sábado, 29 de outubro de 2016

'DOUTOR ESTRANHO': SAIBA MAIS SOBRE O FILME DA MARVEL QUE ESTREIA NA SEMANA QUE VEM

<>
'Doutor Estranho' estreia na quarta (2) e nessa postagem, você confere as últimas novidades sobre o longa
<>

A pré-venda de 'Doutor Estranho'  já começou nos sites das redes de cinema de todo Brasil, onde estreia na quarta, 02 de novembro, aproveitando o feriado nacional do Dia de Finados.

Dirigido por Scott Derrickson, o filme traz em seu elenco Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Tilda Swinton, Mads Mikkelsen, Scott Adkins, Benjamin Bratt, Michael Stuhlbarg e Benedict Wong.

O filme segue a história do neurocirurgião Dr. Stephen Strange que, em sua busca pela cura após um terrível acidente de carro, descobre a magia em um lugar misterioso conhecido como Kamar-Taj.

A partir daí, ele se torna o Mago Supremo.

Confira agora as últimas informações a respeito do longa:

OS VILÕES:

O maior mistério do filme está em torno do vilão enfrentado pelo mago supremo da Marvel.

O dinamarquês Mads Mikkelsen vive Kaecilius, um antagonista que parece ter o poder de manipular as realidades de forma psicodélica e distorcê-la para cumprir suas necessidades - só que ele não parece ser o único inimigo presente na produção.

Nas HQs, um personagem de mesmo nome aparece como um discípulo do Barão Mordo, clássico vilão de Doutor Estranho (que está no filme de forma diferente, mas já chegaremos lá), porém, a verdade é que o antagonista do cinema não parece ser o mesmo dos quadrinhos e isso deixou muita gente perdida.

A resposta parece ter sido parcialmente revelada numa HQ especial que serve de prelúdio para o filme.

Kaecilius, interpretado por Mads Mikkelsen em Doutor Estranho
Mads Mikkelsen vive Kaecilius
Nessa história, Kaecilius foi um poderoso mago e mestre das Artes Místicas.

Ele lutava ao lado de Wong (Benedict Wong), da Anciã (Tilda Swinton) e Mordo (Chiwetel Ejiofor), grupo do qual Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) fará parte posteriormente.

Ele é o único desse grupo a usar duas adagas ao invés de bastões como arma, algo que o diferencia dos companheiros logo de cara.

Kaecilius nas HQs
Cena da Hq que serve de prólogo para o filme - Marvel Comics
Quando precisa investigar o roubo de um artefato, consegue acessar novos níveis de poder e passa a pretender manipular as dimensões para trazer sua esposa e filho de volta dos mortos, algo proibido pela Anciã.

Com isso, Kaecilius começa a sentir que a ordem da qual faz parte falhou em sua promessa de ajudá-lo a encontrar um sentido para as mortes trágicas de seus familiares, ele então se rebela e forma um grupo focado em aprender a usar as artes místicas que a Anciã escondia dele.

O seu real objetivo, porém, ainda é um mistério - mas em uma das cenas divulgadas para imprensa ele afirma querer "destruir o universo".

Aí entramos em outra questão do filme: a suposta amizade entre Stephen e Mordo, um dos maiores vilões dos quadrinhos.

A grande pergunta é: Mordo e Stephen Strange serão realmente amigos?

Chiwetel Ejiofor, intérprete de Mordo, falou ao Collider sobre a jornada do personagem.

"Não acho que ele é uma entidade invejosa. Ele é muito mais puro que isso", comentou.

"Nos quadrinhos, a motivação dele para se tornar vilão é mais bidimensional, aqui tentamos criar uma pessoa que se vira contra seus amigos graças a um senso de lealdade ao que o Kamar-Taj representa, a o que a Anciã representa. Ele vê uma ameaça e quer eliminá-la".

Isso já entrega um pouco que talvez a reviravolta aconteça ainda nesse filme, mas é impossível ter certeza até os eventos se desenrolarem nas telonas.

Mas quem é Mordo?

Doutor Estranho
Benedict Cumberbatch e Chiwetel Ejiofor, nas filmagens em NY - Collider
Nos quadrinhos, é um nobre da Transilvânia e aprendiz das artes místicas que pretende matar seu mestre, o Ancião (Anciã no filme).

Stephen Strange descobre o plano e interfere, forçando Mordo a agir contra ele.

Ancião usa então essa oportunidade para convencer Strange a se tornar seu aprendiz.

Mordo é exilado, abraça de vez a magia negra e passa a invocar demônios para lutar abertamente contra sua antiga ordem.

Entretanto, as mudanças serão muitas extensas no cinema e sua origem e desenvolvimento do personagem mudam completamente.

"Ele está diferente neste filme. É um defensor de Strange no começo do filme. O Ancião não vê potencial em Steven como Mordo vê. Mordo é aquele que conversa com o ancião para que o ensine. Mordo será um parceiro e mentor do Doutor Estranho. Isso era algo que queríamos fazer diferente dos quadrinhos porque...Tem algumas coisas que são óbvias demais para a audiência moderna. O rival invejoso que se vira contra o amigo quando este passa a mostrar sinais de talento? Não queríamos isso"  - explicou Kevin Feige, chefão da Marvel, ao Comicbook.

Mas ainda existe outro elemento que pode ser revelado ainda nesse filme, uma entidade de energia e, talvez, inimigo mais poderoso de 'Doutor Estranho':

Dormammu nasceu há milhões em Faltine, dimensão caótica, onde ele é capaz de adquirir e manipular energia mística.

Eventualmente, Dormammu encontra a Dimensão Negra, que estava em paz por vários milênios, incitando uma rebelião local para destronar o soberano local, Olnar.

Na Dimensão Negra, Dormammu continuou a adquirir energia, assumindo sua popular aparência demoníaca.

O vilão se interessou pela Terra e fez diversas incursões contra o planeta, mas sempre era impedido graças a uma barreira mística estabelecida nos primórdios do planeta ou banido por Doutor Estranho.

Influente, o vilão chegou a criar alguns seres que espalhariam o caos na Terra, como Jack, o Estripador.

Dormammu
O vilão Dormammu na sua versão das Hqs - Marvel Comics
Na Terra, ele fez uma aliança com Barão Mordo para que este matasse o Ancião, permitindo sua entrada no plano.

É bem possível que essa entidade esteja por trás dos eventos do filme, tanto que, em uma das cenas divulgadas do filme, um ser que se assemelha a Dormammu aparece na Dimensão Negra, mas não existe confirmação de que ele esteja no longa.

Há boas chances de ele aparecer apenas como mandante distante dos eventos do primeiro filme - como Thanos aparece em 'Guardiões Da Galáxia' e 'Os Vingadores - The Avengers'.

Também é bem possível que toda essa conspiração esteja presente, mas Kaecilius seja o vilão do primeiro filme, Mordo do segundo e Dormammu do terceiro.

Isso caso o longa ganhe continuações, claro.

ENTREVISTA - SCOTT DERRICKSON:

O diretor Scott Derrickson é mais conhecido pelos seus filmes de terror - como 'O Exorcismo De Emily Rose', 'Livrai-nos Do Mal' e 'A Entidade'.

O site brasileiro Cineclick conversou por telefone com Derrickson, que além de falar sobre essa mudança de gênero, comentou a semelhança do longa com outras produções da Marvel e revelou os motivos que o levaram a escolher a atriz Tilda Swinton para interpretar O Ancião, personagem originalmente asiático e masculino.

Começando pelas comparações, Derrickson  foi perguntado sobre o tom do longa, já que a Marvel é frequentemente "acusada" de ser colorida demais, em comparação com os filmes da DC Comics, por exemplo.

"[Doutor Estranho] é mais próximo de Soldado Invernal, bem mais obscuro, mas também é colorido em alguns momentos e traz situações bizarras bem parecidas com as que vimos em Guardiões da Galáxia. É um filme sério, mas também é engraçado", afirmou Derrickson.

Para criar o universo mágico de 'Doutor Estranho', o cineasta bebeu em diversas fontes, mas suas principais inspirações foram as HQ'S.

"A base foi, sem dúvida, a obra de Stan Lee e Steve Ditko, que é cheia de imagens fantásticas e idéias ambiciosas. Dei uma boa pesquisada nas últimas HQ's e também no trabalho de Escher, do qual eu gosto muito".

Maurits Cornelis Escher, a quem o diretor se refere, é um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras e litografias, sempre retratando construções impossíveis - como as escadas que não dão a lugar nenhum - e cenários surrealistas e coloridos - definitivamente, a cara de 'Doutor Estranho'.

Tilda Swinton
Tilda Swinton como a Anciã, em cena do longa - Disney
Uma das maiores polêmicas envolvendo o filme foi a escolha da atriz Tilda Swinton para interpretar a figura do Ancião, que nos quadrinhos é um mentor para Stephen.

Não é a primeira vez que a excêntrica atriz interpretou um personagem masculino - em 2005 ela viveu o Anjo Gabriel em 'Constantine', encarando um visual andrógino.

"O Ancião era um personagem muito estereotipado nos quadrinhos. Eu achei que essa ideia de um velho asiático era clichê e não funcionaria tão bem com o público do cinema. Ter uma mulher no papel seria a melhor forma de fazer isso. Mas queríamos escolher uma pessoa que não seguisse o padrão jovem, de roupas sexys e justas, mas sim uma figura misteriosa, fascinante. Eu queria que ela fosse o oposto das HQ'S".

A atriz até chegou a elogiar a diversidade do elenco, em entrevista recente:

"O filme da Marvel se desvia do material de origem de várias maneiras. E, como uma artista que trabalhou desde o início dentro de uma estética não convencional, sei como é sempre bem vinda a urgência de representatividade", explicou.

"A escolha deles foi positivamente diversa: O Ancião deste filme nunca foi visto como um velho tibetano como nos quadrinhos. O Barão Mordo, um cara caucasiano e vindo da Transilvânia, é interpretado por Chiwetel Ejiofor. Benedict Wong tem um papel significante como Wong, que é um personagem bem menor nos quadrinhos", completou.

Ainda assim, a escolha de Swinton foi acusada de "white washing" - termo em inglês usado quando uma pessoa ou personagem não-caucasiano é substituído por outro, de visual mais europeu.

Resultado de imagem para Scott Derrickson dr strange
O ator  Chiwetel Ejiofor, o diretor Scott Derrickson e o protagonista Benedict Cumberbatch, nas filmagens em externa em Nova York - Comic Book Movie
Mesmo com a imensa experiência no terror, Derrickson garante que a mudança não foi drástica.

O diretor, que sempre quis comandar um filme de super-heróis, acredita inclusive que foi seu currículo o responsável pela escolha da Disney.

"Não foi uma grande transição, como você deve imaginar, até porque o Doutor Estranho é um personagem místico e sobrenatural. Foi exatamente por isso que eu aceitei o convite. Minha habilidade de lidar com esse universo é provavelmente a razão pela qual fui contratado".

Os fãs já sabem que sair da sala depois da sessão de um filme da Marvel antes do final dos créditos é pedir para perder um grande easter egg de outro longa.

Como já é de costume, os filmes da editora sempre trazem pelo menos uma cena inédita após os filmes e com 'Doutor Estranho' não será diferente.

Derrickson não quis revelar muito sobre a sequência e se limitou apenas a dizer que devemos "esperar para ver".

Entretanto, o site ScreenCrush revelou a suposta descrição das cenas, sim, serão duas! - leia abaixo.

AS CENAS PÓS-CRÉDITOS:

Em uma das cenas, a do meio dos créditos, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) encontra Thor (Chris Hemsworth) no Santuário de Nova York e questiona a presença dele e do irmão, Loki (Tom Hiddleston) na cidade.

Para que os dois vão embora logo do planeta, promete ajudá-los a encontrar Odin (Sir Anthony Hopkins).

No entanto, o Mago dá uma condição: que eles voltem para Asgard definitivamente depois disso e isso pode significar que veremos Strange em 'Thor 3: Ragnarok'.

Resultado de imagem para chiwetel ejiofor dr strange
Mordo (Chiwetel Ejiofor) em cena do longa - Comic Book Movie
Já na outra cena, realmente a do final dos créditos, quem aparece é Mordo (Chiwetel Ejiofor).

Ele se encontra com um personagem secundário vivido por Benjamin Bratt, o responsável por colocar Stephen Strange no caminho da magia.

Mordo então o ataca e afirma que descobriu o problema do mundo: "há feiticeiros demais".

O ÚLTIMO TRAILER:

Nenhum comentário:

Postar um comentário