sexta-feira, 24 de junho de 2011

"CARROS 2" É TÃO BOM, QUE PODERIA SER FILMADO COM ATORES

É impressionante como os estúdios Pixar conseguem manter um alto padrão nas suas animações.

Seja tendo pessoas, animais ou automóveis como personagens, o talentoso estúdio, que agora faz parte do império Disney, continua surpreendendo, sempre favoravelmente.

Agora, em Carros 2 - que chegou ao circuito brasileiro na quinta (23), em cópias dubladas e legendadas nas versões tradicional (35mm), 3D e Imax - a Pixar  não só criou uma animação acima da média, sofisticada e escorada num roteiro espetacular, que combina filmes de ação e uma trama de espionagem internacional tão boa e verdadeira que, seguramente, poderia ser interpretada por humanos.

Só que aqui são carros, aviões, caminhões e, especialmente, o melhor amigo do protagonista Relâmpago McQueen, o caminhão guincho Tom Mate - que novamente rouba a cena com seu jeitão caipira e simpático.

Se em 2006 Carros foi injustamente taxado como um filme menor do catálogo da Pixar , essa sequência o redime, pois é seguramente superior ao original já que, se no primeiro filme a trama focava numa nostalgia bastante americana - com símbolos e referências à cultura e tradições dos Estados Unidos em relação aos automóveis, que nem sempre o restante do mundo entende -, na continuação seu codiretor, John Lasseter - de Toy Story 2 e Vida de Inseto -, coloca os personagens rodando o mundo e transforma a ação num - bom - filme de James Bond, com cenas em Tóquio, Paris, Londres e com direito ainda a um prólogo na terra natal dos personagens, Radiator Springs, interior dos EUA.

É lá que o carismático Mate, com seu jeito simples e ingênuo, vive de guinchar carros quebrados e exibir suas ferrugens e batidas, que são as lembranças de momentos alegres de sua vida.

Já o protagonista Relâmpago McQueen é o campeão de corridas,com sua lataria sempre brilhante e seu motor poderoso.
Fotos: Divulgação Disney/Pixar
O protagonista Relâmpago McQueen, correndo em Tóquio

Essa diferença - como já vimos em Carros - não é impedimento para que os dois sejam grandes amigos, o que leva McQueen a levar Mate para um campeonato mundial para o qual foi desafiado.

A equipe - que inclui uma Kombi hippie e um par de italianos - vai para o Japão, onde participam da primeira prova e onde acontecem alguns dos momentos mais engraçados do filme, quando a ingenuidade de Mate o mete em diversas situações embaraçosas e ele não se dá conta.

O carismático Mate e a equipe que acompanha McQueen pelo mundo

É em Tóquio também que o campeonato mundial se mistura à trama de espionagem, quando Mate é confundido com um espião americano disfarçado, com quem o agente inglês Finn McMíssil - personagem com voz do britânico Michael Caine claramente inspirado nas Aston Martin cheias de truques usadas por 
 James Bond- e Holley Caixadibrita devem trabalhar.

Finn NcMíssil é claramente inspirado nas Aston Martin de James Bond

A partir dai, e jogando com essa solução do "eu penso que você é, mas você não é" a trama vai envolver uma série de mal-entendidos, perseguições e vilões assustadores, e McQueen ainda deve lidar com um carro italiano arrogante - Francesco Bernoulli, claramente inspirado nas Ferrari - que garante que irá ganhar o Grande Prêmio.

O arrogante italiano Francesco Bermoulli

Prefira ver Carros 2 em 3D, para mergulhar na excelência dos detalhes, na profundidade da fotografia sensacional e, principalmente, nas cenas de corrida.

Eu, que tanto clamo aqui no Blog que "um bom filme começa com um bom roteiro", não posso reclamar: aqui, a trama é capaz de tirar humor de situações absolutamente banais, como a ida de Mate a um banheiro no Japão onde tudo é automatizado, ou quando ele confunde wasabi com sorvete de pistache - antes da cena do banheiro, ele entra no das moças, a primeira cena do trailer que eu vi.

Holly Caixadebrita é uma espiã sensual e sexy

Na versão nacional, há várias vozes famosas: os locutores da corrida são dublados por Luciano do Valle e José Trajano, um dos carros tem a voz do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, e a cantora Claudia Leitte dubla um carro-fêmea brasileiro.

E um aviso: chegue cedo à sala de cinema, porquê as sessões começam com o curta Férias no Havaí, que traz os personagens de Toy Story - Woody e Buzz à frente -  criando um cenário paradisíaco para Barbie e Ken enquanto a nova dona dos brinquedos está viajando - que pode ser um pequeno aperitivo de uma quarta aventura da turma dos brinquedos, que agora possui uma nova dona.

Diversão de primeiríssima para toda a família.

Você pode ver imagens de todos os personagens de Carros 2, clicando aqui.

Confira o trailer do filme:

*****
CARROS 2
Título Original: 
Cars 2
Diretores:
John Lasseter
Brad Lewis
Elenco de Vozes Originais:
Owen Wilson
Larry "The Cable Guy"
Michael Caine
Emily Mortimer
Eddie Izzard
John Turturro
Brent Musburger
Joe Mantegna
Thomas Kretschmann
Peter Jacobson
Bonnie Hunt
Darrell Waltrip
Franco Nero
David Hobbs
Patrick Walker
Produção:
Denise Ream
Roteiro:
Ben Queen
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Duração:
Maravilhosos 106 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Disney
Pixar Animation Studios
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário