sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

OSCAR 2012: AS CATEGORIAS QUE REALMENTE IMPORTAM - MELHOR DIRETOR


As categorias que realmente importam no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são apenas oito: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.

São essas categorias que ditam os rumos da indústria cinematográfica americana, lançam nomes ao estrelato e à fama e consagram roteiristas e diretores.

Justamente por isso, resolvi mostrar  em postagens especiais os indicados nessas oito categorias - é nelas que você deverá prestar atenção na cerimônia de entrega dos Oscars, no próximo dia 26 de fevereiro.

Nessa postagem, conheça  os indicados a Melhor Diretor.
Imagens: Divulgação - Arte: Cláudio Nóvoa
ALEXANDER PAYNE, por "OS DESCENDENTES"

Constantine Alexander Payne nasceu em 10 de fevereiro de 1961, em Omaha, Nebraska, Estados Unidos.

O produtor, diretor e roteirista começou como diretor em 1991 - com o média-metragem "The Passion of Martin".

Sua primeira indicação aos prêmios da Academia foi em 2000, pelo roteiro de "A Eleição".

Em 2005, ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado por "Sideways - Entre umas e Outras", além de ter sido indicado para  Melhor Direção.

No Oscar 2012,  Payne repete o feito, desta vez por "Os Descendentes", filme também indicado em Melhor Filme e Roteiro Adaptado.

Aproveite paras conferir à matéria sobre "Os Descendentes" - com crítica, fotos, trailer e ficha técnica - clicando aqui.

TERRENCE MALICK, por "A ÁRVORE DA VIDA" (2011)

O roteirista, produtor e diretor Terrence Frederick Malick nasceu em 30 de novembro de 1943, em Ottawa, Illinois (EUA).

Em mais de 40 anos de carreira, Malick dirigiu apenas cinco longas até hoje - como "Além da Linha Vermelha", ganhador do Urso de Ouro em Berlim e indicado ao Oscar em 1999, nas categorias Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

No Oscar 2012, concorre novamente na categoria de direção por "A Árvore da Vida", vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2011.

Aproveite paras conferir à matéria sobre "A Árvore da Vida" - com crítica, fotos, trailer e ficha técnica -  clicando aqui.

MICHEL HAZANAVICIUS, por "O ARTISTA"

O até então "desconhecido" Michel Hazanavicius - nascido em Paris, em 29 de março de 1967 - viu seu filme "O Artista" ser indicado em nada menos do que dez categorias do Oscar 2012, após ter levado o Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia ou Musical.

Confira o trailer do filme:

O diretor e roteirista francês começou a carreira na TV, dirigindo comerciais e seriados, e já nessa sua primeira indicação ao prêmio da Academia de Melhor Diretor, disputa com nomes consagrados do cinema mundial.

WOODY ALLEN, por "MEIA NOITE EM PARIS"

O polêmico cineasta nova-iorquino está de volta ao Oscar, após uma ausência de seis anos.

Seu último filme indicado foi "Ponto Final/Match Point" - na categoria de Melhor Roteiro Original em 2006.

Com várias indicações à estatueta, o diretor já a levou três vezes: duas como roteirista - por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", na cerimônia de 1978, e "Hannah e Suas Irmãs", em 1987 - e uma como diretor - por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa".

Nessa última vez, esnobou a Academia ao não comparecer à cerimônia para recebê-lo, alegando que às segundas era dia de tocar clarinete num barzinho de jazz em NY - a cerimônia de entrega do Oscar mudou a pouco tempo para os domingos.

No Oscar 2012, Allen foi novamente indicado em duas categorias - Melhor Diretor e Melhor Roteiro por "Meia-Noite em Paris".

Será que esse ano ele vai?

Aproveite paras conferir à matéria sobre "Meia-Noite em Paris" - com crítica, fotos, trailer e ficha técnica - clicando aqui.

MARTIN SCORSESE, por "A INVENÇÃO DE HUGO CABRET"

Martin Marcantonio Luciano Scorsese nasceu em Nova York no dia 17 de novembro de 1942, filho de descendentes de italianos.

Sua mãe começou a trabalhar como atriz em um de seus filmes, "It's Not Just You, Murray!" (1964), e seu pai, em "Touro Indomável (1980)".

Em 1969, dirigiu seu primeiro longa-metragem -  "Who's That Knocking At My Door" - com seu então colega de classe Harvey Keitel.

Apesar de seu talento reconhecido mundialmente, a Academia insistiu em ignorar Scorsese até 2007, quando finalmente o diretor recebeu o Oscar de Melhor Diretor por "Os Infiltrados", após cinco indicações na categoria.

No Oscar 2012, ele concorre novamente ao prêmio por "A Invenção de Hugo Cabret".

Confira o trailer do filme:

No meu intender, Scorsese é o mais completo diretor americano de todos os tempos, e sua obra até aqui é simplesmente impecável.
*****
Na próxima postagem dessa série, veremos os candidatos a Melhor Ator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário