quinta-feira, 9 de junho de 2011

DVD DE "IRMÃOS CORAGEM" RESGATA COMEÇO DA HEGEMONIA DA GLOBO

Depois de ter lançado em DVD uma de suas melhores novelas - Roque Santeiro - a Globo mostra que realmente aposta nesse filão de resgate de tesouros do seu acervo, e agora lança box de uma das novelas mais lembradas pelos telespectadores.

Uma das mais longas da emissora - foi exibida entre 1970 e 1971 - Irmãos Coragem, escrita por Janete Clair, ganha versão em oito discos, ajudou a consagrar a autora no veículo - ela já era a rainha das novelas do rádio - e marca um período de audiências astronômicas do canal.

Em Coroado, uma fictícia vila do interior goiano, a trama começa quando João - interpretado por Tarcísio Meira, vindo da TV Excelsior - encontra um grande diamante, que é roubado pelos capangas do coronel Pedro Barros -Gilberto Martinho.

Enquanto ele tenta derrotar o latifundiário com a força, engata um romance com a filha deste, Lara - papel de Glória Menezes - que tem tripla personalidade - além de Lara, ela é também outras duas mulheres.

Lara tem comportamento reprimido, Diana é esfuziante e sensual, e Márcia, um meio termo entre as duas, se revela no final a personalidade mais forte.
Tinha à época 10 para 11 anos, e lembrava dessa interpretação de Glória com especial carinho, o que o DVD só me fez ver que era, sim, espetacular.

Divulgação
Tarcísio Meira e Glória Menezes, em cena de Irmãos Coragem

A história também tinha o sofrido amor entre Jerônimo - interpretado por Cláudio Cavalcanti -, irmão de João, e sua irmã de criação, a índia Potira - Lúcia Alves - e o amor tranquilo do terceiro irmão, o jogador de futebol Duda - papel de Cláudio Marzo - e Ritinha, vivida por Regina Duarte .

Marzo e Regina repetem aqui o casal de sucesso da novela anterior dos dois, Minha Doce Namorada, e a atriz teve de sair de Irmãos Coragem antes da novela terminar para estrelar outra obra icônica de Janete Clair que entrou no ar em seguida, Selva de Pedra, onde fez par com Francisco Cuoco.

Atendendo às recomendações dos dois criadores do padrão Globo de qualidade - Boni e Walter Clark - Janete Clair fez uma novela que misturava muito bem o romance que prendia as mulheres defronte à telinha, e os homens brasileiros, até então refratários às novelas, acompanharam a novela do começo ao fim pela ambientação meio faroeste que a trama tinha, tudo arrematado pela direção segura de Daniel Filho.

A fictícia Coroado foi a primeira cidade cenográfica da Globo - o cenário, construído numa área de 5.000 m², na Barra da Tijuca, foi o maior empreendimento cenográfico da televisão brasileira até então.

Nessa abertura da novela, que encontrei no YouTube, a música ainda não era cantada por Jair Rodrigues, que só entrou cantando a partir do capítulo 12, quando João encontra o grande diamante.

Relembre:

A novela também marcou a estreia de Sônia Braga na telinha da Globo - que depois se consagraria na Vila Sésamo e explodiria em Gabriela - e ainda tem a lenda Zilka Salaberry fazendo a mãe dos Coragem, digna de sua inspiradora, da obra que Bertolt Brecht escreveu em 1939.

Uma obra prima que merece ser vista pelas novas gerações, e revista por quem, como eu, lembrava dessa obra com carinho.

Irmãos Coragem
Título:
Irmãos Coragem
Diretor:
Daniel Filho
Elenco:
Tarcísio Meira
Cláudio Cavalcanti
Cláudio Marzo
Glória Menezes
Regina Duarte
Gilberto Martinho
Zilka Salaberry
Sônia Braga
Estúdio:
Som Livre Series
Tipo de mídia:
DVD
Quantidade de discos:
8
País de produção:
Brasil
Duração:
1700 minutos
Formato de tela:
4:3 Full Screen
Colorido/Preto e Branco:
Preto e Branco
Sistemas de som:
Português 2.0
Classificação indicativa:
Livre
Idiomas:
Português
Quanto:
R$ 119,90
Onde Comprar:
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário