quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BISCATES EM DESFILE!

O sindicalismo bancário loteando o Banco do Brasil; fichas sujas repassam seus currais eleitorais para os filhos; a tucanada se queixa da falta de grana das doações para a campanha; Dona Dilma esconde o vice; do que o Zé Dirceu tem medo...

Essas, e muitas outras, no resumo semanal de notícias da Política, sempre com muito humor.

Leia:

BANCO DO BRASIL: GUERRA INTERNA

O governo não se convenceu de que a guerra interna no Banco do Brasil chegou ao fim.

O dossiê produzido para fragilizar o ministro Guido Mantega (Fazenda) não foi o único a circular no primeiro escalão do BB, com o objetivo de interferir na sucessão da Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários.

O Planalto soube da existência de papéis com acusações contra pessoas próximas de Luiz Inácio e, por isso, crescem os defensores de uma intervenção que pacifique ou reacomode as alas do "petismo bancário".

No tiroteio, o cacife de Aldemir Bendine para permanecer à frente do BB em caso de vitória de Dona Dilma sumiu.

Escolhido para assumir a Previ justamente pela imagem de "independente", o ex-vice-presidente do BB Ricardo Flores é nome cotado para a presidência do banco num governo de Dona Dilma.

A passagem pelo fundo de pensão até o final do ano serviria como quarentena e, ao mesmo tempo, "teste de fidelidade".


E ELA DISSE QUE NÃO TEM TUTOR!

Convencido de que conseguirá eleger Dona Dilma, Luiz Inácio tem dito a auxiliares que pretende discutir com sua candidata as indicações mais importantes em aberto no plano federal, pois elas terão mais impacto no futuro governo do que no atual.
Além do substituto de Eros Grau no STF, está na lista a definição de nomes para agências como Anvisa (saúde), ANP (petróleo) e Anatel (telecomunicações).
O presidente quer evitar novas disputas entre aliados em plena campanha eleitoral, e por isso, tudo o que puder esperar será resolvido apenas depois do fechamento das urnas.

PAINHO

Dona Dilma estava saindo da Band, após o debate, quando recebeu telefonema de Luiz Inácio elogiando seu desempenho.
"Aprendi com o senhor", disse ela, que após desligar avisou à primeira-dama, Marisa Letícia:
"O chefe ligou"!

FICHA SUJA - E GENÉTICA

Por todo Brasil candidatos com medo de perder o registro estão escalando parentes, principalmente seus filhos, para substituí-los nas urnas.
Donos de um bom espólio eleitoral, os "ficha suja" consideram fácil transferir votos aos parentes, que em muitos casos levam seu nome e sobre os quais conservarão total influência.
No Maranhão, o deputado Fufuca Dantas (PMDB) deu lugar ao filho, André Fufuca, 21 anos.
"Fufuquinha" disputará uma vaga de deputado estadual.
OLHO NELES!

CADÊ A GRANA?

Embora a tucanada diga que não há escassez de recursos para a campanha de Serra Nomuro - mesmo com a Dona Dilma arrecadando o triplo - eles admitem dificuldades para atrair financiadores nos Estados onde a disputa se dá contra quem está no poder.
A demanda por recursos vindos da campanha nacional está por trás de boa parte das queixas de "falta de atenção" formuladas por candidatos de siglas aliadas e do próprio PSDB.
Mais do que divergências políticas, seria essa a explicação para a artilharia do presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), sobre Nomuro.


TIM-TIM!

Com um festão para receber Luiz Inácio amanhã em Santo Antônio e Jirau, Odebrecht e Camargo Corrêa, responsáveis, cada uma, por uma das duas hidrelétricas em construção no rio Madeira (RN), querem é comemorar, na verdade, o iminente anúncio de que serão contratadas, juntamente com a Andrade Gutierrez, para erguer também Belo Monte, no Pará.
Em abril passado, as duas empreiteiras desistiram de disputar a concessão da usina por discordarem do preço definido pelo governo.
O consórcio Norte Energia, montado na última hora sob patrocínio do Planalto - e vitorioso no leilão - ainda reclama nos bastidores, mas sabe que não terá como driblar as grandes.

ESCONDENDO O VICE

Até ontem, o vice na chapa de Dona Dilma, Michel Temer, não tinha sido chamado para gravar participação na propaganda de TV - no ar a partir de terça.
Peemedebistas foram avisados de que o foco dos primeiros programas será a associação entre as imagens de Luiz Inácio e Dona Dilma.

DEBATE COM GOVERNÁVEIS

Hoje tem debate na Band, entre os candidatos ao governo de São Paulo.

LUIZ INÁCIO DÁ PAULADA EM MINISTRO

O presidente aproveitou a reunião ministerial de terça para cobrar de José Gomes Temporão (Saúde) o cronograma de implementação das 500 Unidades de Pronto Atendimento prometidas pelo governo até o fim de 2010, avisando que Erenice Guerra (Casa Civil) vai acompanhar o desenrolar do projeto.
Na mesma reunião, Carlos Eduardo Gabas (Previdência Social) reclamou da greve de médicos-peritos do INSS: "Nós precisamos resolver isso".
Luiz Inácio foi rápido no gatilho: "Nós quem? O ministro é você!".

GARGALOS DA ECONOMIA

Uma equipe da campanha de Serra Nomuro gravou na última terça feira cenas do programa eleitoral no Porto de Paranaguá (PR), onde há filas de caminhões.
No debate da Band, o tucano apontou falta de investimento no setor.

CASA DE FERREIRO

Tia Marina Silva Clorofila Malafaia não vai ao Acre - sua base eleitoral - desde o início da fase oficial da campanha.
Na última pesquisa Ibope, a candidata está atrás de Serra Nomuro no Estado.

ERA DOS DINOS CHEGA AO FIM NO SENADO

A própria oposição admite que o ex-vice-presidente Marco Maciel (DEM), embora ainda um pouco à frente de Armando Monteiro Neto (PTB) nas pesquisas para o Senado por Pernambuco, corre sério risco de não se reeleger.
O mesmo acontece em SP, com o Senador Romeu Tuma, também do DEM.
Dois dinossauros fora do senado? Muito bom!

O MEDO DO ZÉ

Para Zé Dirceu - aquele! - o palpite de que Paulo Bernardo lidera as apostas para a Casa Civil num eventual governo Dona Dilma, tão falado pelo ex-ministro em conversas recentes, é menos informação do que reflexo de sua preocupação - e medo - maior: evitar que Antonio Palocci venha a ocupar esse posto.
Eles que são bandidos, que se entendam!

HERANÇA MALDITA

Com a saída de Eros Grau do STF, o novo revisor do processo do mensalão será Ricardo Lewandowski.
Agora sim, espero ver ainda nessa vida algum tipo de punição para essa "quadrilha" - como os mensaleiros tipo Roberto Jefferson foram chamados pelo Procurador Geral da República.

COMPROVADO: RELIGIÃO FAZ MAL À SAÚDE

A um sobrinho que o visitou recentemente, d. Paulo Evaristo Arns disse que Serra Nomuro "é o homem mais preparado de toda a história do Brasil para assumir a Presidência da República".
É a comprovação de que, realmente, religião faz mal à saúde.

<><><><><>

FRASES


"Hélio Costa precisa é explicar como os Correios chegaram à atual situação. O ministro das Comunicações era ele".
DO DEPUTADO NÁRCIO RODRIGUES (PSDB-MG), em resposta ao candidato do PMDB ao governo de Minas, que atribuiu a atual crise nos Correios à distribuição de franquias no governo FHC.
*****
"Serra tratou o Congresso como a música do Chico Buarque: 'Se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim'".
DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL (PT-MT), comentando declaração do candidato tucano, que, em reunião com empresários para falar sobre seus planos de governo, disse que o Congresso "você leva com emendas".
*****
"Agora está explicado de onde vem tanto dinheiro para fazer campanha. Com os fundos de pensão na mão fica fácil".
DO SENADOR ACM JR. (DEM-BA), sobre relato de um ex-diretor da Previ segundo o qual o PT infiltrou conselheiros em empresas nas quais o fundo tem participação para influenciar nas doações a campanhas do partido.
*****
"Vou arranjar uma passagem para o Plínio conhecer o "ecossocialismo" em Chernobyl."
DO VEREADOR ALFREDO SIRKIS, presidente do PV do Rio de Janeiro, sobre o candidato à Presidência Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que chamou a adversária Marina Silva de "ecocapitalista" no debate da Band.

<><><><><>

HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR

Em campanha para se eleger deputado federal por São Paulo - para onde transferiu o domicílio eleitoral - o pernambucano Roberto Freire, presidente do PPS, visitou o município de Marília.
Durante caminhada, um comerciante o convidou a visitar sua loja:
-Pode ser, vamos marcar- disse o candidato.
Só que um assessor resolveu perguntar:
-Quantos funcionários o senhor tem?
E o comerciante:
- 350.
O assessor nem piscou:
-Já está marcado. Ele vai sim!

<><><><><>

ATÉ QUINTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário