quinta-feira, 16 de maio de 2013

A SEMANA NA TV



Confira:

AUDIÊNCIAS
*****
TV PAGA CONTINUA CRESCENDO NO BRASIL
*****
UM DOS POUCOS ACERTOS NA ATUAL PROGRAMAÇÃO DO SBT, NOVELAS TEM A MARCA DO DIRETOR REYNALDO BOURY
*****
AGENTS OF SHIELD': DIRETOR DE 'OS VINGADORES' VOLTA À TV COM NOVA SÉRIE DO UNIVERSO MARVEL
*****
'DEXTER': PÔSTER E TRAILER DA OITAVA E ÚLTIMA TEMPORADA
*****
'AMAZON': ROTEIRISTA DE 'HEROES' VAI ESCREVER SÉRIE SOBRE A MULHER MARAVILHA
*****
'OS VINGADORES': VÍDEO DA NOVA ANIMAÇÃO
*****
'SLEEPY HOLLOW': SÉRIE SOBRE O CAVALEIRO SEM CABEÇA GANHA TRAILER
*****
E POR FALARMOS EM FOX: CANAL CONFIRMA VOLTA DE '24 HORAS' COMO MINISSÉRIE
*****
O QUE IRRITA NA TV: PROPAGANDA CHATA NA PROGRAMAÇÃO DO SBT
*****
O MELHOR DA SEMANA: MARINA LIMA NO 'AGORA É TARDE'
*****
ENTREVISTA: DIRETORA GERAL DO GNT, DANIELA MIGNANI RELATA A SAGA DO CANAL PARA SURPREENDER TELESPECTADOR COM 4 BOAS SÉRIES E PROMETE MAIS
***** 
Veja:

AUDIÊNCIAS

Quando a Fox anunciou que o canal Fox Sports entraria no Brasil tendo como principal atração a Taça  Libertadores da América, a chiadeira entre os canais esportivos foi geral.

Os números entregam o motivo: o campeonato é hoje o responsável pelos recordes de audiência do futebol nas TVs aberta e paga.

Na semana passada, o Fox Sports chegou è liderança da TV por assinatura, entre o público masculino e adulto, por três vezes: no dia 30 de abril, na partida Tijuana x Palmeiras, o canal foi líder de audiência nesse segmento.

Com a partida Grêmio x Santa Fé, no dia 1º, veio novamente a liderança, mas a maior audiência do Fox Sports foi no dia 2, com São Paulo x Atlético MG.

A audiência foi tão boa que, unindo canais abertos e pagos na TV por assinatura, a Fox Sports ultrapassou os abertos, ficando atrás apenas da Globo.

E por falar na Globo, as melhores audiências do futebol na emissora também vêm da Libertadores - ela exibe o torneio na TV aberta, autorizada pelo Fox Sports.

No dia 3 de abril, a partida Millonarios x Corinthians registrou 25 pontos - cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

O novo recorde veio na noite de quarta (8), com Atlético MG x São Paulo, que marcou 27 pontos no canal.

Para completar, a partida Corinthians X Boca Juniors, ontem, pela Libertadores, rendeu recorde de audiência do futebol na Globo em 2013: 33 pontos.

No sábado (11), o “Legendários” (Record) bateu recorde de audiência no ano, com média de oito pontos, com a Globo marcando 12 pontos no horário.

Já o domingo (12) foi bom para a Globo, que marcou 20 pontos com a partida Corinthians x Santos.
O “Domingão do Faustão” também registrou boa audiência: ficou com média de 18 pontos de ibope.

Se Rodrigo Bocardi começou amarrado como novo âncora do “Bom Dia SP” (Globo), a audiência respondeu bem à troca no comando no noticiário.

Na primeira semana de Bocardi no ar (de 6 a 10 de maio), o programa registrou média de sete pontos de ibope, ante seis pontos da semana anterior (de 29 de abril a 3 de maio), quando ainda foi apresentado por Carla Vilhena.

Rafael Cortez, no cenário do 'Got Talent Brasil' - foto: Divulgação/Record

A Record gastou uma pequena fortuna com o formato do 'Got talent', tirou Rafael Cortez a peso de ouro da Band, mas a audiência não correspondeu - tanto, que a edição da última terça (14) alcançou baixíssimos índices de audiência.

O reality-show, que entrou em sua segunda etapa, fechou com apenas 3 pontos de média, o que representa o pior desempenho desde sua estreia.

"Got Talen Brasilt" ainda foi o programa de menor audiência durante toda a terça na Record, empatado com a edição matutina do "Balanço Geral" - que também teve 3 pontos.

Outras atrações da emissora - como "CSI NY", que disputou com a reta final de "Salve Jorge" - tiveram índices superiores (4,8).

Esses índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.

As informações de audiência de hoje são da coluna 'Outro Canal', da 'Folha' e do site 'Na Telinha'.

TV PAGA CONTINUA CRESCENDO NO BRASIL

Pesquisa recente do Ibope aponta que 55,2% das pessoas na América Latina têm acesso ao serviço de TV paga

A expectativa é que essa tendência de crescimento continue avançando nos próximos anos, com o Brasil encabeçando esse time.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil ganhou 620,3 mil assinantes no primeiro trimestre deste ano, contabilizando agora 16,8 milhões de clientes de TV por assinatura.

Os Estados da região Sul e Sudeste continuam sendo a menina dos olhos das operadoras de TV paga.

Em março, São Paulo arrebanhou 50 mil novos assinantes para o serviço. 

O Rio de Janeiro conquistou 16,6 mil assinantes, Minas Gerais, 15 mil, Paraná, 14 mil, e o Rio Grande do Sul, 12 mil.

Divulgação
Os únicos Estados em que a TV paga perdeu clientes no mês passado foram Maranhão e Roraima.

Atualmente, em cada cem domicílios do país, 27,9 deles possuem serviço de TV por assinatura.

O ritmo de expansão anual do mercado de TV paga no Brasil é de cerca de 23% ao ano, o melhor índice entre os países da América Latina, que vêm crescendo cerca de 16% ao ano.

Daí tamanho interesse de programadoras e operadoras internacionais pelo mercado brasileiro.

UM DOS POUCOS ACERTOS NA ATUAL PROGRAMAÇÃO DO SBT, NOVELAS TEM A MARCA DO DIRETOR REYNALDO BOURY

De uns tempos para cá, a teledramaturgia passou a funcionar direitinho no SBT.

É um dos poucos setores onde não se vê mais crises e o remake de "Carrossel", até pelos bons resultados, será sempre lembrado como a linha divisória de tudo.

Antes da sua estreia, a situação era uma - com Globo e Record cada vez mais à frente - e passou a ser completamente outra a partir do momento em que a novela infantil começou e recuperou a audiência e a vice-liderança em números absolutos para o SBT.

Atualmente, nenhum outro produto da casa tem o mesmo custo/benefício e é o que também se espera, a partir de agora, com a nova novela "Chiquititas" - já sendo gravada - e o seu lançamento previsto para a primeira ou, mais tardar, segunda semana de julho.

O diretor geral do núcleo de novelas do SBT, Reynaldo Boury - foto: divulgação/SBT

As gravações, além dos estúdios e também na cidade cenográfica, seguem de maneira bem organizada, tanto que agora, contando com um grupo de atores mais experientes, está sendo possível adiantar os trabalhos, a ponto de se entender como conveniente diminuir um pouco o ritmo.

Hoje, ao contrário de tempos até muito recentes, é cada vez maior o desejo de atores e atrizes em trabalhar no SBT.

O mérito de tudo se deve ao experiente diretor Reynaldo Boury, que juntamente com sua afinada equipe, trouxe tranquilidade, prestígio e, principalmente, faturamento e audiência à rede.

'AGENTS OF SHIELD': DIRETOR DE 'OS VINGADORES' VOLTA À TV COM NOVA SÉRIE DO UNIVERSO MARVEL

'Agents of SHIELD', série de TV com atores que Joss Whedon desenvolve para o canal ABC, teve seu episódio-piloto aprovado.

Com isso, a rede dá sinal verde para a produção de uma temporada completa para o programa baseado no Universo Marvel, que contará com o retorno do Agente Coulson (Clark Gregg) - de 'Os Vingadores'.

Não, ele não morreu no longa!
Sua morte foi forjada por Nick Fury!

A trama se passa depois da batalha em Nova York vista em 'Os Vingadores'.

O agente Phil Coulson organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados e o time conta com o agente Grant Ward (Brett Dalton) - expert em combate e espionagem, da piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May (Ming-Na Wen), dos cientistas brilhantes mas introvertidos agente Leo Fitz (Iain De Caestecker) e agente Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge).


O elenco da série - com Clark Gregg como o Agente Coulson, à frente: foto: Divulgação/ABC

A eles se junta uma recruta civil, a hacker Skye (Chloe Bennet).

A nova série terá roteiros, supervisão geral e alguns episódios dirigidos por Whedon, aclamado diretor do longa da super equipe da Marvel e que assim volta à TV - onde foi responsável por criar 'Buffy - A Caça Vampiros' e 'Firefly'.

Confira um trailer de quase três minutos da série:


O número de episódios e a data de estreia da primeira temporada ainda não foram divulgados.

A ABC exibirá a nova série aos domingos, nos EUA.

'DEXTER': PÔSTER E TRAILER DA OITAVA E ÚLTIMA TEMPORADA

O canal pago Showtime divulgou nessa semana um pôster e um trailer do oitavo e último ano de 'Dexter'.

Na arte, o protagonista interpretado mor Michael C. Hall aparece envolto no que parece ser o seu próprio plástico onde enrola suas vítimas antes de mata-las.

Divulgação
Já no trailer, o embate entre Dexter e sua irmã fica evidente.

Confira:


O último ano de 'Dexter' terá 12 episódios e estreia nos EUA em 30 de junho.

No Brasil, o canal pago FX ainda exibe a sétima temporada aos domingos, às 23h.

'AMAZON': ROTEIRISTA DE 'HEROES' VAI ESCREVER SÉRIE SOBRE A MULHER MARAVILHA

Apesar de não ter encomendado o piloto de 'Amazon' para esta temporada, aparentemente o canal The CW ainda não desistiu de fazer uma série com a Mulher Maravilha.

Segundo o THR, a emissora está com um espaço em sua grade de programação que servirá para a atração,mas para que a produção deslanche, o roteiro do piloto tem de ser reescrito.

Para isso, foi contratado Aron Eli Coleite ('Heroes', 'The River'), que substituirá Allan Heinberg ('Grey's Anatomy').

O que se sabe até agora é que 'Amazon' deve seguir o formato de 'Arrow' e 'Smallville', apresentando a Mulher Maravilha em seus primeiros anos de heroína.

A personagem na descrição do teste de elenco vem de uma terra remota e isolada, onde tem vivido boa parte de sua existência como uma guerreira e uma líder no campo de batalha.

A princesa Diana em close - divulgação/DC Comics

Por causa dessa brutalidade, Diana inveja o nosso mundo e fica assustada e ao mesmo tempo maravilhada com todas as coisas do nosso dia a dia - bem antes de bem antes de ter a personalidade que conhecemos da Mulher Maravilha, com super poderes, uniforme e tudo mais, portanto.

Ao chegar no nosso mundo, Diana ficará completamente perdida com os nossos costumes e cultura e focará em conhecer tudo o que puder, no menor tempo possível e defender o mundo e as pessoas de quem só quer fazer o mal.

"Estamos esperando pelo novo roteiro, ainda não o vimos e estamos preparados para lançar a série fora do ciclo comum de estreias, isso caso gostarmos do que virmos. Não queremos produzir algo que não funcione para essa personagem - ela é uma das mais complicadas do Universo DC", explicou Mark Pedowitz, presidente da CW.

Lembrando que no ano passado um piloto foi filmado com Adrianne Palicki como a heroína, que não foi aprovado.

Será que agora vai?

'OS VINGADORES': VÍDEO DA NOVA ANIMAÇÃO

O supergrupo da Marvel vai entrar em ação novamente, agora nos desenhos animados com a série 'Avengers Assemble'.

Assista:


A animação estreia nos Estados Unidos dia 26 de maio, no Disney XD.

'SLEEPY HOLLOW': SÉRIE SOBRE O CAVALEIRO SEM CABEÇA GANHA TRAILER

O novo seriado da Fox é inspirado na lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, história que virou até filme de Tim Burton em 1999.

Na trama, Ichabod Crane (Tom Mison) entra em ação nos dias de hoje (dois séculos e meio após sua primeira vida), para descobrir que o mundo está correndo risco de ser totalmente destruído.

Lógico, ele acaba sendo a última esperança da humanidade, atuando ao lado de uma policial (Nicole Beharie) para solucionar um mistério que tem sua origem no passado distante.

Confira:


'Sleepy Hollow' tem produção de Alex Kurtzman e Roberto Orci - os mesmos de 'Star Trek' e 'Transformers' (no cinema) e de 'Fringe' (na TV).

A estreia é ainda em 2013 - mas ainda não há data anunciada.

E POR FALARMOS EM FOX: CANAL CONFIRMA VOLTA DE '24 HORAS' COMO MINISSÉRIE

Cancelada em 2010 em sua oitava temporada, a série '24 Horas' vai ser resgatada pela Fox em forma de minissérie.

Kevin Reilly, presidente do estúdio, contou que a ideia é criar produtos fora do padrão e lidar com a mudança do hábito do público, que tem feito a audiência da TV cair.

A minissérie se chamará '24: Live Another Day', terá doze episódios e nenhuma ligação direta com o último ano da série.

Kiefer Sutherland como Jack Bauer, em fã pôster da série
Kiefer Sutherland - atualmente estrelando a série 'Touch -  voltará a ser novamente o agente Jack Bauer, a produção será de Howard Gordon - que comandou o seriado original - e a estreia é em maio de 2014.

O roteiro terá uma ordem cronológica ao longo do dia, mas não será no mesmo esquema de horas do formato anterior.

É possível que existam mais temporadas, mas tudo dependerá deste retorno.

Antes do retorno do seriado à TV, a Fox tentou fazer um filme para cinema, sem sucesso.

O QUE IRRITA NA TV: PROPAGANDA CHATA NA PROGRAMAÇÃO DO SBT

Coisa mais chata você estar assistindo ao SBT - sua série preferida, um reality, um desenho, o tio Silvio, a Christina Rocha - e de repente a imagem desaparecer e ser substituída por um enorme frasco de perfume, enquanto o áudio original continua no ar - tudo dura menos de um segundo e deixa o telespectador entre irritado e atordoado, pois são várias vezes que isso acontece todo santo dia, muitas vezes ao dia.

Há mais de um ano o SBT vem fazendo esse tipo de publicidade muito chata dos produtos Jequiti e das novas atrações da rede.

Confira:


Esse formato de publicidade é proibido em alguns países, por ser considerado subliminar.

No Brasil, no entanto, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) infelizmente não pensa em tomar nenhuma atitude.

Coisa chata!

O MELHOR DA SEMANA: MARINA LIMA NO 'AGORA É TARDE'

Na última sexta (11), a Diva Marina Lima esteve no programa de Danilo Gentili na Band para lançar seu novo livro - "Maneira de Ser" - falou sobre as fotos que tem postado no Instagram e também sobre o blog em que escreve.

Marina respondeu tudo o que lhe foi perguntado com o bom humor característico do programa e acabou cantando lindamente com o 'Ultrage a Rigor' no final.

Confira na íntegra:

ENTREVISTA: DIRETORA GERAL DO GNT, DANIELA MIGNANI RELATA A SAGA DO CANAL PARA SURPREENDER TELESPECTADOR COM 4 BOAS SÉRIES E PROMETE MAIS 

 O canal  GNT surpreendeu o público recentemente, com o lançamento quase simultâneo de quatro séries brasileiras no intervalo de três semanas – "Copa Hotel", "Canalhas", "Surtadas na Yoga" e "3 Teresas"

 Os planos do canal pago da Globosat seguem ambiciosos: no segundo semestre, mais duas novas séries serão lançadas e vai estrear a segunda temporada de "Sessão de Terapia"

 Em entrevista a Mauricio Stycer, do UOL, por telefone, a diretora-geral do canal, Daniela Mignani, reconhece que os programas que acabam de estrear têm diferentes padrões de qualidade. 
 "A gente colocou no ar uma série que não é a ideal, mas tem que fazer", diz. 

 "É uma tentativa hercúlea e árdua. É natural que se tenha uma carência de projetos de ficção. Porque não havia esse mercado. Quando você decide exibir seis séries, você esbarra numa série de dificuldades", diz Daniela

 A diretora considera "3 Teresas", dirigido por Luiz Villaça e estrelada pela mulher dele, Denise Fraga, como o produto mais bem acabado do pacote recém-lançado. 
 "Por que a gente acha que é a melhor? Porque tem um cara que faz isso há muito tempo (Villaça). Tem gancho, todos os personagens têm arco dramático definido... Está tudo lá."

A diretora geral do GNT, Daniela Mignani - foto: Divulgação/GNT

Na visão do canal, é preciso colocar a indústria em movimento:
"É a compreensão de que se a gente não estartar (começar), a gente não vai chegar a lugar algum. Quantas séries foram feitas antes de 'The Walking Dead' ou de 'Game of Thrones'? Vamos dar a cara a tapa", diz Daniela, referindo-se ás séries do AMC e HBO.

A diretora do GNT acrescenta, com elogiável sinceridade:
"Fizemos apostas em diferentes gêneros. Para saber o que dá certo. Estamos aprendendo. Estamos num momento de aprendizado. A TV americana está na sua época de ouro. Há quanto tempo eles estão fazendo? Estamos no papel de desenvolver esta indústria. É preciso compreender que a gente está no inicio."

A ideia de lançar tantas séries ao mesmo tempo obedece a uma estratégia de programação: conseguir visibilidade.
"Isso ajuda a criar uma percepção imediata. Uma série semanal, só ela, isolada, se perde na grade."

Esta estratégia foi testada, com sucesso, em 2012, com "Sessão de Terapia".
A série, dirigida por Selton Mello, era exibida de segunda a sexta, com episódios inéditos, como em sua versão original - a segunda temporada está programada para estrear em 30 de setembro.

Exibida em dezenas de países, a adaptação feita pelo GNT é motivo de orgulho para Daniela:
"Todas as mudanças que fizemos foram aprovadas. Entregamos uma série com padrão gringo. Entregamos uma versão com alto nível de qualidade. Isso mostra que dá para chegar lá."

A diretora do GNT enxerga um nó na produção de séries brasileiras: os roteiros.
"Sem querer crucificar os roteiristas, é a dificuldade maior", diz.

Em março, a Globosat promoveu uma oficina de roteiros, com a presença de Marta Kauffman, co-autora de "Friends", entre outros roteiristas estrangeiros, destinada a orientar autores brasileiros.

"Ideias não faltam", diz Daniela.
"Todo dia chega uma ideia mirabolante de série. Não é simples. Muitas ideias e um monte de roteiristas sem experiência".

Segundo a diretora do GNT, a chamada Lei da TV Paga, que obriga as emissoras a exibirem conteúdo nacional em suas grades, não influiu na decisão de investir em séries.
"A Globosat sempre investiu em conteúdo brasileiro. O mercado de TV por assinatura está maior. Temos que ser mais ambiciosos."

*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário