terça-feira, 7 de maio de 2013

JAY GATSBY É O MAIOR PERSONAGEM DA LITERATURA AMERICANA, DIZEM CRÍTICOS: NOVO LONGA ESTREIA EM 7 DE JUNHO



Clássico indiscutível da literatura americana, "O Grande Gatsby", de F. Scott Fitzgerald, é considerado pela crítica um romance "discursivamente perfeito e inesgotável" (segundo Tony Tanner), com estilo, caracterização e enredo "perfeitamente equilibrados para atingir um fim altamente coeso" (Harold Bloom).

É um dos grandes livros do século 20, mas não foi sempre assim: em 1925, data de sua publicação original, amargou vendas decepcionantes e uma recepção crítica quase indiferente, vagamente positiva.

Scott Fitzgerald morreu praticamente esquecido, em 1940 - seu obituário no "New York Times" fala em "promessa de uma carreira brilhante jamais cumprida".

Só no fim da década, através de sucessivas reedições e ensaios acadêmicos, a obra foi ganhando espaço na tradição literária.

O crítico Harold Bloom considera Jay Gatsby o maior personagem da literatura americana.

É um herói vulnerável em busca de um ideal, um gângster romântico que se torna vítima da própria obsessão.

Sua imagem no escuro, de pé, esticando os braços para a luz verde do outro lado da baía - onde mora sua amada Daisy -, é poderosa o suficiente para permear todo o livro e não por acaso ele demora em aparecer no romance e, quando o faz, é somente através dos olhos do narrador, Nick Carraway.

Diz o crítico Tony Tanner que essa imprecisão ou "insubstancialidade ontológica" do personagem é parte essencial da mágica do livro, não podendo, portanto, ser reduzida a uma caricatura.

Jay Gatsby é propositalmente indistinto, alguém que se aproxima e some, fica nítido e embaçado, um desafio para o ator que se proponha a representá-lo.

Leo DiCaprio, em cena como Jay Gatsby no longa que estreia dia 7 de junho - Divulgação/Warner Bros.

No dia 7 de junho, a Warner Bros. vai estrear nas telonas uma nova versão da saga de Jay Gatsby, dirigida por Baz Luhrmann - de 'Moulin Rouge: o Amor em Vermelho'.

No papel, Leonardo DiCaprio foi precedido por Alan Ladd - numa adaptação desastrosa de 1949 - e por Robert Redford, no famoso e agora cult longa (1974).

Mas ele não é necessariamente o personagem central da obra, que possui também um narrador forte e moralmente ambíguo, além do casal Daisy e Tom Buchanan, descuidados e indiferentes.

Apesar dos inúmeros elementos cinematográficos do texto, não é uma adaptação fácil nem de interpretações óbvias.

Ontem, foi lançado um novo trailer legendado do novo longa, que conta no elenco, além de Leonardo DiCaprio como Gatsby, Tobey Maguire como o narrador Nick, Carey Mulligan como Daisy Buchanan - grande amor de Jay, além de Isla Fisher e Joel Edgerton.

O novo trailer mostra a relação de Jay com Daisy, a opulência de uma vida quase megalomaníaca em cenários cheios de cores, fogos, e festas regadas à champanhe.

Veja o trailer:


A revista 'Variety' já viu uma projeção e destacou que o longa prende-se aos aspectos visuais e enaltece o estilo de vida de Gatsby, deixando de lado a crítica mordaz à sociedade americana, tema central na obra de Fitzgerald.

É esperar para conferir, já que o longa chega às telonas brasileiras no dia 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário