sábado, 4 de fevereiro de 2012

"A BELA E A FERA" JÁ ERA UM FILMAÇO: EM 3D, GANHOU VIGOR, EMOÇÃO E DRAMATICIDADE


"A Bela e a Fera" - uma das melhores animações mais recentes da Disney - volta às telonas no formato 3D nessa segunda década do século 21 com uma gloriosa missão: reapresentar sua boa história para  as novas gerações.

A animação original, produzida em 1991, foi a primeira a ser indicada ao Oscar de Melhor fFlme, façanha que 18 anos depois, "Up - Altas Aventuras" repetiu - nenhum dos dois levou a estatueta.

"A Bela e a Fera", indicado originalmente a seis Oscar, levou dois deles - Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção.
Divulgação/Disney
Bela: uma das personagens mais carismáticas do universo Disney

A animação tornou mais famosa do que nunca uma fábula que teve origem na mitologia grega, foi se transformando ao longo do tempo e chegou ao cinema na inesquecível versão de Jean Cocteau - com Jean Marais e Josette Day, em 1946.

A animação foi a segunda a ser produzida digitalmente pela Disney, o que o 3D agora valoriza sobremaneira.

As sequências mais espetaculares, como a cena do baile - em que Bela e a Fera dançam em seu castelo e a câmera acompanha o seu rodopio -, as que os de objetos animados do castelo da Fera - tendo à frente o candelabro de sotaque francês, o relógio de pêndulo de bigode e a dupla formada pelo bule de chá e seu filhinho-xícara, todos falantes - aparecem, se já eram perfeitas, no 3D ficam simplesmente de tirar o fôlego.
Divulgação/Disney
Bela dança com a Fera: a cena já era espetacular; no 3D, ficou magnífica

Até a sequência final - em que o caçador Gastão, esnobado por Bela, incita os aldeões a invadirem o castelo e matar a Fera - ganha em dramaticidade e fica muito mais emocionante em 3D.

A história, interessantíssima, continua intacta no roteiro de Linda Woolverton - que não foi indicado ao Oscar - e as sequências musicais - que não apenas enfeitam, mas contam realmente os fatos, através das canções de Alan Mencken e Howard Ashman - são maravilhosas.
Divulgação/Disney
Os objetos do castelo da Fera ficaram ainda mais legais no formato 3D

A Disney relançou a animação aqui no Brasil apenas na versão dublada, o que é uma pena, pois impede novos públicos de conhecerem as vozes originais - que incluíram atores da estatura de Paige O'Hara, Robby Benson, Jerry Orbach e Angela Lansbury.

Só depois que esse time de vozes excepcionais foi reunido, é que virou moda astros e estrelas das telonas fazerem as vozes das animações - tudo começou aí.

Mesmo assim, é um filmaço, que merece ser visto e revisto na telona e em 3D - vamos aguardar a transposição para o formato de outras obras primas do acervo da Disney, que logo serão igualmente relançadas.

Confira o trailer do filme:
*****
"A BELA E A FERA 3D"
Título original:
The Beauty and The Beast 3D
Diretores:
Gary Trousdale, Kirk Wise
Elenco de Vozes na versão original:
Robby Benson, Angela Lansbury, Paige O'Hara, Jerry Orbach, David Ogden Stiers, Richard White
Produção:
Don Hahn
Roteiro:
Linda Woolverton
Trilha Sonora:
Alan Menken
Duração:
84 min.
Ano: 
1991
País:
EUA
Gênero:
Animação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Walt Disney Pictures / Silver Screen Partners IV
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário