Já disse diversas vezes aqui que acho a cidade de São Paulo uma das mais cinematográficas do mundo,de uma plasticidade incomum e sempre pronta a ser cenário, de dramas de época a histórias futuristas, de uma comédia de TV despretensiosa - Aline, da Globo - a filmes laureados com o Oscar - O Beijo da Mulher Aranha (1985) , de Hector Babenco, Melhor Ator para William Hurt - que eu tive a grata satisfação de ver sendo filmado no Páteo do Colégio, berço dessa incrível cidade.
É por isso que eu gostei tanto de Estamos Juntos, novo filme de Toni Venturi - de Cabra Cega e Rita Cadillac: A Lady do Povo -, que acabei de assistir.
O filme toma o pulso da cidade, que é vista com propriedade e captada com honestidade e, mais do que cenário para os dramas que exibe, a cidade de São Paulo aqui é uma personagem viva, que respira e contracena com os atores.
A acima da média Leandra Leal interpreta Carmen, uma médica residente com sonhos de vida que começam a acontecer.
Divulgação
Leandra Leal como a médica Carmen, em Estamos Juntos, filme que estreia hoje
Nem mesmo pequenos dissabores, como o assédio do chefe - vivido por Marat Descartes - ganham a dimensão que merecem, já que a protagonista é centrada e segura de suas escolhas.
Só que a vida preparou uma senhora surpresa, e Carmen é diagnosticada com uma doença séria.
Paralelamente, aceita o convite de uma colega - papel de Débora Duboc - e começa a desenvolver um trabalho assistencial junto a um grupo de pessoas que moram num prédio ocupado no centro de São Paulo, nova realidade que vem a ser um choque para Carmen, que só passa a encarar com outros olhos os movimentos sociais quando conhece a médica Leonora - interpretada por Dira Paes .
Da soma doença mais o despertar de uma nova consciência, a protagonista se transforma, passando a questionar tudo aquilo que até então encarava como certeza, como a sua até então inabalável amizade com Murilo - Cauã Raymond,em seu melhor papel, disparado - um gayzinho que não é capaz de ver o que se passa à sua volta.
Divulgação
Leandra Leal e Cauã Reymond, em cena de Estamos Juntos
Quando os dois disputam um violinista - interpretado pelo bom ator argentino Nazareno Casero, de Crônica de uma Fuga - a amizade acaba, um indicador da visão equivocada que Carmen tem do mundo e de seus relacionamentos, sejam amorosos, sejam de amizades.
Ela corre perigo, mas passa a questionar se a vida de uma pessoa é maior ou menor do que a vida e a segurança de todo o grupo dos sem-teto, sua vida se transforma e pouca coisa sobra de seu passado - talvez apenas o personagem vivido por um misterioso Lee Taylor.
O diretor Venturi foi muito feliz ao escolher Leandra Leal, pois sabia que precisaria de uma grande atriz, já que a trama se arma na transformação de sua protagonista, e os elementos que entram em cena - doença, movimento dos sem-teto, perda das amizades - são sempre somas dessa mudança do modo de vida e de visão da personagem.
Como acontece em todos os trabalhos de Leandra, seja na TV, no palco ou nas telonas, o que se vê aqui, além da entrega mais completa, é a compreensão dos dramas internos de Carmen - o que a transforma em mais do que uma personagem que existe apenas no filme.
Divulgação
Nazareno Casero e Leandra Leal, em cena de Estamos Juntos
Leandra recebeu por essa brilhante interpretação o prêmio de melhor atriz no o XV CinePE no mês passado, e o filme foi o grande vencedor - levou sete prêmios, entre eles melhor filme, diretor e roteiro.
Delicado, Toni Venturi impregna o espectador do universo dessa personagem e, quando Carmen vem à tona, o que reencontra, além de si mesma transformada, é a cidade que a cerca - e que ela nunca prestou atenção.
Venturi também teve a sorte de filmar invasões de prédios no centro da cidade e a repressão da PM para retirar os invasores em tempo real, tema que, entendo eu, envergonha seus moradores e não merece a atenção devida das autoridades (in)competentes - afinal, o que tem de prédio vazio, esperando ser devidamente habitado no centro de São Paulo é mato.
Estamos Juntos vai muito mais fundo, e olha em todas as direções dessa cidade espetacular, com pessoas tão espetaculares quanto essa Carmen de Leandra Leal.
Confira o trailer do filme:
****
ESTAMOS JUNTOS
Título Original:
Estamos Juntos
Diretor:
Toni Venturi
Elenco:
Leandra Leal
Cauã Reymond
Dira Paes
Lee Taylor
Nazareno Casero
Débora Dubboc
Sidney Santiago
Produção:
Rui Pires
André Montenegro
Roteiro:
Hilton Lacerda
Fotografia:
Lula Carvalho
Trilha Sonora:
BiD
Duração:
Sensacionais 96 min.
Ano:
2010
País:
Brasil, Argentina
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Olhar Imaginário
Aurora Filmes
Americine
Classificação:
14 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário