quinta-feira, 6 de outubro de 2016

'FESTA DA SALSICHA': ANIMAÇÃO ADULTA E POLITICAMENTE INCORRETA DE SETH ROGEN ENTREGA DIVERSÃO E SARCASMO NA MEDIDA CERTA


SINOPSE:

Dentro de um supermercado, os alimentos pensam que as pessoas são deuses.

Eles sonham em serem escolhidos por elas e serem levados para suas casas, onde pensam que viverão felizes.

Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados!

Quando Frank, uma salsicha, descobre a terrível verdade, ele precisa convencer os outros alimentos do supermercado e fazer com que eles lutem contra os humanos.

CRÍTICA:

Não esperem piadas politicamente corretas ou reflexões profundas das produções da dupla Seth Rogen e Evan Goldberg, que já nos deram, entre outros,  'A Entrevista' e 'Superbad - É Hoje'.

Dessa vez, eles vem com 'Festa da Salsicha', animação para maiores de 18 anos, que estreia hoje em 208 salas em todo o Brasil e que é anárquica, divertida e  tem, entre outras cenas insólitas, uma impagável suruba (literalmente) de alimentos!

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Goste-se ou não, Seth Rogen tem hoje uma das carreiras mais coerentemente consolidadas em Hollywood.

Por mais que de vez em quando se arrisque em produções alienígenas (para o seu padrão), como 'O Besouro Verde' e 'Steve Jobs', Rogen se tornou sinônimo de comédias politicamente incorretas que usam e abusam do sarcasmo e cinismo.

Assim, não é exagero dizer que essa sua primeira animação, é o ápice de tudo o que tem defendido em seus filmes, à enésima potência - e isto é ótimo, pois trata-se de um dos filmes mais ousados e insanos já produzidos em Hollywood nos últimos anos, a começar pela proposta do longa-metragem.

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação
A trama zoa, sem dó, nem piedade, temas como religião, o conflito entre árabes e judeus, além das velhas piadas de cunho sexual.

Aliás, "brincar", do inglês "to play" é a palavra certa, já que o longa não quer provocar nenhum debate e sim, jogar o tempo todo com estereótipos, a maioria ofensivos, da mesma forma que os comediantes de stand up comedy fazem o tempo todo.

Com personagens muito carismáticos, o espectador logo embarca na aventura, onde em um supermercado de uma grande rede, alimentos de todos os tipos aguardam ansiosos nas prateleiras pelo dia que serão escolhidos pelos 'deuses' e levados para uma realidade melhor, onde serão finalmente livres.

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação
Os deuses são nós, os seres humanos consumidores dos produtos, em clara referência à alegoria religiosa do céu, inferno e da vida eterna.

Todas as manhã, eles entoam um canto em homenagem aos tais seres iluminados que os libertarão da opressiva condição de ser apenas um alimento em uma prateleira empoeirada.

Até que, quando um dos produtos volta au supermercado, após ter sido comprado por engano, os ingênuos alimentos descobrem que os 'deuses', na verdade, são monstros famintos e impiedosos.

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação
Se nem todos acreditam de cara, é nesse ponto que os protagonistas, a salsicha Frank e o pão Brenda, saem em busca de uma "aguardente", com jeitão de cacique nativo-americano, que sabe toda a verdade sobre os humanos, a fim de conseguir provas para convencer o restante dos produtos.

Nessa jornada, eles contam com a companhia de um bagel judeu e um lavash árabe, que, evidentemente, passam o tempo todo discutindo entre si.

No ponto alto das piadas estereotipadas está o discurso do lavash, que sonha em ir para o paraíso, onde encontrará frascos e frascos de azeite extravirgem.

A trama talvez funcionasse melhor como um curta-metragem, mas mesmo assim, com tiradas inteligentes - como a do chiclete super inteligente que satiriza Stephen Hawking - o filme é um sopro de criatividade na mesmice dos filmes adultos.

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação
Pena que, mesmo com a dublagem do grupo 'Porta Dos Fundos', os diálogos ainda são carregados de referências americanizadas e piadas que só farão sentido se o espectador conhecer o determinado contexto.

Por isso, prefira a versão com legendas e com o elenco de vozes originais - inclusive com a divertidíssima participação do outro parceiro de Rogen, James Franco, simplesmente impagável.

Festa da Salsicha : Foto
Cena da animação
Assim como ocorreu com 'A Entrevista', a animação mostra que Seth Rogen e Evan Goldberg são afinados, engraçados e, por que não, também preocupados com o tamanho da polêmica e com a ânsia de chocar e causar controvérsia.

E mais uma vez, a dupla conseguiu, com sobras, as duas coisas.

Vale uma olhada.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'FESTA DA SALSICHA'
Título Original:
SAUSAGE PARTY
Gênero:
Animação
Direção:
Conrad Vernon, Greg Tiernan
Roteiro:
Ariel Shaffir, Evan Goldberg, Kyle Hunter, Seth Rogen
Elenco de Vozes Originais:
Alistair Abell, Bill Hader, Brian Dobson, David Krumholtz, Edward Norton, Ian Hanlin, Ian James Corlett, Iris Apatow, James Franco, Jonah Hill, Kristen Wiig, Maryke Hendrikse, Michael Cera, Michael Daingerfield, Michael Dobson, Paul Rudd, Salma Hayek, Seth Rogen, Sugar Lyn Beard
Produção:
Conrad Vernon, Evan Goldberg, Megan Ellison, Seth Rogen
Montador:
Ellery Van Dooyeweert, Kevin Pavlovic
Trilha Sonora:
Christopher Lennertz
Duração:
83 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
06/10/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Annapurna Pictures / Nitrogen Studios Canada / Point Grey Pictures / Sony Pictures Entertainment (SPE)
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário