sexta-feira, 24 de junho de 2011

PETER FALK, ATOR AMERICANO QUE PERSONIFICOU O DETETIVE COLUMBO NA TV

O ator americano Peter Falk nasceu em 1927 em Nova York e aos três anos de idade perdeu um olho por causa de um tumor maligno. 

Formou-se em ciências políticas na na Universidade de Siracusa, trabalhou como cozinheiro, tentou trabalhar para a CIA e, em 1957, deixou o trabalho de funcionário público para se dedicar à comédia.

Ganhou ele, ganhamos todos nós.

Falk tinha um tempo de comédia raro, que só os grandes atores conseguem ter.
Usava sua falta de visão parcial e seu rosto fora do padrão hollywoodiano para compor personagens maravilhosos.

Já  era um ator consagradíssimo quando em 1968 recebeu o convite para estrelar uma série policial  que mostrava o dia a dia de um detetive particular tão chato, mas tão chato, que vivia grudado aos seus suspeitos, e pentelhava tanto que estes, vencidos pelo cansaço, acabavam confessando o crime.

O detetive Columbo, sempre usando uma surrada capa de chuva bege , fumando charuto e usando um velho Peugeot 403 de cor igual à capa,  foi um personagem de enorme sucesso na TV na série Columbo, que durou 35 temporadas. 

Com roteiros inteligentes e direção caprichada - um dos diretores da série foi Steven Spielberg, quando tinha apenas 25 anos - a série foi uma das mais longevas da TV em todos os tempos.

Falk ganhou quatro prêmios Emmy, e recebeu indicações ao Oscar em 1961 e 1962 por seu papel coadjuvante nos filmes Murder, Inc. e Pocketful of Miracles. 

Nos últimos anos, sua saúde começou a ficar comprometida.
Em 2007, um dos médicos que cuidava de sua saúde, Dr. Stephen Read, disse que a gravidade do caso de Falk era tamanha - sofria de problemas mentais e do Mal de Alzheimer. - que ele não conseguia mais se lembrar da série.

Toby Canham/Getty Images

Peter Falk posa com o livro autobiográfico "Just One More Thing" em outubro de 2006 em Hollywood.  

Peter Falk  morreu ontem (23), em sua casa no bairro de Beverly Hills, em Los Angeles, nos EUA, não sem antes ver sua filha Catherine e sua mulher disputarem  sua tutela por mais de 30 anos. 

Um fã fez uma bonita foto-homenagem, postada no You Tube:

O ator deixou duas filhas e a mulher Shera.
*****
Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário