quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OSCAR: CONFIRA 40 CURIOSIDADES DA PREMIAÇÃO


No próximo domingo (26) acontece, em Hollywood, a 84º edição do Academy Award, e para relembrar os fatos curiosos da premiação o site "Vírgula" publicou um especial com as 40 curiosidades sobre os filmes que passaram pelo tapete vermelho - eu só dei uma melhorada, contei melhor as histórias e coloquei as fotos.

Vamos ver? 

1*
Apenas três filmes até hoje já levaram os chamados “Big Five”: filme, diretor, roteiro, ator e atriz.

Imagens: Arquivos do Klau, IMdB, Warner Bros., Fox Film, Columbia Pictures e Oscar.org
O Pôster de Um Estranho no Ninho (1975)

São eles: Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).
2*
O único filme produzido fora dos Estados Unidos ou Inglaterra a ganhar o Oscar de melhor filme  foi o chinês/italiano "O Último Imperador" (1987), de Bernardo Bertolucci.

 "O Último Imperador" (1987)
3*
Caso leve o prêmio principal, "O Artista" também vai repetir um feito que até hoje pertence apenas a "Asas" (1927), o primeiro filme sem diálogos a levar essa categoria na história do Oscar, em 1929.

"O Artista"  (2011)
4*
Os maiores vencedores da história do Oscar são três filmes que conquistaram 11 estatuetas cada: "Ben-Hur" (1959), "Titanic" (1997) e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003).

 "Ben-Hur" (1959)
5*
No ano em que "Ben-Hur"  levou (quase) tudo, o Oscar tinha 15 categorias e ele era candidato em 14 delas.

"Titanic" 
Já na época de "Titanic" e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" existiam 17 categorias, sendo que o primeiro tinha 12 indicações e o segundo 11.

6*
"Momento de Decisão" (1977) e "A Cor Púrpura" (1985) são os maiores perdedores da história do Academy Awards  - ambos tiveram 11 indicações cada e não levaram absolutamente nada.

"A Cor Púrpura" (1985) 
7*
O primeiro prêmio de atuação para um artista em um filme estrangeiro veio em 1960, quando a Diva italiana Sophia Loren levou a estatueta dourada de melhor atriz por "Duas Mulheres".

Sophia Loren, em cena de "Duas Mulheres"

8*
Em 1964, todos os prêmios de atuação foram entregues a não-americanos: os ingleses Rex Harrison ("Minha Bela Dama"), Peter Ustinov ("Topkapi") e  Dame Julie Andrews ("Mary Poppins") e a russa Lila Kedrova ("Zorba, o Grego").

Dame Julie Andrews, em cena de "Mary Poppins"

9*
Meryl Streep é a campeã absoluta de indicações nas categorias de atuação.
Com "A Dama de Ferro", ela chegou à sua 17ª nominação e já está duas à frente da até então recordista, Katherine Hepburn.

Meryl Streep em "A Dama de Ferro"
10*
Entre os homens, o recordista é Jack Nicholson, que teve 12 indicações e ganhou três vezes - por "Um Estranho no Ninho" (1975), "Laços de Ternura" (1983) e "Melhor é Impossível" (1997).

Jack Nicholson, em cena de "Melhor é Impossível"
11*
A campeã de vitórias é Katharine Hepburn.
Entre suas doze indicações – todas para melhor atriz – em quatro levou estatuetas douradas para casa.

A lenda Katherine Hepburn

12*
Já a maior estante para guardar os prêmios deve ser na casa de Walt Disney.
Com 22 prêmios competitivos e quatro honorários, ele permanece o recordista no número de Oscars para uma única pessoa.

Walt Disney

13*
Caso o Oscar de melhor ator coadjuvante vá para Max von Sydow - de "Tão Forte e Tão Perto" - ou Christopher Plummer - de "Toda Forma de Amor" - será batido o recorde de artista mais velho a receber um prêmio por sua atuação.

O ator Max von Sydow
14*
Se forem considerados prêmios honorários, a atriz mais velha a levar um Oscar foi Myrna Loy - aos 85 anos, em 1990.

Myrna Loy
15*
Ninguém foi mais indicado na categoria melhor roteiro até hoje do que Woody Allen, lembrado pela 15ª vez no Oscar 2012 graças a "Meia-Noite em Paris".
Mas ele só ganhou dois: por "Annie Hall – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) e "Hannah e Suas Irmãs" (1986).

Woody Allen

16*
Apesar de  ter recebido nove indicações, "A Noite dos Desesperados" (1969) não foi lembrado para categoria de melhor filme - nenhum outro teve tantas nominações sem participar dessa categoria.

 "A Noite dos Desesperados" (1969)
17*
Entre os diretores, o grande campeão é John Ford.
Ele conseguiu quatro estatuetas em sua carreira, por "The Informer" (1935), "Vinhas da Ira" (1940), "Como Era Verde Meu Vale" (1941) e "Depois do Vendaval" (1952).

O diretor John Ford

18*
Apenas em 2009 uma mulher venceu o Oscar de melhor direção: Kathryn Bigelow, por "Guerra ao Terror".

A diretora Kathryn Bigelow
19*
Os orientais também não são muito prestigiados na principal premiação do cinema americano.
Na categoria melhor diretor, apenas um já foi premiado: o taiwanês Ang Lee, por "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005).

O diretor Ang Lee
20*
Hattie McDaniel - melhor atriz coadjuvante por "...e O Vento Levou"( 1939), foi a primeira artista negra a receber um Oscar, na premiação de 1940.

Hattie McDaniel , no Oscar 1940


21*
A confusão causada por Barry Fitzgerald em 1944 provocou mudanças no regulamento do prêmio. 
Aproveitando as regras em vigor naquela época, ele conseguiu ser duplamente indicado, como melhor ator e ator coadjuvante, por um único papel em um único filme - "O Bom Pastor".

Barry Fitzgerald segura seu Oscar
22*
Marlon Brando - em 1972 - e Robert De Niro - em 1974 - receberam o Oscar de melhor ator ao interpretar o mesmo personagem - Dom Vito Corleone - em "O Poderoso Chefão" e "O Poderoso Chefão II", respectivamente.

Marlon Brando, em "O Poderoso Chefão"
23*
O diretor William Wyler recebeu quatro estatuetas da Academia - um deles foi honorário.

O diretor William Wyler
24*
Em 1949, o diretor Joseph L. Mankiewicz perdeu para ele mesmo!

 O diretor Joseph L. Mankiewicz
Ele levou o prêmio de melhor diretor por "Quem é o Infiel?", mas o melhor filme do ano foi "A Grande Ilusão", também dirigido por ele.

25*
 Stanley Kubrick, diretor de obras como "Laranja Mecânica" e "2001 – Uma Odisseia no Espaço" e o mestre do suspense Alfred Hitchcock nunca receberam um Oscar.

O diretor Alfred Hitchcock
26*
Além de render o primeiro Oscar a uma diretora, "Guerra ao Terror" também é dono de um recorde curioso: teve a menor arrecadação de bilheteria de um ganhador na categoria de melhor filme da história.

O Pôster de "Guerra ao Terror"
27*
Só uma pessoa até hoje conseguiu ser indicada em quatro categorias por um único filme - e ainda por cima duas vezes.
Em 1979, Warren Beatty concorreu como melhor diretor, roteirista, ator e produtor - por "O Céu Pode Esperar" -  e em 1982 repetiu a façanha - com "Reds" - levou por este a estatueta de melhor diretor.

Warren Beaty e seu Oscar de Melhor Diretor - por "Reds"

28*
Em 1968, as atrizes Barbra Streisand - por "Funny Girl - A Garota Genial") - e Katharine Hepburn - por "O Leão no Inverno" - empataram na categoria de melhor atriz, e cada uma seguiu para casa levando uma estatueta dourada - façanha que nunca mais se repetiu.

Barbra Streisand segura seu Oscar
29*
Lendas das telonas, o galês Richard Burton e o inglês Peter O’Toole foram indicados nada menos do que sete vezes, mas nunca ganharam.

O ator Richard Burton
30*
A pessoa mais jovem a ganhar um Oscar foi Shirley Temple - aquela que a Maísa do SBT copia descaradamente - homenageada em 1935, aos seis anos, por sua já extensa carreira.

A atriz mirim Shirley Temple
31*
Aos 29 anos e 343 dias, Adrien Brody se tornou o ator mais jovem a receber o Oscar de melhor ator - por "O Pianista" (2002).

32*
Já a não coadjuvante mais jovem foi Marlee Matlin, atriz surda-muda que tinha 21 anos e 218 dias quando recebeu seu prêmio por "Filhos do Silêncio" (1986), seu primeiro e único filme importante.

Marlee Matlin segura seu Oscar
33*
Beatrice Straight levou menos de seis minutos para convencer a Academia de que sua atuação em "Rede de Intrigas" merecia o Oscar de melhor atriz em 1977.

Beatrice Straight segura seu Oscar
Foram, mais precisamente, cinco minutos e quarenta segundos, tempo total em que ela aparece durante o filme.

34*
O primeiro ator a receber um Oscar póstumo foi Peter Finch - por "Rede de Intrigas" (1976).

Peter Finch, em cena de "Rede de Intrigas" 
  Ele ganhou como melhor ator .

O segundo foi Heath Ledger -  que em 2009 foi escolhido  melhor coadjuvante por sua atuação como Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

Heath Ledger, como o Coringa em "O Cavaleiro das Trevas"

35*
O maestro, compositor e arranjador John Williams foi indicado 45 vezes.

John Williams recebe seu Oscar pela trilha sonora de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"

Você pode até não conhecer a cara dele, mas com certeza já ouviu sua obra, em filmes como "Tubarão" (1975) e "Guerra nas Estrelas" (1977), entre inúmeros outros clássicos.

36*
Kevin O’Connell - indicado 20 vezes por mixagem de som - até hoje não tem uma única estatueta dourada em casa.

Kevin O’Connell
37*
Uma das maiores vencedoras do Oscar, a figurinista Edith Head se tornou uma lenda em Hollywood ao vestir mitos como Bette Davis, Audrey Hepburn, as estrelas dos longas de Hitchcock e por trabalhar em, literalmente, centenas de filmes.

A figurinista  Edith Head segura sua penca de estatuetas douradas

38*
Uma produção sem qualquer mulher em cena já ganhou um Oscar de melhor filme.
"Lawrence da Arábia" (1962) tem apenas um único personagem feminino, - a camelo fêmea Gladys.

O pôster do filme

39*
Greer Garson, na época conhecida como “a rainha de Holywood”, fez um discurso de sete minutos na cerimônia de 1943 ao agradecer o prêmio de melhor atriz - por "Rosa da Esperança" (1942).

Greer Garson, em meio ao seu interminável discurso
Para evitar isso, nos últimos anos os vencedores tem dois minutos contadinhos para agradecer; depois, o microfone é cortado e a orquestra entra...
40*
Tom Hanks cometeu uma das maiores gafes da história do prêmio da Academia.
Em seu discurso de agradecimento pela estatueta de melhor ator por "Filadélfia", em 1993 - quando interpretou um advogado homossexual vítima da aids - o ator agradeceu a inspiração que teve em um professor do Ensino Médio, que, segundo ele, "é gay".

Depois de falar a bobagem é que a a ficha de Hanks caiu...

Só teve um pequeno detalhe: o professor não era gay assumido...
A gafe até virou filme - "Será que Ele é?/In & Out" (1997), onde essa cena detona a trama da comédia.
Um ator - Matt Dillon - recebe um Oscar e agradece no discurso seu professor do secundário, dizendo que ele é gay em cadeia mundial de televisão.

O Pôster do filme

O coitado do professor - interpretado por Kevin Kline - estava até de casamento marcado - com a personagem de Joan Cusack - mas acaba o filme com um repórter de TV bunitão - interpretado por Tom Selleck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário