Uma busca na net comprova: qualquer um pode, com poucos cliques, receber em casa um pacote com DVDs das principais novelas e minisséries da TV.
Os colecionadores ganharam agora uma alternativa muito interessante, com o lançamento de uma versão compactada de "Roque Santeiro" (1985), em caixa oficial da Globo Marcas.
Na comemoração de 25 anos da trama, a novela teve as quase 170 horas de seus 209 capítulos reeditados para aproximadamente 50 horas, distribuídas em 16 DVDs.
Ganhou comentários do triângulo amoroso central - formado por Regina Duarte - a viúva Porcina, José Wilker - o Roque, e Lima Duarte - o coronel Sinhozinho Malta - e final alternativo, em que Porcina termina com Roque.
Divulgação/Globo
Porcina (Regina Duarte) com Roberto Mathias (Fábio Jr.) em cena de "Roque Santeiro"
"Trabalhamos na colorização, e precisamos recuperar algumas imagens pelos danos sofridos por conta do tempo. Foi minucioso", diz José Luiz Batolo, diretor da divisão de licenciamento da Globo, por e-mail, sobre o trabalho que levou um ano para ficar pronto.
Segundo ele, além do aniversário do folhetim, a boa aceitação de outros produtos, como séries em caixas - as já famosas "boxes" das séries americanas - incentivou o trabalho.
"Vamos lançar outras novelas em DVD, mas ainda estamos estudando. Temos um acervo maravilhoso, de produções mais antigas, como 'Irmãos Coragem' (1970), e mais recentes, como 'Caminho das Índias' (2009), que podem ser lançadas."
Gravações amadoras de ambos os títulos citados por ele estão entre os mais vendidos pelos piratas, em sites como o Mercado Livre.
Outros campeões de vendas são produções como "Rainha da Sucata" (1990) - em 70 discos - ou "Que Rei Sou Eu?" (1989) - em mais de cem.
O mesmo "Roque" é ofertado em 50 discos.
"Qualquer ação que minimize a pirataria é positiva. O foco do projeto é levar aos fãs de novela um conteúdo de qualidade, oficial, seguindo o mesmo padrão que é referência mundial na nossa forma de fazer dramaturgia."
*****
A Globo finalmente cedeu , e os telespectadores tem agora uma de suas melhores obras - a novela "Roque Santeiro", em imagens e som de ótima qualidade.
Nunca fui muito de comprar mídia visual pirata.
Acredito que um filme, uma série ou uma novela copiados e recopiados aos milhares subtraem toda a magia de uma obra.
É um céu menos azul, é um close mais borrado, uma cena de perseguição mutilada para caber no DVD regravável, e por aí vai.
A Globo Marcas tem abastecido o mercado regularmente com as séries e minisséries que, acabada a veiculação na TV, já aparecem em DVDs oficiais.
Faltavam as novelas, e a escolha de "Roque Santeiro" - baseada em texto para teatro de Dias Gomes, de "O Bem Amado" - não podia ser melhor.
Pouca gente se lembra, mas a Globo chegou a produzir uma outra versão, anterior a esta, que foi ao ar em 1985.
Dez anos antes, e com mais de vinte capítulos já gravados - com Beth Faria no papel de Porcina, e Francisco Cuoco como Roque - a emissora foi obrigada, no dia da estréia, 27 de agosto, a cancelar a exibição.
Eram os anos de ditadura militar, e a Censura vetou a obra em sua totalidade.
A Globo entrou então com um resumo da novela "Selva de Pedra" (1972) - de Janete Clair - e convocou a Mesma Janete - mulher de Dias Gomes - para escrever uma história onde fossem aproveitados todo o elenco, cenários, figurinos e equipe da novela censurada.
Nasceu aí a novela "Pecado Capital" (1975), a primeira novela em cores das oito, um estrondoso sucesso que os fãs de Cuoco e de Beth Faria - os inesquecíveis Carlão e Lucinha - pedem agora que seja a próxima obra a virar DVD.
E que venham outras!
"ROQUE SANTEIRO"
O que é: Versão compactada em 16 DVDs, digitalizada e remasterizada da novela exibida em 1985
DISTRIBUIDORA: Globo Marcas
QUANTO: R$ 249,90, muitíssimo bem gastos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário