sexta-feira, 3 de maio de 2013

'EM TRANSE': DANNY BOYLE NO PONTO MAIS BAIXO DA SUA MONTANHA RUSSA PROFISSIONAL



O diretor britânico Danny Boyle é genial, mas seus longas  vão de obras primas a bombas de sétima categoria.

Sua carreira, que começou a ser notada por todos a partir de 'Trainspotting'(1994) - a genial adaptação do livro de Irvine Welsh que foi um marco em sua carreira e é um filme maravilhoso - é cheia de altos e baixos - entre eles a bomba indiana que injustamente lhe deu o Oscar de Melhor Direção - 'Quem Quer ser Um Milionário?' (2008).

Nos últimos anos, Boyle assumiu também o roteiro de suas produções.

Após um bom trabalho em '127 Horas' (2010) e nova indicação ao prêmio da Academia, o cineasta que revolucionou a maneira de como são feitas cerimônias de abertura e encerramento de uma Olimpíada - Londres 2012 - novamente escorrega feio no quiabo ao tentar criar um frenesi absolutamente artificial no drama 'Em Transe', que estreia hoje aqui no Brasil e onde nada é o que parece ser.

Se algumas reviravoltas no roteiro sempre ajudam a manter o espectador atento, o que temos aqui é um sem número de caminhos, que são percorridos das mais diversas maneiras e nos levam para um final absolutamente opaco.

James McAvoy, em cena de 'Em Transe' - Fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film

A trama se inicia a partir de um roubo que resulta na perda de memória de um dos envolvidos e os primeiros vinte minutos apresentam esse cenário com um ritmo bastante frenético e ótima trilha sonora, deixando a impressão de que teremos uma produção eletrizante pela frente.

Só que, na próxima uma hora e meia, o que vemos é um arremedo de thriller psicológico e com ritmo bastante ruim, onde as explicações dadas para as guinadas da trama são tão rasas que irritam muito e espectador.

Rosario Dawson, em cena de 'Em Transe'

O elenco muito desigual, se não ajuda, não é, nem de longe, o grande problema da película: destaque para James McAvoy e Rosario Dawson, ambos talentosos e que seguram bem os papéis de protagonistas.

Mas o que aconteceu com o sempre acima da média Vincent Cassel aqui?
O ator francês mais brasileiro - mora agora no Rio de Janeiro com sua mulher Monica Belucci - funciona muito bem na fase conquistador, mas quando tenta intimidar, deixa todos constrangidos pela interpretação tosca, artificial, amadora.

Vincent Cassel, em cena de 'Em Transe'

Se o longa tinha uma premissa bastante interessante, tropeça em manias de Boyle que já deram -  como a fixação por tablets e o serviço dos correios, momentos inexplicáveis que tiram a simpatia do filme.

O único ponto a favor aqui é a ótima fotografia, que brinca com os mais diversos tons a cada fotograma.

Juro que agora eu fiquei com medo: será que Boyle terá fôlego e tempo para voltar a antiga forma antes de filmar 'Pornô' -  a aguardadíssima sequência de 'Trainspotting'?

Já fazendo campanha para que seus fãs - eu incluso - prefiram Boyle na carreira de organizador de cerimônias esportivas.

Pra voltar a fazer esse triste papel...

Confira o trailer do filme:


*****
'EM TRANSE'
Título Original:
Trance
Diretor:
Danny Boyle
Elenco:
James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel, Tuppence Middleton, Wahab Sheikh, Danny Sapani, Gioacchino Jim Cuffaro e outros
Produção:
Danny Boyle, Christian Colson
Roteiro:
Joe Ahearne, John Hodge
Fotografia:
Anthony Dod Mantle
Duração:
103 min.
Ano:
2013
País:
Reino Unido
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Fox Searchlight Pictures
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário