quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PRIMEIRO DEBATE COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA, HOJE NA BAND

Dona Dilma (PT), Serra Nomuro (PSDB), Tia Marina Silva Clorofila Malafaia (PV) e Plínio de Arruda Cavaleiro da Esperança Sampaio (PSOL), encontram-se pela primeira vez hoje, para apresentar e debater propostas de governo no tradicional debate promovido pela TV Bandeirantes, com transmissão ao vivo às 22h.

Segundo a última pesquisa Ibope - usada como critério pela emissora para convidar os candidatos - Dilma apareceu em primeiro lugar, com 39%,
Serra ficou em segundo, com cinco pontos percentuais a menos, Marina Silva tem o apoio de 7% do eleitorado, e Plínio foi o quarto colocado, com menos de 2%.

O debate na Band será a primeira prova de fogo da campanha de Dilma, candidata que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cujo governo foi responsável, em períodos diferentes, pelos ministérios da Casa Civil e de Minas e Energia.

O ponto fraco da presidenciável é o fato de ela nunca ter disputado uma eleição, ao contrário de Serra, que já foi governador, prefeito, deputado e senador, além de ter concorrido à Presidência uma vez.

No entanto, o PT confia que a falta de experiência de sua candidata será compensada pelo amplo apoio popular a Lula.
Em sete anos como presidente, ele tem o respaldo de cerca de 80% da população, de acordo com pesquisas.

Marina Silva, por sua vez, tem experiência como ministra do Meio Ambiente de Lula até maio de 2008, quando renunciou devido a divergências com o governo em relação a projetos de desenvolvimento na Amazônia.

No ano passado, ela também renunciou a 30 anos de militância política no PT para se filiar ao PV e concorrer à Presidência.

Plínio participou da fundação do PT em 1980 junto com Lula, e deixou o partido em 2005, em protesto aos graves escândalos de corrupção envolvendo figuras importantes da própria legenda e do governo.
Desde então, tornou-se forte crítico de Lula e, por extensão, de Dilma, a que acusa de ter "traído" os ideais socialistas que nortearam os fundadores do PT.

Eles estarão frente a frente para responder e fazer perguntas ao longo dos cinco blocos do debate, que terá duração prevista de duas horas.

Uma das principais novidades desta edição é que a primeira pergunta do debate será sobre o tema que mais preocupa os internautas do eBand.
Ela será respondida pelos candidatos por ordem de sorteio.

Outra inovação do confronto entre os presidenciáveis é a ampliação do tempo destinado às respostas dos candidatos.
Até o ano passado, cada um tinha um minuto para responder às perguntas de seus adversários e dos jornalistas.
Agora, serão dois minutos.

Segundo Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes, a alteração das regras dá aos concorrentes maior possibilidade de expor suas propostas.
“Esse debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, por isso terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores”.

Na primeira etapa do debate, a pergunta terá no máximo um minuto e as respostas, dois minutos.
Em seguida, candidato pergunta para candidato: as perguntas serão de 30 segundos e respostas, de dois minutos.
Os candidatos terão ainda direito a réplica, de um minuto, e tréplica também com um minuto.

No segundo e no terceiro blocos, a regra é a mesma: a primeira questão será feita pela produção da Band e, depois, os candidatos fazem perguntas uns para os outros.

Os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting perguntarão aos candidatos, e o debate será mediado pelo âncora do "Jornal da Band", Ricardo Boechat.
As perguntas terão 30 segundos, e as respostas, dois minutos.
Os candidatos ainda terão direito a réplicas e tréplicas de um minuto cada.

Na quarta parte, jornalistas da emissora farão questões aos participantes, indicando quem comentará a resposta.
As questões terão 30 segundos; as respostas, dois minutos e os comentários, um minuto.
Haverá ainda réplica de um minuto, e vale observar que todos os candidatos serão perguntados e comentarão.

No último bloco, os candidatos terão dois minutos e meio para fazer as suas considerações finais, seguindo a ordem inversa do primeiro bloco.

Em caso de segundo turno, a Band promoverá um debate entre os dois presidenciáveis que ainda estiverem na disputa no dia 10 de outubro.

A Band informou que credenciou 170 profissionais de imprensa do Brasil e do exterior.

Durante a campanha estão previstos outros três debates organizados por emissoras de televisão:
"RedeTV" (12 de setembro), "Record" (28 de agosto) e "Globo" (30 de agosto).

Além disso, Dilma, Serra e Marina ainda devem debater em 18 de agosto num evento promovido pelo portal UOL e o jornal "Folha de S.Paulo".

Eu acredito que debates são a melhor forma dos eleitores conhecerem os candidatos, sem os artifícios e efeitos especiais que a marquetagem coloca nos programas do horário político gratuito, e servem justamente para que os eleitores criem consiência democrática para votarem corretamente.

Apesar de a Globo exibir no mesmo horário o jogaço Inter X São Paulo pela Copa Libertadores, acredito que os brasileiros que se preocupam realmente com os destinos do nosso país, optarão pela tela da Band.

Foto: Band/Divulgação
Pessoal prepara o cenário no estúdio da Band para o debate de hoje


PRIMEIRO DEBATE COM OS PRESIDENCIÁVEIS
Onde:
Band (Tv aberta), BandAM e BandNews FM (rádios), Bandnews (Tv por assinatura) e e.Band (net)
Horário:
22h.
COTAÇÃO DO KLAU:
Fonte: e.Band, UOL e Folha de S.Paulo
Redação Final: Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário