segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RIVER PHOENIX FARIA 40 ANOS HOJE

Considerado uma das grandes promessas de Hollywood na sua época, o ator River Phoenix completaria hoje 40 anos.


Phoenix era vegetariano, foi um grande ativista dos diretos do animais, e, além de um ou outro filme mais comercial, sempre priorizava filmes de conteúdo crítico.

Sua morte aos 23 anos - por overdose - em 31 de outubro de 1993 foi um choque para os fãs e o resto do mundo.

River começou na televisão, mas após 5 anos, partiu em definitivo para o cinema.

Seu primeiro papel de destaque foi em Conta Comigo/Stand By Me (1986), uma bela história de quatro amigos em busca de um corpo desaparecido.

Milton Nascimento, depois de ver sua esplêndida atuação, fez uma música em sua homenagem. River veio ao Brasil para conhecê-lo e eles se tornaram bons amigos.

Veja o trailer de Conta Comigo:


Sua próxima aparição nas telonas foi em
A Costa do Mosquito/ The Mosquito Coast (1986), onde contracenou com Hellen Mirren e Harisson Ford.

O marcante contato de Ford e o jovem ator foi decisivo para que um dos maiores ícones do cinema o indicasse para interpretar sua versão jovem, em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). Aparecendo apenas no início, Phoenix roubou a cena que explicava o medo do arqueólogo por cobras, e como conseguiu a cicatriz em seu queixo.

Com o filme O Peso de um Passado (1988), Phoenix foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Tinha 18 anos.

Dois anos depois, atuou pela primeira vez com Keanu Reeves, no melhor filme sobre prostituição masculina já feito, Garotos de Programa/My Private Idaho (1990), dirigido por Gus Van Sant, um filme forte, cruel e onde - dizem quem o conhecia - por causa do seu personagem, um michê drogado, começou a se drogar também na vida real.

Veja o trailer de "Garotos de programa":


Apesar do reconhecimento como ator, a grande paixão de River era a música.

Em 30 de outubro de 1993, e já considerado um dos melhores atores de sua geração, River iria tocar com o amigo e baixista Flea - do Red Hot Chili Peppers - no Viper Room, uma casa noturna de Johnny Depp em Los Angeles.

Na madrugada do dia 31, após consumir uma mistura de heroína e cocaína no banheiro da casa noturna, ele teve uma overdose na calçada em frente ao clube, e seus irmãos Joaquim, Summer e a namorada Samantha Mathis foram testemunhas da sua morte.

Veja River tocando e cantando:

Muitas músicas foram dedicadas a ele após seu precoce e trágico falecimento, como Transcending do Red Hot Chili Peppers, River, de Natalie Merchant e o álbum Monster, do R.E.M.

Quando morreu, Phoenix estava sendo cogitado para os papéis de Jim Carroll - o adolescente viciado em drogas no filme Diário de um Adolescente (1995) e Arthur Rimbaud no filme Eclipse de Uma Paixão. Após sua morte, Leonardo DiCaprio atuou em ambos os papéis.

A autora Anne Rice, queria originalmente Phoenix no papel do vampiro Lestat, no elenco da versão cinematográfica de Entrevista com o Vampiro.
No entanto,Tom Cruise foi contratado, contra a sua vontade.
Phoenix, então iria interpretar o entrevistador, Daniel Molloy, que acabou sendo interpretado por Christian Slater .
O filme foi dedicado a ele e Slater doou seu cachê do filme para a caridade.


Impossível precisar como ele se sairia nesses papéis, mas pelo conjunto de seus filmes, tenho certeza de que teríamos interpretações memoráveis.

E mais uma vez, por causa dessa aberração chamada "Drogas", as Artes perderam um dos seus mais destacados membros.


Fontes: Meus Arquivos Pessoais, Portal Vírgula, Wikipédia e YoyTube




Nenhum comentário:

Postar um comentário