sábado, 20 de fevereiro de 2010

FESTIVAL DE BERLIM: ÚLTIMO DIA DE COMPETIÇÕES


Diretor francês de "Mammuth" critica seleção de filmes com formato "americano" em Berlim
Exibido na sexta - último dia para exibição dos filmes que concorrem ao Urso de Ouro - o francês "Mammuth", com Gerard Depardieu, causou muito estranhamento na Berlinale. Rodado em vários formatos, inclusive Super-8, o filme é um road movie nostálgico, no qual Depardieu faz o papel de um operário aposentado que cai na estrada em busca de testemunhos de ex-patrões e colegas para completar o processo da aposentadoria. E, ao longo do caminho, passa em revista a sua trajetória.
Dirigido pela dupla francesa Benoît Delépine e Gustave Kervern, o filme traz também a participação especial de Isabelle Adjani, no papel de uma figura do passado que assombra o personagem de Depardieu durante toda a sua jornada.

Segundo Delépine, eles escreveram o papel para o ator francês, que não demorou a aceitar. Com Adjani, a história foi diferente. "Imaginamos que ela seria uma boa escolha, conseguimos o número do telefone dela e deixamos um recado em sua secretária eletrônica", contou ele durante a entrevista da dupla com jornalistas de vários países. "Ela passou a se interessar pelo projeto quando participou de um programa de televisão e o apresentador lhe perguntou se ia fazer parte do elenco do novo filme de Delépine e Kervern."

Na mesma entrevista, realizada antes da cerimônia de premiação, Kervern estava mais disposto a fazer uma crítica à organização do festival e à seleção de filmes narrativos convencionais. "Sei que não vamos ganhar nada", antecipou o cineasta. "Mas tenho que dizer que estou profundamente decepcionado com essa seleção. São filmes 'americanos', sem experimentação, sem invenção, sem nada."

O inconformado diretor Francês Gustave Kervern

Kervern citou especificamente o filme de Polanski, e o romeno, "If I Want To Whistle, I Whistle", de Florin Serban, quando se referia a uma prevalência de "filmes americanos". "Eu sou fã dos filmes romenos, mas é absurdo que tenham selecionado um filme burguês com uma visão tão estereotipada.
São os franceses, sempre esperneando quando não são candidatos a nada...

******
Documentários de brasileiros ganham prêmio de público na mostra Panorama

O prêmio de público da mostra Panorama, organizado por veículos de comunicação da capital alemã e pela organização da seção, foi para o documentário "Lixo Extraordinário", da inglesa Lucy Walker, com co-direção dos brasileiros João Jardim e Karen Harley, sobre o trabalho de Vik Muniz com os catadores de material reciclado do jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Cena de "Lixo Extraordinário"

O segundo lugar ficou com outro documentário brasileiro, "Budrus", dirigido pela brasileira Julia Bacha. O filme acompanha um líder comunitário da cidade da Cisjordânia na organização de manifestações não violentas contra a construção do Muro de Segurança por parte de Israel em território palestino. O terceiro lugar ficou com o filme suíço "Daniel Schmid - Le Chat Qui Pense", de Pascal Hofmann e Benny Jaberg.

Cena de "Budrus"

O prêmio de público da mostra Panorama é concedido desde 1999. O público do festival vota após a sessão ou por meio do site nos filmes da seleção. Mais de 22 mil votos foram apurados. Este ano, 54 filmes foram exibidos, dos quais 20 foram documentários. Segundo a organização, este ano os documentários foram muito populares.

******
Filme colombiano ganha prêmio da crítica

O filme colombiano "El vuelco del cangrejo", de Oscar Ruiz Navia, ganhou o prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci) na mostra Fórum .

Ao receber o prêmio na noite de sexta-feira, Ruiz Navia, 27 anos, dedicou o mesmo ao povo de La Barra, uma comunidade de pescadores, onde filmou "El vuelco del cangrejo". O filme colombiano conta a história de um homem, Daniel, que chega a La Barra, em Buenaventura, às margens do Pacífico, em busca de uma forma de deixar o país.

******
Na próximas - e duas últimas - postagens sobre o Festival de Berlim 2010, você vai acompanhar a cerimônia de premiação, a relação dos ganhadores dos Ursos e outros prêmios, e uma postagem especial com uma SELEÇÃO DE FOTOS do pessoal que passou pela capital da Alemanha durante esses dez dias.
E, claro, mais fotos da histórica exibição de "Metrópolis" no Portão de Brandemburgo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário