segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

OSCAR 2012: AS CATEGORIAS QUE REALMENTE IMPORTAM - MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


As categorias que realmente importam no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são apenas oito:
 Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.

São essas categorias que ditam os rumos da indústria cinematográfica americana, lançam nomes ao estrelato e à fama e consagram roteiristas e diretores.

Justamente por isso, resolvi mostrar  em postagens especiais os indicados nessas oito categorias - é nelas que você deverá prestar atenção na cerimônia de entrega dos Oscars, no próximo domingo -  dia 26 de fevereiro.
Nessa postagem, conheça  os indicados a Melhor Roteiro Original.

J.C. CHANDOR, por "MARGIN CALL - O DIA ANTES DO FIM"

O roteiro de J.C. Chandor - que também é o diretor do filme e tem aqui sua primeira indicação a uma categoria do Academy Awards já na sua estreia em longas - tem o ritmo de uma comédia de erros shakespeariana, pelas reviravoltas e pela sólida construção dos personagens.

Formado em 1996 pela Ohio The College of Wooster, Chandor trabalhou em comerciais e documentários por cerca de 15 anos.

"Margin Call" é o seu primeiro projeto para um grande estúdio - a Warner Bros.

"Eu sabia que o filme que eu queria fazer, nós não estávamos experimentando nada. É um filme processual. Uma coisa é absolutamente necessária para transformar uma coisa em outra. Foi uma experiência incrível na minha vida. Uma vez que você vai lá com eles  [o estrelado elenco que ele escalou] e você sabe que eles entendem o que se está falando, eles são profissionais, e eles respeitam isso, começei a ter relações de amizade que eu vou lembrar para o resto da minha vida",  declarou o roteirista e diretor para seu perfil no IMdB.
Getty Images Europe
Os atores Jeremy Irons, Kevin Spacey, Paul Bettany, o produtor Neal Dodson, o ator Zachary Quinto, o diretor J.C.Chandor e outros dois atores do elenco de "Margin Call" no Festival de Berlim de 2011

Seu contrato com o estúdio prevê dois filmes: depois de "Margin Call", ele agora está trabalhando no roteiro de "Portofino", um thriller internacional.

Confira matéria do BLOG DE KLAU sobre o filme, clicando aqui.

WOODY ALLEN, por "MEIA NOITE EM PARIS"

O ator, diretor e roteirista Woody Allen é uma das lendas vidas do cinema americano.

Com uma sólida carreira, respaldada em filmes de grande sucesso popular e de crítica, ele fez aqui uma história de amor tendo Paris como cenário e um elenco de astros e estrelas que contam uma boa história - entre eles, Kurt Fuller, Owen Wilson, Marion Cotillard, Michael Sheen, Tom Hiddleston, Kathy Bates e Rachel McAdams.

Allen já tinha tentado filmar esse roteiro em Paris em  2006, mas por conta de problemas com o orçamento acabou adiando o projeto, que finalmente pode ser filmado em 2010/2011.

"Meia Noite em Paris" foi o primeiro filme de Allen com intervenções digitais - de acordo com o diretor e roteirista, ele testou os novos recursos pra ver se gostava o suficiente para usar em futuros filmes.

Acertou em cheio, porquê os efeitos são tão bem usados que dificilmente se percebe que eles estão ali.

O longa foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2011 - o segundo na carreira de Woody Allen - e, por esse roteiro, ele já levou para casa o Globo de Ouro 2012.

Confira matéria do BLOG DE KLAU sobre o filme, clicando aqui.

MICHEL HAZANAVIVIUS, por "O ARTISTA"

 Michel Hazanavicius - nascido em Paris, em 29 de março de 1967 - viu seu filme "O Artista" - que ele dirigiu e roteirizou - ser indicado em nada menos do que dez categorias do Oscar 2012.

O longa também tem levado quase tudo nas principais premiações dessa temporada - Globo de Ouro, SAG, Bafta...

Hazanavicius iniciou sua carreira na TV francesa - no Canal + em 1988 - onde dirigiu comerciais.

Em 1993, roteirizou e dirigiu seu primeiro telefilme - "La Classe américaine" - mas ficou famosíssimo na França com os filmes de espionagem e comédia "OSS 117:Cairo", "Nest of Spies" (2006) e sua sequência, "OSS 117 : Rio ne répond plus" (2009) - filmado no Rio de Janeiro.

Com "O Artista", o diretor e roteirista conheceu o sucesso mundial.

É casado com a estrela do filme - Bérènice Bejo - e muito amigo do ator protagonista Jean Dujardin - que também dirigiu em "OSS".

Confira matéria do BLOG DE KLAU sobre o filme, clicando aqui.

KRISTEN WIIG e ANNIE MUMOLO, por "MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO"

Com personagens interessantes e um roteiro muito bem amarrado - escrito pelas duas comediantes Kristen Wiig e Annie Mumolo - "Missão Madrinha de Casamento" explora o universo feminino de uma maneira bem diferente da usual.

Espécie de "Se Beber Não Case" do ponto de vista feminino, o filme só escorrega nas tentativas de fazer humor a qualquer custo - como na desnecessária cena da prova de vestidos, muito mais longa do que o espectador afguenta.

É interessante como o filme mescla a receita tradicional de comédias românticas com o cinema de Judd Appatow - de "O Virgem de 40 Anos" - , não por acaso produtor do filme, e mantém o público ao longo dos mais de 120 minutos de duração.

A atenção dada a cada uma das madrinhas de casamento também chama a atenção: ainda que não estejam sempre sobre os holofotes, é fácil determinar a infantilidade e ingenuidade de Becca (Ellie Kemper), o descontentamento de Rita (Wendi McLendon-Covey) com sua vida de mãe e esposa e a auto-suficiencia e confiança de Megan - vivida por Melissa McCarthy - com muita competência.

Um bom roteiro, enfim.

ASGHAR FARHADI, por "A SEPARAÇÃO"

O diretor e roteirista iraniano Asghar Farhadi fez aqui uma pequena obra prima que, ousando desafiar a ditadura do seu país, se transformou num dos filmes mais premiados da temporada.

Na trama muito bem conduzida, Simin (Leila Hatami) quer sair do Irã acompanhada do marido Nader (Peyman Moaadi) e da filha Termeh (Sarina Farhadi).

Após a esposa finalizar os preparativos, Nader desiste da viagem por conta da doença que seu pai (Ali-Asghar Shahbazi) está atravessando.

Como resposta, Simin decide pedir o divórcio. 
Só há um problema: sua solicitação não é aceita.

Com ritmo ágil, boa história e elenco de primeira, "A Separação" já levou o Globo de Ouro 2012 de Melhor Filme Estrangeiro e o Urso de Ouro - de Melhor Filme - e o Urso de Prata - para o Elenco Masculino e Elenco Feminino - no Festival de Berlim 2011, e o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, entre muitos outros prêmios da temporada 2011/2012.

Confira matéria do BLOG DE KLAU sobre o filme, clicando aqui .


Na próxima postagem dessa série, vamos conferir os indicados ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário