quinta-feira, 13 de outubro de 2016

'INFERNO': NO PIOR FILME DA CINESSÉRIE, NEM TOM HANKS CONSEGUE SALVAR A TRAMA TEDIOSA E GENÉRICA


SINOPSE:

Desta vez, o professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon (Tom Hanks) acaba parando na Itália e se envolve em mais uma aventura, envolvendo um bilionário lunático que criou um vírus para dizimar metade da população humana, pois ele acredita seriamente que essa é a unica maneira de salvar o planeta.

Agora, Langdon se vê em uma jornada em que procura desvendar os mistérios do clássico da literatura "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, para conseguir encontrar esse vírus mortal antes que pessoas mal intencionadas o liberem.

CRÍTICA:

A parceria entre o diretor Ron Howard e o escritor de best-sellers Dan Brown deu mais um fruto.

Depois de 'O Código Da Vinci' e 'Anjos E Demônios', 'Inferno', em exibição em 540 salas em todo o Brasil, nem parece uma continuação.

Se o astro Tom Hanks volta como o professor Robert Langdon, aqui temos um elenco renovado, com Felicity Jones, Omar Sy, Irrfan Khan e Ben Foster em papéis no mínimo instigantes.

Inferno : Foto Felicity Jones, Tom Hanks
Tom Hanks e Felicity Jones, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
O longa começa com Langdon tendo terríveis visões sobre o que seria o fim do mundo: pessoas com feridas espalhadas pelo corpo, acometidas por pragas, ruas inundadas por águas vermelhas e fogo.

Quando acorda de seu pesadelo, ele se vê em um quarto de hospital sob os cuidados da Dra. Sienna Brooks (Felicity Jones), que conta que ele foi vítima de um tiro de raspão na cabeça e que foi encontrado misteriosamente nas ruas de Florença, na Itália.

O professor não consegue se lembrar de nada do que aconteceu e nem como foi parar ali.

Logo em seguida, a dupla é surpreendida por uma mulher armada que atira contra eles.

Por sorte, conseguem fugir e vão até o apartamento de Sienna.

Lá, Langdon descobre que está em posse de um mapa do inferno de Botticelli modificado para inserir pistas sobre o paradeiro de um vírus mortal, criado por um bilionário lunático, que acredita que o mundo está superpovoado e que as desgraças naturais são causadas por esse fato.

Segundo suas crenças, o futuro do planeta só estará salvo se a humanidade for reduzida pela metade.

A partir daí, Langdon e Brooks – que além de médica, é uma grande conhecedora de história – embarcam em uma frenética corrida contra o tempo para encontrar o vírus antes que outras pessoas mal-intencionadas o façam.

A ação começa logo no início do filme e os fatos vão se desenrolando sem rodeios.

Howard é um diretor experiente e consegue dominar bem o ritmo da narrativa, fazendo com que a história de desenrole de maneira ágil ao longo das duas horas de filme, sem barrigas e sem cansar o espectador.

Como já é de costume na franquia, ele aposta forte no mix 'ação-turística', tão comum em franquias como 007, onde a perseguição só faz sentido se for somada ao belo cenário ao redor.

A estratégia pode parecer antiquada, mas serve à proposta de "caça ao tesouro" do filme, que sabe explorar muito bem as paisagens da Itália e da Turquia.

As cenas filmadas no Palazzo Vecchio, por exemplo, revelam alguns detalhes e segredos da construção que só são acessíveis a historiadores, guias e por pessoas como Langdon, claro.

Inferno : Foto Felicity Jones, Tom Hanks
Casal sem química
Hanks entrega mais uma boa atuação na pele do professor de simbologia, mas infelizmente, Felicity Jones não empolga na pele de Sienna, não tem boa química com o protagonista e mantém o tom "blasé" até mesmo depois de uma grande revelação envolvendo sua personagem.

Já o francês Omar Sy e o indiano Irrfan Khan se saem bem melhor, mesmo com papéis de pouco destaque - e essa diversidade no elenco é um dos pontos positivos da produção.

Inferno : Foto Omar Sy
O ator francês Omar Sy, em cena do longa
Quanto à trilha sonora, temos aqui o pior trabalho de Hans Zimmer, que apresenta mais do mesmo e até chega a repetir alguns dos temas presentes nos filmes anteriores da franquia.

Assim como seus antecessores, 'Inferno' ainda entrega clichês e reviravoltas previsíveis, só que aqui, nem os belos cenários italianos, nem o carisma de Hanks conseguem salvar a trama de um desenrolar tedioso e uma conclusão genérica, que poderia pertencer a qualquer outro filme cujo tema é "salvar o mundo".

O pior da saga até agora.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'INFERNO'
Título Original:
INFERNO
Gênero:
Suspense
Direção:
Ron Howard
Roteiro:
David Koepp, baseado no livro homônimo de Dan Brown
Elenco:
Alessandro Fabrizi, Alessandro Grimaldi, Ana Ularu, Attila Árpa, Ben Foster, Björn Freiberg, Cesare Cremonini, Christian Stelluti, Fausto Maria Sciarappa, Felicity Jones, Ida Darvish, Irrfan Khan, James Fred Harkins Jr., Jon Donahue, Juan Ignacio Pita, Kata Sarbó, Lili Gesler, Luca Fiorilli, Martin Angerbauer, Mehmet Ergen, Mirjam Novak, Omar Sy, Paolo Arrighetti, Peter Linka, Peter Schueller, Sidse Babett Knudsen, Simone Mariani, Tom Hanks, Xavier Laurent
Produção:
Andrea Giannetti, Brian Grazer, Michael De Luca
Fotografia:
Salvatore Totino
Montador:
Daniel P. Hanley, Tom Elkins
Trilha Sonora:
Hans Zimmer
Duração:
121 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
13/10/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Imagine Entertainment
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário