segunda-feira, 27 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO EM NY RECONSTRÓI CAMINHOS DO HOLOCAUSTO


 Enquanto sobreviventes do Holocausto envelhecem ou morrem, seus filhos assumem o papel de preservar a memória.
Fotos: Reuters
20folio_cabinets_lo.jpg últimos%
Detalhe da exposição
O fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova, ambos filhos de sobreviventes do Holocausto, viajaram de suas respectivas cidades em Toronto e Londres para a terra natal de seus pais, a Eslováquia, para registrar o que restou de uma comunidade judaica que já foi muito próspera.
20folio_building1_lo.jpg últimos%
A exposição sendo montada
As fotos dessas viagens, vistas pela primeira vez no Museu Nacional Eslovaco de Bratislava, compõem a exposição Last Folio no Museu da Herança Judaica da cidade de Nova York, em exibição até 9 de agosto.
20folio_ladder2_lo.jpg últimos%
Detalhe da montagem da exposição
Nascida a partir de uma sensação de dever como filhos e do interesse jornalístico, a viagem dos artistas se tornou uma jornada cativante de descoberta e intimidade.
20folio_window3_lo.jpg últimos%
Impressionante reconstituição da Sinagoga abandonada de Kosice
"Se tornou uma jornada artística, uma jornada filosófica, uma jornada emocional, e uma jornada de memória cultural", disse Krausova à Agência Reuters.
Nenhum dos artistas teve a intenção de procurar membros da família. 
"Eu estava simplesmente seguindo um fotógrafo", disse Krausova.

Última% 20lit5_lo.jpg% 20folio_cabinets
Detalhe da exposição
Mas as descobertas os acompanharam constantemente na viagem.
Durante uma visita à sobrevivente do Holocausto Katka Grunstein na cidade de Hodonin, Grunstein recontou a marcha para escapar da morte em Auschwitz, onde ela passou três anos.
Quando a Alemanha foi derrotada e os guardas abandonaram seus prisioneiros e desapareceram, Grunstein se juntou a dois homens, que ela ouviu falar eslovaco, e caminharam durante quase duas semanas até Lubeck, na Alemanha, para encontrar a Cruz Vermelha.
Os detalhes da história arrepiaram Krausova; um dos homens era Martin Kraus, seu pai.
20folio_door4_lo.jpg últimos%
Detalhe da entrada da exposição
Last Folio inclui retratos impressionantes de sobreviventes que envelheceram, tirados entre 1997 e 2004, mostrando os resquícios simples mas dignos de uma comunidade que agora existe quase inteiramente em memória e artefatos.
Expisições como essas servem principalmente para que novas gerações jamais se esqueçam das atrocidades cometidas contra todo um povo, a partir da metade do século passado.
HOLOCAUSTO: NUNCA MAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário