sexta-feira, 17 de maio de 2013

'TERAPIA DE RISCO': SHOW VISUAL DE SODERBERGH E ATUAÇÕES MARCANTES DE ROONEY MARA E CHANNING TATUM



Steven Soderbergh é para mim um dos mais competentes diretores de todos os tempos.

Se às vezes faz filmes muitos ruins, ele acerta a mão em 'Terapia de 'Risco', um thriller intenso e inteligente, com clara inspiração em Hitchcock e elementos de sua própria obra - logo no começo, a homenagem ao clássico 'Psicose', com uma tomada aérea de Nova York até encontrar um apartamento com uma trilha de sangue.

Na trama, acompanhamos Emily Taylor (Rooney Mara) visitando seu marido Martin Taylor (Channing Tatum) na prisão - ele será liberado no dia seguinte, mas ela dá sinais profundos de depressão.

Rooney Mara e Channing Tatum como Emily e Martin Taylor, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Diamond Films

Com o marido em casa, ela joga seu carro contra uma parede e o Dr. Jonathan Banks (Jude Law), supervisionado pela Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones) aparecem para averiguar a tentativa de suicídio.

Assim, o espectador começa a mergulhar num complexo drama sobre abuso de drogas controladas, depressão e poder das indústrias farmacêuticas - temas complicados que mostram os perigos potenciais de remédios receitados indiscriminadamente por médicos patrocinados por corporações gigantescas e diante de pacientes facilmente manipuláveis pela mídia.

Jude Law como o Dr. Jonathan Banks, em cena do filme

Falar mais seria entregar as boas surpresas do roteiro , que funciona bem também como thriller, com personagens intensos e com clima de opressão construído aos poucos.

Ainda assim, o roteiro tem falhas e do meio para o final algumas situações são mal exploradas e ficam inverossímeis dentro do contexto realista apresentado até então - sem falar no clímax, extremamente explicativo.

Só que o longa tem a atuação soberba de Rooney Mara, atriz acima da média que, após seu criticado desempenho na versão americana de 'Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres', prova saber interpretar demais quando é bem dirigida.
Sua personagem é extremamente perturbada e misteriosa, capaz de instigar a curiosidade do espectador a cada cena.

Channing Tatum, ator ao meu ver muito irregular, também se serve da boa direção de atores, e entrega sua melhor interpretação em muito tempo, o mesmo acontecendo com os sempre competentes Jude Law e Catherine Zeta-Jones, aqui fazendo um contraponto muito bom ao casal protagonista.

Soderbergh entrega um longa esteticamente muito atraente, onde a câmera pinta cenários que parecem terem saído de sonhos, mesmo se mantendo todo o tempo em Nova York.

Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones), em cena do longa

A montagem é ótima e ajuda a construir o clima de opressão, sem falar na fotografia fria, com fortes contrastes de luz e sombra e efeito dramático, tudo emoldurado magnificamente pela trilha sonora de Thomas Newman, que aprofunda a depressão e ajuda a compor o cenário.

É impossível não ver esse longa como uma espécie de portfólio da carreira de Soderbergh: temos a tensão interpessoal de 'Sexo, Mentiras e Videotape', as reviravoltas ao estilo 'Onze Homens e um Segredo', a luta de uma única pessoa contra o sistema como vimos em 'Erin Brockovich', e, finalmente, a loucura, tema recorrente em suas obras, como 'Kafka'.

Rooney Mara e Channing Tatum, em cena do filme: desempenhos acima da média

Esses elementos proporcionam um tom de nostalgia ao longa, que poderia ser muito melhor caso seguisse um caminho mais claro desde o início e evitasse surpresas desnecessárias e nem sempre lógicas.

Ainda assim, a obra é capaz de deixar o espectador ligado do início ao fim.

Confira o trailer do filme:

*****
'TERAPIA DE RISCO'
Título Original:
Side Effects
Diretor:
Steven Soderbergh
Elenco:
Channing Tatum, Rooney Mara, Jude Law, Catherine Zeta-Jones, Mamie Gummer, Vinessa Shaw, David Costabile, Greg Paul e outros
Produção:
Scott Z. Burns, Lorenzo di Bonaventura, Gregory Jacobs
Roteiro:
Scott Z. Burns
Fotografia:
Peter Andrews
Trilha Sonora:
Thomas Newman
Duração:
114 min.
Ano:
2013
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
Di Bonaventura Pictures / Endgame Entertainment
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário