domingo, 26 de maio de 2013

FESTIVAL DE CANNES: AMOR ENTRE GAROTAS LEVA PALMA DE OURO - CONFIRA TODOS OS GANHADORES


O cartaz do Festival de Cannes 2013 é uma cena de beijo de um dos casais mais legais de Hollywood - Paul Newman e Joanne Woodward - tirada do filme "Amor Daquele Jeito/A New Kind of Love" (1963)

O 66º Festival de Cinema de Cannes - um dos mais importantes do mundo - encerrou-se agora pouco, numa cerimônia apresentada pela atriz Audrey Tautou e sem muitas surpresas nos seus ganhadores.


Audrey Tatou comanda a cerimônia de encerramento e premiação do Festival de Cannes 2013 - foto: Valery Hache/AFP

No prêmio máximo, deu a lógica: o francês "La vie D'Adele" (A Vida de Adèle), de Abdellatif Kechiche, longa mais falado dessa edição por ter fortes cenas de sexo entre uma garota de 15 anos que se apaixona por outra moça, levou a Palma de Ouro.

A Palma foi concedida pelo júri presidido pelo cineasta e produtor americano Steven Spielberg, que fez questão de mencionar o grande trabalho do diretor e das atrizes Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos.

As atrizes francesas Lea Seydoux (à esq) e Adele Exarchopoulos beijam o diretor franco-tunísio Abdellatif Kechiche enquanto ele recebe a Palma de Ouro pelo filme "La Vie d'Adele" - foto: Valery Hache/AFP
O prêmio máximo em Cannes para um longa com essa temática veio num momento em que o debate sobre casamento gay pega fogo na França, com católicos e ultraconservadores protestando nas ruas contra a aprovação do casamento, mas Spielberg negou que a decisão tenha sido política.
"Para nós, é uma grande história de amor que carrega uma mensagem muito positiva. E a propósito, as personagens não se casam", brincou.

Também foi surpreendente a Palma para um filme tão sexual vindo de Spielberg, diretor que filmou apenas uma cena de sexo em toda a sua carreira – em "Munique" (2005) - como bem lembrou o correspondente do UOL Thiago Stivaletti, que, aliás, fez  uma cobertura irretocável da edição deste ano.

O júri do Festival de Cannes: Nicole Kidman, Daniel Auteuil, Ang Lee, Vidya Balan, Steven Spielberg, Lynne Ramsay, Naomi Kawase, Cristian Mungiu e Christoph Waltz posam em frente do Palácio dos Festivais agora pouco - foto: Loica Venance/AFP

O Grande Prêmio do Júri, considerado o segundo lugar, ficou com a comédia dos irmãos Coen, "Inside Llewyn Davis" - sobre um cantor de folk fracassado na Nova York dos anos 60.

O ator Oscar Isaac, que vive o Llewyn do título, recebeu o prêmio em nome dos diretores.

Oscar Isaac sobe as escadas do Palais du Festival com  Emma Watson, sua parceira do longa, agora pouco - foto: AP
O Prêmio do Júri, espécie de terceiro colocado, ficou com o japonês "Like Father, Like Son" (Tal pai, tal filho), de Hirokazu Kore-Eda, drama sobre duas famílias que descobrem que seus filhos foram trocados na maternidade há seis anos.

O diretor japonês Hirokazu Kore-Eda ganha o Prêmio do Júri pelo filme "Like Father, Like Son" - foto: Valery Hache/AFP

A lenda Bruce Dern levou a Palma de Melhor Ator pelo papel do velhinho que imagina ter ganhado na loteria em "Nebraska", de Alexander Payne.
Dern - que desde já é apontado como um favoritos ao Oscar de Melhor Ator em 2014 - não estava mais em Cannes, e Payne recebeu o prêmio por ele.

O diretor americano Alexander Payne recebe o  Prix d'Interpretation Masculine (Melhor Ator) em nome de Bruce Dern, que não pode estar presente no encerramento de Cannes - foto: Valery Hache/AFP

Se Marion Cotillard saiu do filme por problemas de agenda, a também francesa Bérénice Bejo não fez por menos, defendeu muito bem o papel e acabou levando Palma de Melhor Atriz por "Le Passé", de Asghar Farhadi.

