sábado, 11 de fevereiro de 2012

'AS MULHERES DO SEXTO ANDAR' SE APOIA TOTALMENTE NO TALENTO DO ATOR FABRICE LUCHINI E NAS ESTRELAS DO CINEMA ESPANHOL


Jean-Louis  é um homem comum, de hábitos comuns, casado com Suzanne - interpretada por Sandrine Kiberlain - com dois filhos vivendo em um colégio interno.

Seu cotidiano se restringe ao trabalho e a pequenos problemas domésticos, como a insubordinação da empregada bretã, que acaba se demitindo.
Divulgação
Cena de "As Mulheres do Sexto Andar"

Como sua mulher tem horror a cuidar da casa, ele contrata uma moça espanhola, Maria - Natalia Verbeke - para ser sua nova serviçal - no início da década de 1960, era comum que franceses empregassem espanholas, que chegavam às pencas fugindo da ditadura franquista.

Aqui, o diretor e roteirista Philippe Le Guay desenvolve dois conflitos: o primeiro e mais evidente é o social, ao mostrar as condições precárias em que Maria e suas colegas vivem no sexto andar do edifício onde trabalham, onde os discursos da socialista Carmen - Lola Dueñas - e as situações cômicas que envolvem essas mulheres são o foco.
(Nota: até a bem pouco tempo, as coberturas dos prédios na França eram destinadas à moradia das empregadas que trabalhavam no edifício)

Segundo: existe o encantamento crescente de Jean-Louis - interpretado por Fabrice Luchini - por Maria, onde o ator exibe uma interpretação contida que ressalta na timidez de seu personagem frente à beleza da espanhola, e onde, mesmo em uma cena de ciúmes provocada por um garçom mulherengo, ele é cauteloso para aproximar-se de Maria.

Le Guay também explora em seu roteiro o choque desses mundos, pois é a partir do envolvimento cada vez maior de Jean-Louis com as espanholas de seu edifício que o diretor brinca com o deslumbramento de seu herói pela vivacidade de outra cultura, que tanto falta em sua vida e em seus impulsos.
Divulgação
Natalia Verbeke e Fabrice Luchini, em cena do filme

Contando ainda com a participação especialíssima da Diva espanhola Carmen Maura - no papel de Concepción - "As Mulheres do Sexto Andar" é um filme todo certinho, na forma e conteúdo,  e se escora principalmente pelo trabalho de ator de Fabrice Luchini -  pois, sem ele, o filme nada seria.

Confira o trailer do filme:
*****
"AS MULHERES DO SEXTO ANDAR"
Título original:
Les Femmes du 6eme Étage
Diretor:
Philippe Le Guay
Elenco:
Fabrice Luchini, Sandrine Kiberlain, Natalia Verbeke, Carmen Maura, Lola Dueñas, Berta Ojea, Nuria Solé, Concha Galán, Marie-Armelle Deguy, Muriel Solvay
Produção:
Etienne Comar, Philippe Rousselet
Roteiro:
Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre
Fotografia:
Jean-Claude Larrieu
Trilha Sonora:
Jorge Arriagada
Duração:
104 min.
Ano:
2010
País:
França
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Vinny Filmes
Estúdio:
Vendôme Production / France 2 Cinéma/ Canal+/ SND/ CinéCinéma / France Télévision/ Banque Postale Image 4/ Cofinova 7 / Uni Étoile 8
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário