quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MEMÓRIA: MICHAEL MASSEE, ATOR QUE ACIDENTALMENTE MATOU BRANDON LEE NAS FILMAGENS DE 'O CORVO'


<>
O ator chegou a ficar afastado um ano da carreira para se recuperar da tragédia
<>

Nascido em Kansas City, no Missouri, Michael Massee participou de mais de 80 filmes e séries de TV - entre eles "Seven: Os Sete Crimes Capitais", "O Espetacular Homem-Aranha" e das séries "CSI" e "Arquivo X".

Mas ele ficou mais conhecido por ter sido um dos responsáveis pela morte acidental do protagonista Brandon Lee durante as filmagens de "O Corvo", em 1993.

Brandon era filho da lenda Bruce Lee e fazia seu primeiro protagonista.

O episódio ocorrido nas filmagens alçou os números nas bilheterias, tornando o filme sensação dos cinemas em 1994.

Massee, que interpretava o vilão Funboy atirou em Lee em uma das cenas de "O Corvo".

Massee em cena como o vilão Funboy em 'O Corvo' - Divulgação

A cena pedia que Funboy atirasse no personagem de Lee, Eric Draven, quando este entra em seu apartamento e vê sua noiva sendo espancada e estuprada por bandidos.

É um procedimento comum em filmagens envolvendo tiros a utilização de armas de verdade, equipadas com festim, que são cartuchos sem projétil contendo duas vezes mais pólvora que uma munição normal para causar explosão e barulho.

Em uma cena anterior, a arma que foi utilizada por Massee precisou ser carregada com munição de verdade para que a cena de tiro tivesse mais realidade - só que um dos projéteis ficou preso no cano do revólver e aparentemente não foi percebido, mesmo após a limpeza da arma e o novo carregamento com balas de festim.

Lee entrou no set segurando um falso saco de supermercado que continha uma bolsa explosiva com sangue artificial e Massee disparou o revólver no ator.

A pólvora do festim fez com que o projétil que estava preso no cano fosse acidentalmente liberado, atravessando o saco que Lee trazia consigo e perfurando seu abdômen.

Demorou-se algum tempo para que a equipe do estúdio Carolco percebesse o que realmente havia acontecido.

Lee foi levado às pressas para o New Hanover Regional Medical Center, em Wilmington, Carolina do Norte, mas acabou morrendo em decorrência de hemorragia interna ainda na mesa de operações, após 10 horas de tentativas frustradas para salvá-lo.

Ele tinha apenas 28 anos de idade e era considerado um dos mais promissores atores de Hollywood na época.

A morte do protagonista causou um grande problema para a produção dirigida por Alex Proyas, já que Lee ainda teria de rodar cenas pelos próximos oito dias.

Assim, a produção optou por usar um dublê na maioria delas e em algumas, que exigiam close, foi usado pela primeira vez o recurso de recorte - do rosto de Lee aplicado por cima da face do dublê.

Após a tragédia, a família e a noiva de Brandon, Eliza Hutton, não cogitaram processar Michael, pois todos reconheceram que ele não teve culpa pelo que aconteceu.

Ainda assim, Michael ficou tão abalado pelo ocorrido que permaneceu meses afastado da mídia e só retomou seus projetos de filmagem após quase um ano da morte de Brandon.

O ator dizia até hoje que sofria muito com pesadelos lembrando a fatídica cena.

Michael Massee morreu nesta quinta (27) aos 61 anos.

As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Ele deixa a mulher, Ellen Massee, e dois filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário