sexta-feira, 24 de maio de 2013

'VELOZES E FURIOSOS 6': MUITA AÇÃO SÓ NÃO BASTA PARA O ESPECTADOR COM UM MÍNIMO DE CÉREBRO



'Velozes e Furiosos 6' entrega o que seu título e os outros cinco longas da franquia prometeram: ação ininterrupta do começo ao fim, ondem o espectador nem pisca durante a sessão.

Se for só isso que boa parte dos fãs espera, se o espectador médio deixará a sala satisfeito com o que viu, por que dar mais a eles?

Um roteiro decente, por exemplo?
Mas não, né?

O longa começa com um racha entre Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) através de um estreita e sinuosa estrada nas montanhas europeias, cena totalmente dispensável à trama e que serve apenas para o cérebro do fã mais ardoroso da saga pegar no tranco.

Paul Walker e Vin Diesel, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Paramount Pictures do Brasil

Os parceiros e o resto do bando movido à velocidade estão espalhados pelo mundo após o lucrativo assalto no Rio - retratado no filme anterior - e são chamados à ativa pelo policial Luke Hobbs (Dwayne Johnson), que promete o perdão aos criminosos se estes o ajudarem a capturar o terrorista Shaw (Luke Evans).

Dom, no entanto, está menos interessado em limpar sua ficha e mais em descobrir o que aconteceu à Letty (Michelle Rodriguez), que havia morrido no quarto filme da franquia e foi ressuscitada agora.

Ela faz parte do bando de Shaw e parece ter esquecido completamente suas origens - o que Dom vai descobrir da pior maneira ao encontrá-la.

Aliás, a cena em que Vin Diesel sabe que o grande amor de sua vida está vivo, com a emoção tomando de seu semblante ao melhor estilo Chuck Norris é, disparado, uma das cenas mais constrangedoras da história do cinema recente.

Como personalidade, acho Mr. Diesel adorável e sempre simpático com os fãs, mas como ator, realmente ele é ...adorável e sempre simpático com os fãs.

Paul Walker, Dwayne Johnson e Vin Diesel, em cena do filme

O que vem a seguir é o mais do mesmo: perseguições frenéticas em carrões super possantes, tiroteios e muita pancadaria, com o diretor Justin Lin conduzindo bem essas sequências.

Uma em especial, sobre uma ponte, envolvendo até tanque de guerra, é muito bem dirigida e vibrante, mas seu final, pelo exagero que beira o ridículo, põe tudo a perder.

Sou a favor de que filmes não têm de ter apego à verdade, mas sim à verossimilhança do que propõem seus enredos.

Aqui, os heróis de Velozes e Furiosos são bonzões, mas não super-heróis e o mesmo despropósito se repete no seguimento final, com outra perseguição movimentada que, desta vez, envolve avião cargueiro russo percorrendo uma pista de pouso, que a julgarmos pelo tanto que a cena demora, deve ser seguramente a maior pista de pouso do mundo.

Mais um dos muitos momentos totalmente disparatados da produção, como a cena de Brian voltando aos EUA, onde é procurado, infiltra-se numa prisão onde muitos querem matá-lo e volta a Londres com uma "preciosa" informação - que não serve para absolutamente nada e é hilária de tão ruim.

Vin Diesel, em cena do filme

Por mais que se baixe o nível de expectativa diante desse tipo de filme, é difícil para o espectador dotado de algum tipo de cérebro engolir ou mesmo gostar do que se vê na tela.

Confira o trailer do filme:


*****
'VELOZES E FURIOSOS 6'
Título Original:
FAST AND FURIOUS 6
Direção:
Justin Lin
Roteiro:
Chris Morgan
Elenco:
Vin Diesel, Paul Walker,Dwayne Johnson, Luke Evans, Michelle Rodriguez e outros
Fotografia:
Stephen F. Windon
Duração:
125 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Gênero:
Ação
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Etalon film / Original Film
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário