quinta-feira, 20 de outubro de 2016

'O CONTADOR': APESAR DOS CLICHÊS, LONGA SURPREENDE PELA BOA AÇÃO E BEN AFFLECK CARISMÁTICO


SINOPSE:

Desde criança, Christian Wolff (Ben Affleck) sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo.

Apesar da oferta de ir para uma clínica voltada para crianças especiais, seu pai insiste que ele permaneça morando em casa, de forma a se habituar com o mundo que o rodeia.

Ao crescer, Christian se torna um contador extremamente dedicado, graças à facilidade que tem com números, mas antissocial.

A partir de um escritório de contabilidade, instalado em uma pequena cidade, ele passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.

Ao ser contratado para vistoriar os livros contábeis da Living Robotics, criada e gerenciada por Lamar Blackburn (John Lithgow), Wolff logo descobre uma fraude de dezenas de milhões de dólares, o que coloca em risco sua vida e da colega de trabalho Dana Cummings (Anna Kendrick).

CRÍTICA:

Se em 'O Contador', longa em exibição em 279 salas em todo o Brasil, não temos uma premissa original, é a direção precisa do irlandês Gavin O'Connor e a atuação convincente de Ben Affleck (aqui, um Batman sem máscara e com pitadas de 'Psicopata Americano') é que tornam tudo muito interessante.

O primeiro de diversos clichês é o do gênio antissocial, com um passado obscuro e capaz de coisas incríveis.

O Contador : Foto Ben Affleck
Ben Affleck é o protagonista Christian Wolff - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Warner Bros.
Christian Wolff (Affleck) é um contador freelancer e expert em matemática que, por trás da fachada de escritório aparentemente comum, conta com um leque de clientes envolvidos com tráfico de drogas e terrorismo.

Apesar de extremamente inteligente, ele desenvolveu diversos tipos de T.O.C. e tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, principalmente porque sofre com um tipo especial de autismo.

Quando criança, ele e o irmão foram abandonados pela mãe e criados pelo pai, que atuou no exército americano no passado.

Com medo de que os filhos não conseguissem se defender, ele os colocou em um regime intensivo de luta e técnicas de autodefesa, os transformando em verdadeiras máquinas de matar.

Ao ser contratado para analisar as finanças de uma empresa e descobrir um rombo milionário, ele e a contadora efetiva Dana (Anna Kendrick) acabam sendo alvos de um grupo de assassinos de aluguel.

O Contador : Foto Anna Kendrick
Dana (Anna Kendrick), em cena do longa
Mesmo sem conseguir demonstrar seus sentimentos, Wolff faz de tudo para protegê-la e encontrar os responsáveis pelo dinheiro desviado.

Do outro lado, o agente quase aposentado Ray King (J.K. Simmons) e a talentosa e promissora Marybeth Medina (Cynthia Addai-Robinson) correm contra o tempo para encontrar o contador.

Aqui, toda a ação ocorre de forma rápida e roteiro rejeita monólogos desnecessários.

Aliás, o roteiro oferece alívio cômico só quando é necessário, bem como humaniza o personagem de Affleck, sem o isentar de julgamentos morais.

Mesmo quando o filme recorre a flashbacks da infância de Wolff, esse recurso é muito bem usado e nada maçante, como acontece em tantos outros filmes.

E não é que Affleck está mais confortável no combate corpo a corpo neste filme do que em 'Batman Vs Superman'?

Outra semelhança entre o personagem e o Homem-Morcego são os seus "brinquedinhos", mas os gadgets de Wolff não são tão interessantes.

O longa só peca em deixar de lado os personagens de Simmons e Cyntia Addai-Robinson - que só voltam a aparecer perto da conclusão do filme.

O Contador : Foto Cynthia Addai-Robinson, J.K. Simmons
Simmons e Cyntia Addai-Robinson, em cena do filme
É que eles mostram potencial desde o começo e poderiam ser mais bem explorados.

Mesmo com o final anti clímax e mesmo sem fechar todos os arcos abertos na trama, o longa surpreende com boas cenas de ação e um Ben Affleck mais carismático e muito acima do esperado.

Não à toa, 'O Contador' estreou na semana passada nos EUA e já se tornou o Top 1 da bilheteria americana.

Segundo o site Box Office Mojo, o longa arrecadou US$ 24,7 milhões em sua estreia.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
O Contador : Poster
'O CONTADOR'
Título Original:
THE ACCOUNTANT
Gênero:
Ação
Direção:
Gavin O'Connor
Roteiro:
Bill Dubuque
Elenco:
Alison Wright, Andy Umberger, Anna Kendrick, Ben Affleck, Cynthia Addai-Robinson, Gary Basaraba, Gregory Alan Williams, Gregory Fears, Inder kumar, J.K. Simmons, Jeffrey Tambor, Jessica Marie C., John Lithgow, Jon Bernthal, Ron Yuan
Produção:
Lynette Howell, Mark Williams
Fotografia:
Seamus McGarvey
Montador:
Richard Pearson
Trilha Sonora:
Mark Isham
Duração:
128 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
20/10/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Electric City Entertainment / Zero Gravity Management
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário