - e genial - cena de abertura.

Confira o trailer do longa:

Se 'L'Amant Double' é o filme mais controverso da mostra competitiva até o momento, é preciso também dizer que não se trata do melhor trabalho do diretor - ao menos 'Dentro da Casa' e 'Ricky' são melhores.

Ainda assim, a proximidade da conjunção tensão erótica/bizarrices/manipulação de clichês com os primeiros filmes dirigidos por Pedro Almodóvar, presidente do júri deste ano, é um argumento dos que acreditam que possa levar a Palma de Ouro.

Com apenas mais dois filmes da mostra competitiva a serem exibidos, 'In the Fade' e 'We Were Never Really Here', a bolsa de apostas dos premiados em Cannes está em polvorosa.

O anúncio dos premiados acontecerá neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário