Nessa postagem, procurarei atualizar tudo o que tem acontecido de melhor e que tenha a ver com o Oscar 2012 - a cerimônia será no próximo dia 26.
Confira:
E O TINTIM DE SPIELBERG FICOU DE FORA DA CATEGORIA 'MELHOR ANIMAÇÃO'
***
'HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE -PARTE 2' CONCORRE A TRÊS PRÊMIOS TÉCNICOS
***
"O ARTISTA' SEGUE FAVORITÍSSIMO À ESTATUETA DE MELHOR FILME
***
CÉDULAS PARA A VOTAÇÃO DO OSCAR JÁ FORAM ENVIADAS - EM 2013, VOTAÇÃO SERÁ ON-LINE
***
SINDICATO DOS ATORES PREMIA 'HISTÓRIAS CRUZADAS'
***
VIOLA DAVIS JÁ FATURA NOVOS CONTRATOS PELA SUA ATUAÇÃO EM 'HISTÓRIAS CRUZADAS'
***
NOVO SCORSESE DOMINA PREMIAÇÃO PARA FILMES EM 3D
***
FALIDA, KODAK QUER RETIRAR SEU NOME DO TEATRO ONDE O OSCAR É ENTREGUE
***
GÊNIO DAS TRILHAS SONORAS, JOHN WILLIAMS COMEMORA 80 ANOS COM OUTRAS DUAS INDICAÇÕES AO OSCAR
***
Vamos lá?
E O TINTIM DE SPIELBERG FICOU DE FORA DA CATEGORIA 'MELHOR ANIMAÇÃO'
Vencedor do Globo de Ouro de melhor animação, "As Aventuras de Tintim" não vai concorrer ao Oscar de melhor filme animado.
O longa de Steven Spielberg recebeu apenas uma indicação no Oscar 2012 - na categoria trilha sonora.
Divulgação
O capitão Haddock (Andy Serkis) e Tintim (Jamie Bell) em cena de "As Aventuras de Tintim"
Em cartaz no Brasil, "Tintim" era um dos favoritos à estatueta de melhor animação - além do Globo de Ouro, o filme foi indicado aos principais prêmios dos EUA, entre eles o dos críticos e o dos produtores.
Os indicados na categoria Melhor Animação do Oscar 2012 são: "Kung Fu Panda 2", "Gato de Botas", "Rango", "Um Gato em Paris" e "Chico & Rita".
'HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE -PARTE 2' CONCORRE A TRÊS PRÊMIOS TÉCNICOS
"Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", de David Yates, recebeu três indicações ao Oscar 2012: melhor direção de arte, maquiagem e efeitos visuais.
Pela direção de arte do longa, concorrem Stuart Craig (design de produção) e Stephenie McMillan (decoração de set).
Na categoria maquiagem, disputam Nick Dudman, Amanda Knight e Lisa Tomblin.
Responsável pelos efeitos visuais do filme, a equipe de Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson também foi indicada.
Divulgação
Daniel Radcliffe e Ralph Fiennes, em cena do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2"
"Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" é a última parte da saga do bruxo Harry Potter, baseada na obra da escritora britânica J.K. Rowling, e foi lançado no Brasil em julho de 2011.
"O ARTISTA' SEGUE FAVORITÍSSIMO À ESTATUETA DE MELHOR FILME
"O Artista" continua seu romance com o cinema norte-americano depois de ganhar o prêmio de melhor filme produzido na premiação do Sindicato dos Produtores (PGA, na sigla em inglês).
A premiação do Sindicato dos Produtores é importante na disputa pelo Oscar, já que muitos dos mais de 5.000 membros do PGA participam da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que entrega as famosas estatuetas douradas.
Nos últimos quatro anos, o filme eleito como o mais bem produzido pelos produtores acabou ganhando o Oscar de melhor filme: em 2008 foi "Onde os Fracos Não Têm Vez", "Quem Quer Ser um Milionário" em 2009, "Guerra ao Terror" em 2010 e "O Discurso do Rei" em 2011.
A produção vem levando tudo nesse período de premiações que antecedem ao Oscar: já foi escolhido o melhor filme pelos críticos de Londres e também no Globo de Ouro - levou três estatuetas.
No sábado (28.1) o francês Michel Hazanavicius, diretor do filme, levou o prêmio do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America) - considerado um bom indicativo para o Oscar de Melhor Diretor.
Hazanavicius derrotou Woody Allen e Martin Scorsese - ambos ganhadores do prêmio do DGA e diretores, neste ano, de "Meia-noite em Paris" e "A invenção de Hugo Cabret", respectivamente.
AFP
Michel Hazanavicius, diretor do filme "O Artista", posa com prêmio do Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (28/01/12)
Na 64ª edição dos prêmios do DGA em Los Angeles também competiam David Fincher - por "Millennium - Os homens que não amavam as mulheres" - e Alexander Payne - por "Os Descendentes".
