terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ROBÔS INESQUECÍVEIS DA FICÇÃO!


Pessoal:

Desde que eu postei a cena do filme "Metrópolis" - em que a operária Maria é transformada em um robô - vários de vocês pediram uma postagem sobre os robôs da ficção - alguns até mandaram sugestões.

A robô malvada que assumiu a forma de Maria, em "Metrópolis" foi a primeira andróide da ficção!

Algumas dessa máquinas maravilhosas - e que na maioria das vezes interpretavam melhor que os atores que com elas contracenavam - você irá rever agora.

Lógico, a maioria é japonesa. Se eles são ótimos em fazer robôs de verdade, imagine na ficção!

Veja:

Sempre prestativa, a robô-empregada Rosie era praticamente um membro da família do desenhos "Jetsons", e era responsável por muitas das trapalhadas no apartamento de George e família!

O molde dela era uma menina de verdade, e a protagonista do seriado "Super Vicky" era uma gatinha aparentemente frágil, mas que tinha grande força.

Muitos se lembraram de citar para essa postagem do Optimus Prime, principal robô do desenho "Transformers", e que recentemente ganhou dois filmes para os cinemas.

Dos estúdios Pixar, Wall-E é o herói de um desenho que trata do futuro ambiental do planeta Terra. E quem resiste a esses olhinhos?


Criado pelo japonês Osamu Tezuka, Astro Boy é um garoto poderoso que defende o planeta Terra.
O filme - a mais nova versão desse simpático robozinho - ainda está em cartaz aqui em Sampa, e é muito legal!

Esse é dos meus! A-DO-RO! Dono de um humor ácido, Bender traz personalidade ao desenho "Futurama", do mesmo criador dos "Simpsons".

George Lucas - criador da saga "Star Wars" - diz que ele é 'cauteloso'. Pra mim, ele é o maior cagão de lata de todos os tempos! Dono de um imenso carisma, o andróide C-3PO é um dos personagens mais queridos da saga que conta a vida de Darth Vader, ele próprio meio humano, meio máquina.

Jaspion enfrentava os monstros gigantes de Satan Goss com o auxílio do gigante guerreiro Daileon, que era invocado pelo herói com toda pompa e circunstância!
E a música de abertura desse seriado japa está no subconsciente da maioria das crianças brasileiras, que hoje tem por volta de 30, 35 anos!

Haley Joel Osment vinha do megassussesso "O Sexto Sentido", quando foi convidado por Steven Spielberg para interpretar David, um andróide que achava que era menino de verdade em "A.I. - Inteligência Artificial".
O filme foi o último que o gênio Stanley Kubrick idealizou e não realizou - morreu antes. Spielberg fez um filme sombrio e muito confuso. Vale pela interpretação impressionante de Osment, que depois sumiu.


Conheci essa pequena obra prima, numa manhã de sábado no SBT. Fiquei tão encantado com o desenho, que fui atrás até encontrar o dvd! "O Gigante de Ferro" narra curiosa amizade entre um garoto e um robô gigante, e foi dirigido por Brad Bird, que hoje trabalha na Pixar. Se você ainda não viu, veja - vale muito a pena!

Robin Williams interpretou Andrew, um robô que desejava amar e se tornar um ser humano comum em "O Homem Bicentenário". Acho esse filme chatérrimo, em parte pela presença de Williams, ator que eu, pessoalmente, nunca gostei.

Apesar de ser apenas uma máquina, a garota-robô Jeane faz muito sucesso entre os meninos da escola. É um dos atuais desenhos preferidos da mulekada!

Johnny Five é um ingênuo robô, e os bandidos tentam se aproveitar disso para se dar bem no filme "Um Robô em Curto Circuito". Um grande sucesso dos 80 que merecia uma continuação à altura.

O herói azul Mega Man estrelou dezenas de jogos e é mascote da Capcom, produtora japonesa de games.
Mais uma contribuição - das boas! - dos japas para a cultura mundial!

Quando o inimigo era difícil demais, os Power Rangers originais uniam seus robôs e formavam o gigante Megazord. As novas versões dos heróis não tem um décimo do charme do original.

Dentre os muitos inimigos que o gigante Godzilla enfrenta está o Mechagodzilla, versão robótica dele mesmo!

Era pau dos bons!

Só C-3PO consegue entender os barulhinhos de R2-D2, mas mesmo assim ele é um dos personagens mais engraçados de "Star Wars". A dupla que ele faz com o andróide dourado é uma das melhores do cinema, comparável por muitos a outras duplas clássicas, como o Gordo e o Magro.

Rodney Lataria é o herói de "Robôs", desenho animado em 3D da Dreamworks dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha - o mesmo da trilogia "A Era do Gêlo". O estilo retrô do personagem e do filme é uma grande sacada do Saldanha, sempre um craque!

Por meio de um relógio de pulso - imitação de quando o Jimmy Olsen chamava o Superman - o Robô Gigante era convocado para defender o planeta de quem o ameaçasse. As lutas tinham uma coreografia muito boa!

Esse é o meu favorito! Ficou conhecido no subconsciente de quem tem 40 anos ou mais, simplesmente como Robô, mas logo no episódio piloto de "Lost In Space", a gente ficava sabendo que seu nome era "Unidade Robótica de Pesquisa - modelo B9". A partir do segundo ano do seriado - que teve três - roubou a cena com o Dr. Smith de Jonathan Harris e o Will de Billy Mummy, porquê foi ficando cada vez mais engraçado e sarcástico, e porisso, mais humano. É uma das melhores lembranças de minha infância. Felizmente, consegui guardar daqueles paleozóicos tempos um exemplar de brinquedo desse robô, que vive gritando em inglês:"Perigo Will Robinson, Perigo!", com a voz do seu intérprete, Bob May...

Nenhum comentário:

Postar um comentário