sexta-feira, 24 de maio de 2013

'SEM PROTEÇÃO': COM ROBERT REDFORD, SUSAN SARANDON , SHIA LABEOUF E JULIE CHRISTIE, LONGA FALHA EM ABORDAR O FIM DO SONHO E DA IDENTIDADE AMERICANA



Dirigido e estrelado pela lenda Robert Redford, 'Sem Proteção' estreia hoje em 57 salas em todo o Brasil com o próprio Redford vivendo Nick Sloan, homem que se escondeu sob identidade falsa ao longo de anos.

Ele trabalha como advogado e vive ao lado da filha de quem cuida sozinho após a morte da esposa, mas a vida pacata esconde um passado turbulento: ele foi membro da Weather Underground, grupo de ativistas políticos radicais que promoviam atentados a instalações do governo em protesto contra a Guerra do Vietnã.

Robert Redford como Nick, em cena do longa - fotos dessa postagem: Imagem Filmes

Seus dias de tranquilidade terminam quando outro membro da organização, Sharon Solarz (Susan Sarandon), é presa pelo FBI por participação em assalto a banco que resultou na morte de um guarda.

O nome de Sloan vem à tona quando o repórter Ben Shepard (Shia LaBeouf) começa a investigar o caso e descobre sua ligação com Solarz e o crime.

A história ganha as páginas do jornal e Sloan passa a ser perseguido pelo agente do FBI Cornelius (Terrence Howard), é obrigado a deixar a filha com o irmão (Chris Cooper) e passa a tentar descobrir o paradeiro de Mimi Lurie (Julie Christie), ex-ativista da organização que pode inocentá-lo.

O longa tem personagens que são pessoas que evitaram o sonho americano, lutaram contra o sistema, apenas para desfrutar o melhor que ele pode oferecer anos depois.

Susan Sarandon como Sharon, em cena do longa

Se fosse mais incisivo na abordagem política e se detivesse menos em questões supérfluas - como a rotina do trabalho policial, ou morais - como o desnecessário questionamento dos princípios do trabalho jornalístico – o filme de Redford poderia ter se transformado num excelente thriller político, só que fica no meio do caminho.

Ao passo que reverencia os jovens que lutaram por ideais de justiça no passado, propõe uma crítica aos possíveis excessos motivados por paixões ideológicas que deram em nada.

Shia Labeouf como Ben, em cena do longa

Corajoso ao abordar o assunto, perde ritmo do meio para o final excedendo-se numa tagarelice que não aprofunda a reflexão sobre o tema.

Mas ver juntos intérpretes do quilate de Redford, Sarandon e LaBeouf vale cada centavo gasto no ingresso.

Confira o trailer do filme:


*****
'SEM PROTEÇÃO'
Título original:
THE COMPANY YOU KEEP
Direção:
Robert Redford
Roteiro:
Lem Dobbs, baseado na obra de Neil Gordon
Elenco: 
Chris Cooper, Julie Christie,Susan Sarandon, Terrence Howard,Shia LaBeouf, Stanley Tucci,Robert Redford e outros
Produção:
Bill Holderman, Nicolas Chartier, Robert Redford
Fotografia:
Adriano Goldman
Trilha Sonora:
Cliff Martinez
Duração:
121 min.
Ano:
2012
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Gênero:
Suspense
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Brightlight Pictures / Kingsgate Films / TCYK North Productions / Voltage Pictures / Wildwood Enterprises
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário