sábado, 28 de janeiro de 2012

"OS DESCENDENTES": GEORGE CLOONEY NO MELHOR DESEMPENHO DA CARREIRA, E FRANCO FAVORITO AO OSCAR 2012


Esqueça o George Clooney galã, bunitão e charmoso, que você conhece de filmes como "Onze Homens e um Segredo" e "Syriana, a Indústria do Petróleo" - que lhe deu o Oscar de coadjuvante em 2006.

No drama familiar "Os Descendentes", e conduzido pela sensibilidade do diretor e roteirista Alexander Payne, Clooney é Matt King, um marido e pai fragilizado e que lhe valeu uma nova indicação ao Oscar - uma das cinco a que o filme concorre, além de melhor ator, melhor filme, direção, montagem e roteiro adaptado - e é, disparado, seu melhor desempenho em sua vasta filmografia.

O paradisíaco Havaí engana o espectador que irá ao cinema esperando ver Clooney, mais uma vez, exibir seus costumeiros charme, físico e bronzeado arrematado com bermudas e camisas floridas - que até aparecem, mas contrastam para os dramas que se abatem sobre a vida de Matt King.

Rico - por herança e pelo trabalho como advogado - Matt pontua sua vida meio que sovina nos gastos e afetos, de que se ressentem sua mulher, Elizabeth - Patricia Hastie - e as duas filhas, Alexandra - Shailene Woodley - e Scottie - Amara Miller.

Divulgação
Matt e as filhas admiram a paisagem paradisíaca do Havaí

Só que a ilusão de controle acaba no momento em que Elizabeth entra em coma depois de um acidente de barco e Matt tem de começar a construir um relacionamento com as filhas.

Com a mesma sutileza com que arquitetou filmes anteriores, Payne conduz seu protagonista num labirinto emocional em que se vê desafiado a crescer, e onde o primeiro grande percalço é a filha mais velha, Alexandra, explosiva e de difícil trato.

Numa discussão com Alexandra, Matt descobre que Elizabeth o traía, e para alguém já vivendo as situações da possível morte da mulher e pressões familiares para vender um grande patrimônio muito valioso, a revelação do chifre é o que faltava para Matt desabar de vez.

O filme discute a fragilidade humana, especialmente a masculina, porque seu protagonista fica mais em evidência - sem nunca perder o tom contido.

Com os segredos e verdades desta família sendo enfrentados passo a passo, o filme torna real também a possibilidade de elaborar melodramas sem histeria e com mais verdade.

Divulgação
George Clooney, Shailene Woodley e Amara Miller, em cena do filme

Clooney, que já levou um Globo de Ouro - Melhor ator de drama - e foi indicado ao Bafta britânico, é o franco favorito para levar finalmente o Oscar de melhor ator para casa no próxima dia 23 de fevereiro por sua interpretação primososa nesse filme - que também levou o Globo de Ouro 2012 de Melhor Filme - Drama.

A jovem Shailene Woodley contracena de igual para igual com Clooney - e olha que ela tem apenas 20 anos e este é seu primeiro grande papel,desbancando a queridinha atual de Hollywood, Amanda Seyfried, que fez teste para interpretar Alexandra.

e a pequena Amara Miller, como a caçula Scottie, marca presença interpretando uma criança perfeitamente comum, sem os costumeiros excessos que Hollywood adora colocar nas crianças em seus filmes.

Divulgação
Shailene Woodley, 20 anos - que interpreta a filha mais velha - contracena de igual para igual com Clooney

O veterano Robert Forster, como o rigoroso pai de Elizabeth, e Beau Bridges, como o primo ávido para vender o patrimônio dos King, estão também muito bem, e não foi à toa que, com absoluta justiça, o elenco do filme foi indicado coletivamente aos prêmios do Sindicato dos Atores da América.

Confira o trailer do filme:
*****

"OS DESCENDENTES"
Título original:
The Descendants
Diretor:
Alexander Payne
Elenco:
George Clooney, Judy Greer, Shailene Woodley, Matthew Lillard, Beau Bridges, Robert Forster, Rob Huebel, Michael Ontkean, Mary Birdsong, Sonya Balmores, Amara Miller
Produção:
Jim Burke, Alexander Payne, Jim Taylor
Roteiro:
Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash, baseados na obra de Kaui Hart Hemmings
Fotografia:
Phedon Papamichael
Duração:
117 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Comédia Dramática
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Fox Searchligth Pictures / Ad Hominem Enterprises
Classificação:
14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário