Minas e SP, decisivos para Serra Nomuro; campanha da Dona Marta detona Netinho pela net; Polícia Federal sufocada; os telefonemas do Luiz Inácio; candidatos nanicos querem argumento$$...
Essas, e muitas outras, no resumo semanal de notícias de Política.
Leia:
SP E MG, FIÉIS DA BALANÇA
A vantagem aberta por Dona Dilma nas últimas pesquisas levou a campanha de Serra Nomuro a dar atenção especial aos dois Estados que são capazes de ajudar a estancar a sangria do resultado geral: Minas e São Paulo.
A tucanada está convencida de que, amparado no padrinho Aécio Neves, a campanha de Antonio Anastasia - candidato ao governo de MG - reagirá com o início da propaganda de TV, e apostam que seu candidato a presidente conseguirá algum fôlego disso.
Em São Paulo, onde a dianteira folgada é do PSDB, o esforço será evitar qualquer reviravolta que diminua a distância de Nomuro em relação à petista.
O esforço concentrado em SP e Minas é a mais perfeita tradução à pouca esperança de que o quadro venha a melhorar no Rio.
Os tucanos até acham que Fernando Gabeira (PV) poderá reagir nas pesquisas, mas avaliam que dificilmente isso trará mais votos para Serra Nomuro no Estado.
ARGUMENTO$$ PRA NANICOS
Com o firme objetivo de liquidar a eleição no primeiro turno, os petistas ainda não desistiram de tentar retirar mais algum nanico da disputa.
Por falar nisso: sempre que o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), está na Câmara, Levi Fidélix (PRTB-SP) é visto em seu gabinete.
Deve ir lá sempre pra falar do aerotrem, né?
Enquanto isso, Ciro Moura (PTC), que já caiu fora da corrida presidencial, ainda está aberto a ouvir argumento$$ que o levem a pular fora também da disputa por uma vaga ao Senado por São Paulo.
É por isso que eu sou visceralmente contra essa renca de partidos que existem em nosso país.
É só pra i$$o que eles servem.
DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM
Durou dois dias o entusiasmo na campanha de Serra Nomuro pela entrevista do candidato na bancada do "JN".
O Datafolha em que Dona Dilma aparece oito pontos à frente do tucano, e com possibilidade concreta de liquidar a eleição no primeiro turno atingiu a tucanada associado a um outra má notícia, a dianteira de 26 pontos de Hélio Costa (PMDB) sobre Antonio Anastasia em Minas.
Segundo os tucanos, é um quadro alarmante, do qual apenas São Paulo e Paraná escapam.
TIO LUIZ NO TELEFONE
Ao dizer em público que, uma vez fora do Planalto, pretende "continuar a rodar o país" e, "se tiver uma coisa errada, pegar o telefone e ligar para a minha presidenta", Luiz Inácio manifestou uma intenção sobre a qual já vinha falando com auxiliares em privado.
A declaração, feita no mesmo dia em que Dona Dilma começou a ser "emancipada" na propaganda de televisão, reflete a ideia de Luiz Inácio de se tornar uma espécie de "articulador político informal" em caso de vitória de sua candidata, um elemento aglutinador de partidos da base aliada em torno de questões espinhosas, como a reforma política.
E ele ainda se queixa, a cada vez que o FHC dá pitacos.
FARINHAS, DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ
Ontem, no debate Folha/UOL, Tia Marina Silva Clorofila Malafaia passou por cima da pergunta sobre a quem pretende dar seu apoio se a disputa entre Dona Dilma e Serra Nomuro chegar ao segundo turno.
Só que o PV - partido ao qual se filiou para concorrer à Presidência - não tem a menor intenção de ficar fora do próximo governo, seja ele qual for.
Se confirmado o favoritismo de Dona Dilma, o movimento de adesão seria ainda mais "natural", já que o partido já participa do governo Luiz Inácio.
Diante da candidatura de Tia Marina, o ministro Juca Ferreira (Cultura) apenas se licenciou da sigla e ficou no cargo.
Depois, o povo fica bravo quando eu falo que é tudo farinha do mesmo saco.
É SÓ IMAGEM
E por falar em Tia Marina, o que são seus programas de TV?
Uma sequência de imagens da natureza, com um "oi" da candidata ao final.
Já na estreia, o programa ganhou das campanhas adversárias o apelido de "Discovery Channel".