Bérénice Bejo ganha a Palma de Ouro por "Le Passé" - foto: Valery Hache/AFP
Uma surpresa: o mexicano Amat Escalante ficou com o prêmio de Melhor Diretor pelo violento "Heli", história de um jovem cuja família desmorona depois que a irmã mais nova se envolve com um jovem militar ligado ao narcotráfico.

O diretor Amat Escalante (à esq) recebe o prêmio de Melhor Diretor por seu filme "Heli" das mãos do ator Forest Whitaker - foto: Francois Mori/AP Photo

O chinês Jia Zhangke - Leão de Ouro em Veneza por "Em Busca da Vida" - ficou com o prêmio de Melhor Roteiro por "A Touch of Sin", que flerta com os filmes de samurais e no qual filma pela primeira vez cenas de violência e sangue.

O diretor chinês Jia Zhangke fala no encerramento do Festival de Cannes após receber o prêmio de Melhor Roteiro pelo filme "A Touch of SIn" - foto: Valery Hache/AFP
Um filme de Cingapura, "Ilo Ilo", de Anthony Chen, levou o prestigioso prêmio 'Caméra d'Or', de Melhor Longa-Metragem de Diretor Estreante.
O filme foi exibido na paralela 'Quinzena dos Realizadores'.

O diretor Anthony Chen (centro) recebe seu prêmio 'Camera d'Or de Melhor Filme' das mãos da diretora francesa e presidente do Júri, Agnes Varda, (à esq) e da atriz chinesa Zhang Ziyi - foto: Valery Hache/AFP

A Diva Kim Novak, 80 anos, foi aplaudida de pé pela plateia ao subir no palco para apresentar um prêmio.

Kim Novak em Cannes - foto: Le Figaro
Ela lembrou que "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock, recebeu críticas negativas no lançamento – e, numa recente enquete da revista "Sight & Sound", ficou em primeiro lugar na lista dos melhores filmes de todos os tempos.

O longa, considerado a obra prima do mestre do suspense, foi exibido em cópia restaurada em Cannes, mais uma vez encantando a todos.

Em seu discurso de apresentação, o presidente do júri, Steven Spielberg, deu seu apoio ao movimento de exceção cultural na França – que reivindica que o cinema e outras artes não sigam as mesmas regras de outros setores nos acordos internacionais de comércio, preservando assim os produtores e cineastas de filmes independentes de pequeno orçamento.

Passaram pelo tapete vermelho na noite de encerramento atrizes como Uma Thurman e os membros do Júri Steven Spielberg, Nicole Kidman, Christoph Waltz, Ang Lee e Daniel Auteil.

Uma Thurman no red carpet agora pouco - foto: AP


Confira todos os ganhadores nas categorias principais do 66º Festival de Cinema de Cannes:

Palma de Ouro
"La Vie d'Adèle", de Abdellatif Kechiche (França) – com menção para o diretor e as atrizes Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos

Relembre cena do filme:


Grande Prêmio do Júri
"Inside Llewyn Davis", de Joel e Ethan Coen (EUA)

Relembre trailer do filme:


Melhor diretor
Amat Escalante, por "Heli" (México)

Confira cena do filme:


Prêmio do Júri
"Like Father, Like Son", de Hirokazu Kore-Eda (Japão)

Relembre trailer do filme:


Melhor Ator
Bruce Dern, por "Nebraska" (EUA)

Relembre trailer do filme:


Melhor Atriz
Bérénice Bejo, por "Le Passé" (França)

Relembre trailer do filme:


Melhor Roteiro
Jia Zhangke, por "A Touch of Sin" (China)

Relembre trailer do filme:


Prêmio Caméra d'Or 
(melhor longa-metragem de diretor estreante)
"Ilo Ilo", de Anthony Chen (Cingapura)

Relembre trailer do filme:


*****
Com AP e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário