As categorias que realmente importam no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são apenas oito: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.
São essas categorias que ditam os rumos da indústria cinematográfica americana, lançam nomes ao estrelato e à fama e consagram roteiristas e diretores.
Justamente por isso, resolvi mostrar em postagens especiais os indicados nessas oito categorias - é nelas que você deverá prestar atenção na cerimônia de entrega dos Oscars, no próximo dia 26 de fevereiro.
Nessa postagem, conheça os indicados a Melhor Ator Coadjuvante.
KENNETH BRANAGH, por "SETE DIAS COM MARILYN"
Kenneth Charles Branagh nasceu em 10 de dezembro de 1960, na Irlanda.
Dirigiu e atuou em várias adaptações de peças de Shakespeare para o cinema, e fez uma ponta, não creditada,em " Carruagens de Fogo" (1981).
Já recebeu cinco indicações ao prêmio da Academia de Hollywood: duas em 1990 - de Melhor Ator e Diretor, por "Henrique V"; em 1993, pelo curta-metragem "Swan Song"; em 1997, de Melhor Roteiro Adaptado, por "Hamlet"; e agora, em 2012, por Ator Coadjuvante em "Sete Dias Com Marilyn", onde dá vida a outro ícone britânico da arte de bem representar - Sir Laurence Olivier.
No ano passado, Branagh finalmente rendeu-se a Hollywood, quando aceitou dirigir "Thor" - o deus do trovão da Marvel que nada mais é do que uma variação das histórias shakespeareanas de que tanto gosta.
NICK NOLTE, por "GUERREIRO"
Nicholas King Nolte nasceu em 8 de fevereiro de 1941, em Nebraska (EUA).
Começou a carreira no teatro - em produções regionais - e depois partiu para a TV, onde atuou em vários seriados e minisséries, como "Rich Man, Poor Man" (1976).
Em 1975, estreou no cinema, no drama "Return to Macon County".
Esta é sua terceira indicação ao Oscar: a primeira foi em 1992 - por "O Príncipe das Marés" - e a segunda em 1999, por "Temporada de Caça".
MAX VON SYDOW, por "TÃO FORTE E TÃO PERTO"
Max Carl Adolf von Sydow é uma lenda das telonas, e surpreendeu ao ser indicado a Melhor Ator Coadjuvante por "Tão Forte e Tão Perto".
Nascido em 10 de abril de 1929, em Lund, na Suécia, começou sua carreira ainda no colégio, participando de peças escolares.
Depois, frequentou a Royal Dramatic Theatre e ficou conhecido internacionalmente ao trabalhar em filmes de Ingmar Bergman.
Eclético, atuou em filmes muito diferentes entre si - como "Flash Gordon", "Hannah e Suas Irmãs", "O Escafandro e a Borboleta", "O Lobisomem" (2010) e "Ilha do Medo", entre muitos outros.
Estreou na direção de um longa em Katinka (1988).
Agora em 2012, recebe sua segunda indicação ao Oscar - a primeira foi em 1989, por "Pelle - O Conquistador".
CHRISTOPHER PLUMMER, por "TODA FORMA DE AMOR"
Arthur Christopher Orme Plummer nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Toronto (Canadá).
Filho único, desenvolveu um amor pelas artes dramáticas desde cedo e começou a atuar ainda na escola.
Sua iniciação se deu no teatro, partindo para televisão em 1953, em seriados.
Sua estreia nos cinemas foi com o longa "Stage Struck", cinco anos depois.
Foi catapultado ao estrelato ao protagonizar - ao lado de Dame Julie Andrews - o musical
"The Sound of Music/A Noviça Rebelde" (1965), onde deu vida ao inesquecível capitão Von Trapp.
"The Sound of Music/A Noviça Rebelde" (1965), onde deu vida ao inesquecível capitão Von Trapp.
Apesar de já ter atuado em mais de 50 filmes, Plummer só tinha sido indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "A Última Estação" (2010).
Em 2012, ele está novamente concorrendo na mesma categoria, por "Toda Forma de Amor".
JONAH HILL, por "O HOMEM QUE MUDOU O JOGO"
De família judia, Jonah Hill Feldstein nasceu em 20 de dezembro de 1983, na Califórnia.
Ao terminar o colegial, decidiu que queria ser ator e começou a estudar na The New School.
Sua estreia na telona foi interpretando Bret, em "Huckabees – A Vida é Uma Comédia" (2004).
Desde então, o gênero da comédia marcaria fortemente sua carreira, com filmes como "O Virgem de 40 Anos", "Click", "Ligeiramente Grávidos" e "A Volta do Todo Poderoso".
Em 2012, finalmente foi indicado a uma categoria do Oscar - a de Melhor Ator Coadjuvante, por "O Homem Que Mudou o Jogo".
*****
Na próxima postagem dessa série, veremos as candidatas a Melhor Atriz no Oscar 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário