domingo, 4 de março de 2018

DOUG JONES: RELEMBRE OS PERSONAGENS BIZARROS DO ATOR PREFERIDO DE GUILLERMO DEL TORO

<>
Você já ouviu falar de Doug Jones?
<>

Parte do público pode até não saber o seu nome, mas certamente conhece alguns de seus papéis.

O ator de 57 anos e 1,92 m de altura deu vida a icônicos personagens de filmes e séries de TV de fantasia e ficção científica, a maioria de Guillermo del Toro, tendo feito seis filmes do diretor.

O diretor Del Toro e Jones, nas filmagens de 'A Forma da Água' - Fotos: Divulgação
Jones começou sua carreira como um mascote nos comerciais americanos do McDonald's, e fez sua estreia nos cinemas como um dos palhaços em 'Batman - O Retorno'.

Depois, assumiu a pele de personagens como Joey em 'Homens de Preto 2', Abe Sapien e Chamberlain na franquia 'Hellboy', o Homem Pálido em 'O Labirinto do Fauno' e o Surfista Prateado no segundo 'Quarteto Fantástico'.

O artista também participou de 'Buffy, a Caça-Vampiros' e 'The Strain'.

Atualmente, ele pode ser visto como Saru em 'Star Trek: Discovery' e como o Homem-Peixe em 'A Forma da Água', que concorre em 13 categorias no Oscar, na noite deste domingo.

Em 'Hellboy'
Com o rosto quase sempre coberto por camadas de maquiagem e látex, e seu corpo escondido por camadas de próteses que levam horas para serem colocadas e removidas, o ator é um artista sem rosto - mas não  se importa. 

Ele é a pessoa por trás de inúmeros monstros, e por isso muitos monstros de Hollywood parecem tão reais, especialmente porque ele se identifica emocionalmente com os personagens.

"Sendo um garoto alto, magro e pateta que cresceu em Indiana, há uma pequena linha do que é considerado normal, e qualquer coisa fora disso é zoado", disse ele em entrevista ao HuffPost

"E eu pensei que eu era o único, é claro, então me senti como se fosse o estranho e ninguém me entendesse. Eu poderia me identificar com os monstros dos filmes nesse nível, eu acho. Venho descobrir mais tarde, que todos nos sentimos assim em algum momento ou outro".

Em 'Star Trek: Discovery'
O que faz de Doug Jones tão excepcional é que usa seu corpo como seu efeito especial, conquistando o público e cineastas através de seu olhar e linguagem corporal. 

Não basta usar o figurino, é preciso atuar por baixo do traje. 

Pena que premiações de Hollywood como Oscar e Globo de Ouro ainda não reconhecem o trabalho de atores por baixo de máscaras, figurinos pesados e até captura de movimento.

Em 2006, por exemplo, após ter trabalhado com Jones em 'Hellboy', del Toro comentou que Jones deveria interpretar o personagem-título em 'O Labirinto do Fauno'

Entretanto, o filme é falado em espanhol, língua que Jones não falava. 

Diante do terror do ator, o cineasta sugeriu que ele aprendesse as falas foneticamente, mas Doug rejeitou a ideia, preferindo aprender as próprias palavras, usando as cinco horas do dia em que passava vestindo o traje e fazendo a maquiagem para praticar. 

Del Toro e Jones em 'O Labirinto do Fauno'
Posteriormente, del Toro decidiu dublar Jones com a voz de Pablo Adán, mas os esforços de Jones foram valiosos porque o ator de voz conseguiu combinar sua voz com os movimentos da boca de Jones.

Em 'A Forma da Água', Jones entrega mais um icônico e emocionante personagem. 

Não é a toa que foi escolhido a dedo por del Toro, que inclusive, elogiou o talento de Jones, exaltando que o convidou para participar do filme por ser um ator, não um artista performático.

Em cena de 'A Forma da Água'
'A Forma da Água' está em cartaz nos cinemas. 

'Star Trek: Discovery' está disponível na Netflix.

Confira a transformação de Doug Jones, no making off de 'A Forma da Água':

Nenhum comentário:

Postar um comentário