Foi a primeira vez que Hazanavicius concorreu a um prêmio do DGA.
CÉDULAS PARA A VOTAÇÃO DO OSCAR JÁ FORAM ENVIADAS - EM 2013, VOTAÇÃO SERÁ ON-LINE
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou no último dia 2 o envio das cédulas para a escolha dos vencedores do Oscar 2012 a seus 5.783 membros eleitores.
As cédulas preenchidas devem ser devolvidas à PricewaterhouseCoopers (PwC) até as cinco horas da tarde do próximo dia 21 de fevereiro - cédulas atrasadas serão descartadas da contagem final.
Talvez um dos fatos mais interessantes sobre o processo é que, das 19 categorias, cinco exigem verificação de presença nas exibições dos filmes concorrentes, o que as transformam nas mais apuradas da premiação.
São elas: Documentário em Curta e em Longa Metragem, Filme Estrangeiro e Curta e Longa de Animação.
Divulgação
O pôster oficial do Oscar 2012
Após a contagem dos votos, os nomes dos vencedores serão colocados em envelopes selados para, finalmente, serem abertos na noite de domingo, dia 26 de fevereiro, durante a entrega dos prêmios.
A Academia aproveitou para anunciar também que passará a usar um sistema de votação eletrônica a partir da edição de 2013.
"Este é a primeira de muitas etapas para o desenvolvimento de um sistema de votação eletrônica seguro e prático, que começará no ano que vem", declarou Ric Robertson, um dos organizadores da cerimônia, que informou que a Academia fechou um contrato com a empresa Everyone Counts Inc - que conta entre seus clientes com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Ministério da Justiça do Reino Unido.
SINDICATO DOS ATORES PREMIA 'HISTÓRIAS CRUZADAS'
Considerada também outra prévia do Oscar, o Screen Actors Guild Awards, SAG - prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA - premiou no domingo (29.1) os melhores atores da televisão e cinema em Los Angeles, EUA.
Nas categorias cinematográficas, "Histórias Cruzadas" foi o grande vencedor, levando três estatuetas: Viola Davis (melhor atriz), Octavia Spencer (melhor atriz coadjuvante) e melhor elenco de filme.
Reuters
O elenco de "Histórias Cruzadas" posa para fotos nos bastidores do Screen Actors Guild Awards (29/01/2012)
Viola Davis agradeceu outra atriz negra - Cicely Tyson, que estava na plateia - por tê-la inspirado durante sua infância.
Ela disse que, quando menina, sonhou em se tornar uma estrela, e estimulou outras garotas a também terem essa ambição.
"Sonhem grande e sonhem com garra", afirmou.
Em sua fala, Davis afirmou que ainda hoje a cultura dos Estados Unidos precisa mudar.
"A mancha do racismo e do machismo não é só para as pessoas negras ou as mulheres", afirmou.
"É um ônus de todos nós. Todos nós, e nós podemos, absolutamente todos nós podemos inspirar a mudança."
O francês Jean Dujardin levou o prêmio de melhor ator.
No seu discurso, ele agradeceu o público presente, formado por astros e estrelas de primeira linha - entre eles,Brad Pitt, Angelina Jolie, Meryl Streep e Michelle Williams - e completou o agradecimento contando que sempre foi um sonhador e que seus professores o chamavam de "Jean da lua" - "Eu estava sempre sonhando", disse.
"Percebo agora que nunca parei de sonhar. Muito obrigado. Obrigado por este sonho."
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, a lenda das telonas e telinhas Mary Tyler Moore recebeu uma homenagem pelo conjunto da obra na premiação - e foi demoradamente aplaudida de pé pelos convidados.
People
A lenda do cinema e da TV Mary Tyler Moore foi a grande homenageada no SAG Awards 2012
Christopher Plummer, de 82 anos, levou o prêmio de melhor ator coadjuvante - por seu papel como um idoso que revela sua homossexualidade para desgosto da família, no filme "Toda Forma de Amor" - e agradeceu seus colegas de palco pelo prêmio.
A premiação do Sindicato dos Atores é atentamente observada porque os atores formam a maioria do eleitorado do Oscar - o principal prêmio da temporada.
"O Artista" era apontado como favorito por ter recebido vários prêmios importantes nas últimas semanas, inclusive o Globo de Ouro e o Escolha dos Críticos.
Com os resultados do SAG Awards, os analistas precisarão recalcular seus palpites para levar em conta "Histórias Cruzadas", já que "Os Descendentes", também bem cotado ao prêmio da Academia, saiu do SAG de mãos abanando.
VIOLA DAVIS JÁ FATURA NOVOS CONTRATOS PELA SUA ATUAÇÃO EM 'HISTÓRIAS CRUZADAS'
Viola Davis - indicada ao Oscar e vencedora do SAG por “Histórias Cruzadas” - já tem contrato assinado para mais dois projetos - de acordo com revista “Variety”: a ficção científica “Ender’s Game” e o thrilher sobrenatural “Beautiful Creatures”.
Divulgação
A atriz Viola Davis, em cena de "Histórias Cruzadas"
Dirigido por Gavin Hood, “Ender’s Game” se passa num futuro utópico, em que um menino é convocado para destruir totalmente uma raça alienígena.
Davis será uma psicóloga militar que supervisiona o desenvolvimento dos jovens recrutas, e terá a companhia de Harrison Ford, Hailee Steinfeld e Sir Ben Kingskley no elenco.
Já “Beautiful Creatures” terá a direção de Richard LaGravenese e contará a história de um adolescente que se apaixona por uma menina com poderes sobrenaturais.
A atriz atuará como uma bibliotecária amiga da falecida mãe do garoto, a quem a personagem considera como se fosse seu próprio filho.
Os dois filmes devem estrear em 2013.
NOVO SCORSESE DOMINA PREMIAÇÃO PARA FILMES EM 3D
“A Invenção de Hugo Cabret”, novo filme do diretor Martin Scorsese, dominou a noite de premiação da Sociedade Internacional do 3D.
O longa, que segue como um dos favoritos ao Oscar - levou três prêmios durante a noite: melhor momento 3D do ano, melhor filme live action em 3D e melhor estereografia (construção dos planos) em live action.
JAAP BUITENDIJK / GK FILMS
O ator Sacha Baron Cohen e o doberman Blackie, em cena de "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorscese
Nas categorias de animação, “As Aventuras de Tintim” ganhou como melhor filme 3D e, “O Gato de Botas”, como melhor estereografia.
O documentário “Pina” - de Win Wenders - recebeu o Prêmio do Júri por Excelência na Sociedade.
A Disney também foi lembrada - pela conversão de 2D para 3D feito em “O Rei Leão”.
Já “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, de Werner Herzog, ganhou uma estatueta na categoria Diferenças Criativas em Documentário 3D.
FALIDA, KODAK QUER RETIRAR SEU NOME DO TEATRO ONDE O OSCAR É ENTREGUE
O teatro de Hollywood que é palco todo ano da entrega do prêmio da Academia pode deixar de se chamar Teatro Kodak, uma vez que a empresa, em processo de falência, pretende acabar com o patrocínio como forma de economizar verbas.
A Eastman Kodak - a mais antiga empresa de películas fotográficas - pediu a remoção de seu nome do teatro, em um documento depositado no tribunal de falências de Nova York.
Amy Sancetta/AP
Estatuetas gigantes do Oscar são posicionadas em frente ao Kodak Theatre - março de 2010
Um acordo previa que a sala de teatro, atualmente de propriedade do grupo CIM, ficasse por ao menos 20 anos com o nome da Kodak.
Uma audiência do tribunal de falências, sobre a moratória da Eastman Kodak, está prevista para 15 de fevereiro.
Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Kodak recebe desde março de 2002 a cerimônia de entrega dos prêmios Oscar.
GÊNIO DAS TRILHAS SONORAS, JOHN WILLIAMS COMEMORA 80 ANOS COM OUTRAS DUAS INDICAÇÕES AO OSCAR
John Williams,famoso maestro e compositor de trilhas inesquecíveis do cinema, completou 80 anos, celebrados em 2012 com mais duas indicações ao Oscar de Melhor Trilha Sonora - por "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" e "Cavalo de Guerra", ambos dirigidos por seu parceiro de longa data Steven Spielberg.
Nascido em 1932, em Nova York, e com um invejável currículo de mais de 200 trilhas compostas até o momento, a lenda já recebeu 47 indicações ao Oscar, das quais venceu cinco.
Para quem não associa o nome à obra, Williams eternizou filmes com canções temas memoráveis como "Tubarão (1975)", "Superman - O Filme" (1978), "E.T. - O Extraterrestre "(1982), os quatro Indiana Jones e, recentemente, as trilhas de Harry Potter.
Divulgação
O maestro - e recordista do Oscar - John Williams
É de Williams também as trilhas de todos os episódios de "Star Wars".
No início da carreira, em 1952, Williams foi pianista de jazz em clubes de Nova York,
e, nos anos 1960, o maestro também ficou conhecido como "Little Johnny Love" ao trabalhar como arranjador e maestro dos álbuns do cantor Frankie Laine.
No cinema, começou como orquestrador de grande compositores como Alfred Newman - lenda da Fox e vencedor do Oscar nove vezes.
Seu nome aparece não creditado em filmes como "Se Meu Apartamento Falasse" (1960) e "Os Canhões de Navarone" (1961), até sua primeira indicação ao Oscar - em 1968, por "O Vale das Bonecas".
Ouça abaixo algumas das obras de John Williams para as telonas:
- Tubarão -
- Star Wars - Imperial March -
- Superman o Filme -
- ET, o Extraterrestre -
*****
Até +!
Nenhum comentário:
Postar um comentário