SONÍFERO
A tucanada de SP produziu DVD com trechos de discursos de Serra Nomuro e Geraldo TFP Alckmin, a ser distribuído aos 85 diretórios zonais e 572 diretórios municipais da sigla.
Eu quero ganhar um.
Será uma despesa a menos que eu vou ter no mês, deixando de comprar remédio pra dormir.
CANDIDATO EM CAPÍTULOS
Com menos de um minuto e meio de tempo de TV, Paulo Skaf - candidato do PSB ao governo de SP, e que tem a campanha assinada por Duda Mendonça - adota a prática de remeter o telespectador para uma "continuação" do programa eleitoral na internet, onde promete entrar ao vivo no site para responder perguntas.
Outro bom substituto ao sonífero.
RENEGANDO O PASSADO
O PC do B entrou na Justiça para tentar retirar do YouTube um vídeo em que Netinho - aquele! - candidato ao Senado por SP, aparece cantando um de seus sucessos, dublado em versão cuja letra prega agressão às mulheres.
O tema é uma mancha do tamanho do vazamento do golfo do México na biografia do candidato, e já o levou a pedir desculpas públicas.
O caso do vídeo azedou ainda mais a complicada relação entre as campanhas de Netinho e de sua companheira de chapa, Dona Marta.
Um dos coordenadores da petista repassou o link a dezenas de pessoas.
Sem jeito, Marta ligou para Netinho, pedindo desculpas.
Os dois se merecem.
SUFOCANDO A PF
Delegados estranham a passividade com que a cúpula da Polícia Federal recebeu a ordem do governo para enxugar o orçamento deste ano.
Argumentam que a asfixia financeira é, na verdade, um modo de controlar a conta-gotas as operações de inteligência e evitar surpresas incômodas ao Planalto.
A PF, vale lembrar, teve papel importante na eleição de 2006, ao desbaratar a tentativa dos "aloprados" do PT de comprar e divulgar papéis falsos contra Serra Nomuro.
Agora estão bloqueadas, por prazo indefinido, verbas para operações em todo o país.
Em São Paulo, falta dinheiro até para gasolina.
Nem Stalin faria melhor.
FRASES
"Vejo o risco de "efeito Tiririca". O voto na legenda rebocará os candidatos coligados".
DE PAULO TEIXEIRA (PT-SP), referindo-se à hipótese de o humorista, que disputa vaga na Câmara pelo PR, ser beneficiado pela estratégia petista de não exibir seus candidatos a deputado na TV, apenas pregando voto no número 13.
*****
"Ele só pode estar se referindo àqueles que aprovaram a emenda da reeleição de FHC".
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ) em resposta a José Serra, que, resgatando antiga frase de Lula, negou ser como aqueles que dizem que o Congresso tem "300 picaretas"; estes estariam "todos com a outra candidata".
*****
"O inchaço da máquina se dá desde o primeiro dia deste governo. O presidente criou um Estado para abrigar apadrinhados."
DO PRESIDENTE DO PPS, Roberto Freire (SP), sobre o aumento no número de funcionários contratados sem concurso público ao longo dos mandatos de Lula.
*****
"Só pode ser desespero. Como Serra pode prometer a construção de 400 km de metrô no Brasil se, em quatro anos, conseguiu fazer apenas 5 km em São Paulo?"
DE CÂNDIDO VACCAREZZA (PT-SP), líder do governo na Câmara, criticando promessa feita pelo candidato tucano à Presidência da República.
*****
"O debate da Band inaugurou a "era dos nanicões': Mercadante, Russomano e Skaf fazendo tabelinha para atacar Alckmin".
DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), sobre a atuação dos adversários do tucano no programa realizado na noite de quinta-feira.
*****
HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR
Ao final de reunião com a direção da Petrobras, na última segunda, Luiz Inácio já se levantava quando o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, lembrou à diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster:
-Você não vai entregar o presente a ele?
Ela então se dirigiu ao presidente com uma obra comemorativa produzida pela empresa, e o presidente, diante da cena, lembrou-se de que tinha algo a contar:
-Sabe aquele macacão que eu ganhei de vocês, com as marcas das mãos da Dilma e de todo mundo sujas de petróleo? Pois é... O pessoal da lavanderia do palácio pegou. Sobraram só uns borrões....
*****
ATÉ QUINTA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário